Pular para o conteúdo principal

Crer em deuses oniscientes é adaptação biológica, diz autor

por Hélio Schwartsman
para Folha

A religião vai acabar? A resposta é "provavelmente não". Embora Deus esteja no fundo do poço na Europa, particularmente nos países do norte, onde a frequência a igrejas e a crença em entidades sobrenaturais só despencam, o ser humano vem de fábrica com uma série de vieses cognitivos que praticamente imploram para que sejamos religiosos. Essa é a tese do biólogo evolucionista e cientista político Dominic Johnson, de Oxford.

Biólogo defende a tese
de que o medo de Deus
nos faz humano
Em seu God Is Watching You: How the Fear of God Makes Us Human ("Deus está de olho em você: como o medo de Deus nos faz humanos"), Johnson busca mostrar que religiões, em especial as que postulam a existência de seres mágicos que tudo veem e punem severamente nossos desvios, são uma adaptação biológica. Aqui, o autor se opõe a ateus mais militantes, como Richard Dawkins, para quem a religião é só um efeito adverso de módulos mentais que evoluíram para outras finalidades.

O ponto central de Johnson é que o egoísmo calculado, isto é, a estratégia de sempre tentar tirar vantagem do grupo quando ninguém está olhando, funciona muito bem para mamíferos sociais. Nós nos valemos bastante dela até que desenvolvemos a linguagem articulada, criando assim a fofoca e ampliando a possibilidade de fazer alianças políticas. Aí praticamente todos no grupo ficavam a par de tudo o que fazíamos. O egoísmo tornava-se perigoso.

A solução da evolução foi intensificar vieses que já estavam em nós, como a tendência a ver seres animados em tudo e a crença num mundo justo, que acabaram resultando em religiões povoadas por deuses e espíritos punitivos. O sujeito que se acreditava vigiado o tempo todo se comportava de forma mais cooperativa, evitando punições pelo grupo.

O livro é muito interessante e persuasivo. A parte que não me convenceu tanto é aquela em que o autor sugere que a religião continua hoje tão necessária quanto no Pleistoceno.

Este texto foi publicado originalmente com o título "De olho em você". 





Crente só é solidário com pessoa da mesma fé, sugere estudo

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes