Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Bizarro: prepúcio de Jesus estaria com padre de Calcutá

De acordo com a tradição do povo hebreu, Jesus, como judeu, foi circuncidado no oitavo dia após seu nascimento. E que destino teve o seu prepúcio, tido por católicos como milagroso?

Igreja chegou a
celebrar o Dia da
Santa Circuncisão
É difícil saber ou de acreditar que tivesse existido tal relíquia, porque na Idade Média havia pelo menos 18 pessoas que diziam ter ao mesmo tempo o Santo Prepúcio. E não há na Bíblia nenhum indício de que Jesus tivesse 18 pênis.

Carlos Magno seria um detentor do verdadeiro prepúcio de Jesus. Consta que ele doou a relíquia em 800 d.C. como presente de Natal ao papa Leão III, quando este o coroou imperador.

Como havia a reputação de que o prepúcio divino tinha o poder de curar mulher estéril e facilitar o parto, o rei da Inglaterra Henrique V (1386-1422) teria ficado de posse da relíquia por algum tempo, de modo a beneficiar a sua mulher, Catherine de France.

O precioso prepúcio teria sido roubado em 1527, mas ele reapareceu em Calcatá (Itália) em 1557.

Na época, a Igreja Católica autenticou o prepúcio como verdadeiro. E chegou até celebrar anualmente essa relíquia, no dia 1º de janeiro. O Dia da Santa Circuncisão desapareceu do calendário da Igreja em 1960, com o Concílio Vaticano II.

Desde então, houve outros sumiços e aparecimentos do “legítimo” prepúcio, até que em 1900 a Igreja Católica declarou que quem falasse na suposta relíqua seria excomungado.

A mais recente informação sobre a pele do pênis do filho de Deus é de 1983, quando circulou rumor de que ela estaria com um padre de Calcutá. Isto se não for verdadeira a versão de que o prepúcio também subiu ao céu, não se sabe se do lado esquerdo ou direito do Pai.

Com informação do livro  An Irreverent Curiosity: In Search of the Church's Strangest Relic in Italy's Oddest Town, de David Farley, e ilustração do domínio público.





Bizarro: hóstia consagrada é o próprio corpo de Cristo

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...