Pular para o conteúdo principal

Papa irrita Merkel ao comparar Europa com 'uma mulher estéril'

do Jornal de Notícias
de Portugal 

A chanceler alemã Angela Merkel (foto) ficou irritada com o papa Francisco por ele ter comparado a Europa a "uma mulher estéril". A informação é do próprio papa.

Chanceler alemã
chamou a atenção
de Francisco
"[Ela] chamou-me para me dizer que estava zangada porque tinha comparado a Europa com uma mulher estéril, incapaz de ter filhos", explicou esta semana Francisco ao jornal italiano Corriere della Sera.

"Perguntou-me se de verdade eu pensava que a Europa não podia ter filhos e eu respondi que sim, que a Europa poderia tê-los ainda porque tem raízes sólidas e profundas, porque teve e pode ter um papel fundamental e porque nos momentos mais obscuros demonstrou sempre ter recursos", afirmou Francisco.

No discurso polêmico, proferido no Parlamento Europeu em 2014, o papa mencionou Sara, mulher de Abraão, que era velha e não podia ter filhos, mas que por milagre conseguiu ter um aos 90 anos, aludindo desta forma ao problema da baixa de natalidade. Em fevereiro de 2015, quando se encontrou com Merkel, esta lembrou-lhe as suas declarações e o criticou.

Ao diário italiano, Francisco pediu ainda à Europa para ser inteligente a lidar com o terrorismo e com o problema dos refugiados.

Sublinhou que a "Europa deve e pode mudar e deve e pode reformar-se. Se não é capaz de ajudar economicamente os países de onde procedem os refugiados, então tem de enfrentar o problema de como responder a este grande desafio que é em primeiro lugar humanitário".

Bergoglio disse que gostava que um dia a "Europa sorrisse aos imigrantes". E lembrou grande figuras que fizeram a diferença após a Segunda Guerra Mundial: o chanceler alemão Konrad Adenauer, o ministro francês Robert Schuman ou o italiano Alice De Gasperi.





Papa afirma que dá murro em quem falar mal da mãe dele

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas