Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sábado, 26 de março de 2016

Estudo confirma que ateus são mais inteligentes que religiosos

Religiosos seriam mais sociáveis e ateus mais analíticos
Um novo estudo confirmou que os ateus são mais inteligentes que os religiosos por terem atividades cerebrais mais analíticas. 

O que o estudo publicado no site Plos One revela de novo, em relação a outros já divulgados, é que os religiosos, na comparação com os ateus, são mais empáticos e sociáveis.

De acordo com o americano Tony Jack, da Universidade Case Western e coordenador do estudo, há duas “redes” em funcionamento e em constante tensão no cérebro humano: uma voltada para o pensamento analítico e outra com viés mais social e moral.

Assim, quando se trata do cérebro de um religioso, há a prevalência da rede responsável pela empatia, ficando, portanto, em segundo plano, o modo analítico.

Como outros estudos com o mesmo objetivo, esse tem causado polêmica, porque, de maneira geral, religiosos não aceitam que são menos inteligentes em relação aos ateus, e estes não acreditam que são moralmente inferiores aos crentes.

De qualquer forma, de acordo com um colaborador de Jack, professor Richard Boyatzis, o estudo é uma contribuição para que haja mais razão e equilíbrio nas discussões que envolvem ciência e religião.

Com informação do Plos One e de outras fontes.








Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...