quinta-feira, 28 de abril de 2016

Pessoas ficam mais generosas diante da imensão dos cosmos

Temor da grandiosidade faz homem valorizar a vida
Quem observa as estrelas e a imensidão dos cosmos acaba tomando consciência de sua insignificância e a do próprio planeta Terra (que é menos de um grão de areia em relação às galáxias), mas ao mesmo tempo percebe a importância da vida humana, passando, em consequência, ter mais respeito pelos outros.

Professor Piff
coordenou
o estudo
 
Essa é a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Berkeley e da Universidade da Califórnia, ambos nos Estados Unidos.

Paul Piff (foto), professor de psicologia e comportamento social e um dos responsáveis pela pesquisa, disse que o leva as pessoas a valorizar a vida humana, no sentindo de preservá-la, é o temor que sentem da imprevisibilidade dos cosmos, que mantém a Terra sempre em risco de extinção.

O estudo inclui uma pesquisa feita com pessoas que foram expostas a circunstâncias que lhe causassem temor. Verificou-se que as pessoas que mais tiveram medo se mostraram, depois, mais generosas com outros.

Entre as tais circunstâncias estavam, em vídeo, imagens do universo e de acidentes naturais na Terra.

Piff afirmou que as pessoas se sentiram, relativamente, insignificantes, mas tiveram a sensação de que havia algo nelas de grandioso e poderoso, a vida.

Com informação do Eurekalert! e outras fontes.






Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...