Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro 1, 2015

Ateia acusa professora religiosa de perseguir seu filho de 6 anos

Fabiana disse que  filho foi impedido de ir ao banheiro Fabiana Mara Diniz (foto), 34, de Nova Andradina (MS), escreveu em sua página no Facebook que seu filho de 6 anos está sofrendo bullying de professora de uma escola pública desde que ela, a mãe, reclamou de proselitismo religioso feito na classe. "O menino pede para ir ao banheiro, mas a professora não deixa", escreveu a mãe. “[A professora] diz a ele que faça [xixi] nas calças porque ela não liga.”

Bom samaritano bíblico hoje seria ateu, sugerem estudos

por  Javier Salas para El País Brasil Se alguma vez – Deus queira que não – apanhar de assaltantes enquanto vai de Jerusalém a Jericó, é melhor que depois passe por ali um samaritano pouco religioso. Porque ser religioso ou ateu não deixa as pessoas melhores, mas parece condicionar a forma de entender a generosidade e o altruísmo com desconhecidos. E as pessoas menos religiosas têm uma tendência mais espontânea a ajudar o próximo, segundo os últimos estudos.

Ex-TJ escreve livro sobre abuso que sofreu de sacerdote

O norte-americana Bo Juel esperou chegar a meia-idade para escrever algo que ocorreu em sua adolescência e que o atormenta até hoje. Ele sofreu abuso sexual de um ancião, que é como se chama pastor da igreja fundamentalista Testemunhas de Jeová. Em The Least of God’s Priorities , ele conta que se casou aos 18 anos e decidiu sair da igreja aos 23, após saber que o seu algoz, que tinha sido afastado, estava de volta aos cultos.

Justiça proíbe grupo evangélico de explorar trabalho infantil

Comunidade religiosa usava crianças para vender produtos do Âmbito Jurídico A 1ª Turma do TRT de Mato Grosso manteve decisão que proibiu a Igreja Adventista Remanescente de Laodiceia, comunidade evangélica sediada em Goiás e com unidade instalada em Cuiabá, de utilizar mão de obra de crianças e adolescentes na venda de livros religiosos e outros produtos. Os desembargadores, todavia, rejeitaram o pedido de reconhecimento de vínculo de emprego.

Vaticano fica com a maior parte de ajuda de fiéis para pobres

Igreja fatura meio milhão  de euros por santificação Em 2012, católicos doaram 53,2 milhões de euros (cerca de 215 milhões de reais) para que a Igreja ajudasse os pobres. As doações são administradas pelo fundo Óbolo de São Pedro.

Estudo constata que crianças sem religião são mais generosas

Um estudo feito com 1.170 crianças de 5 a 12 idades em seis países (Canadá, China, Jordânia, Turquia, EUA e África do Sul) apurou que crianças criadas por pais sem religião são mais altruístas em relação àquelas de lares religiosos.

Estudo confirma maior rejeição à religião nos Estados Unidos

para Religion News Service Os americanos como um todo estão se tornando menos religiosos, mas aqueles que se consideram pertencentes a uma religião estão, em média, tão comprometidos com os seus credos quanto o estavam no passado.

Jolie enfrenta risco de câncer sem sucumbir à ideia de Deus

Atriz tomou uma decisão coerente com sua descrença Há quem acredite que ateus, diante da morte eminente por causa de uma doença grave, por exemplo, se tornam crentes, para prolongar sua vida ou na tentativa de obter antes do último suspiro um lugarzinho no céu. A atriz Angelina Jolie (foto) mostrou que não é assim, pelo menos no caso dela. Ao ser informada em 2013 por médicos de que corria o risco de 87% de ter câncer por causa de uma mutação em gene, Jolie, que tem na família casos de morte por esse motivo, manteve firme sua convicção sobre a inexistência de divindades. Mesmo na adversidade, foi coerente. Ela sofreu grande impacto com o diagnóstico, como aconteceria com qualquer pessoa, mas não se tornou crente, não se ajoelhou para rezar, pedindo a intercessão divina. E procurou saber o que os médicos poderiam fazer por ela. A decisão de Jolie foi radical e característica de uma mulher forte que sabe que a vida é única: tirou os dois seios e depois o ovário. “Decidi

Ministro de Israel quer deportar gatos de rua por razão religiosa

Proposta de  Ariel se baseia  na lei judaica O ministro de Israel para a Agricultura, Uri Ariel (foto), propôs a deportação de cerca de 2 milhões de gatos de rua, em vez de continuar a esterilizá-los ao custo equivalente a R$ 4,5 milhões. O argumento do ministro é que a lei judaica impede a retirada de órgãos reprodutores de animais. O dinheiro gasto com a castração seria destinado aos países que aceitassem os gatos. Israel é um Estado laico, mas propostas como essa dá ideia da crescente influência do judaísmo na administração do país. De extrema direita, Ariel tem o apoio político de lideranças religiosas. Entidades de defesa dos animais estão protestando contra a proposta. Uma petição com 10.000 adesões, até hoje, afirma que quem deve ser deportado é Ariel. Diante da forte reação, o ministro já teria recuado da proposta de deportação dos gatos, mas pretende cortar a verba para castração e vacinação dos bichos. Essa outra “solução” de Ariel atenderia a sua crenç

Norte-americanos 'certos' de que Deus existe caem para 63%

De 2007 a 2014, o percentual de norte-americanos que dizem estar "absolutamente certos" de que Deus existe caiu  de 71% para 63%, ou seja, para menos de dois terços. A informação é centro de pesquisas Pew Research Center .

Talibãs apedrejam mulher afegã acusada de traição, mostra vídeo

Rokhahana foi martirizada  até a morte; o amante não Um vídeo mostra talibãs da província de Ghor, do Afeganistão, apedrejando uma mulher com idade entre 19 e 21 anos sob a acusação de que ela traiu o marido, com quem foi obrigada a se casar. Ela foi martirizada até a morte. A jovem teria sido pega em flagrante quando fugia com seu amante, que, aparentemente, foi poupado do apedrejamento. Alguns sites, como o Heavy , publicaram trecho do vídeo. As imagens mostram Rokhahana (suposto nome da vítima) em um buraco com a cabeça para fora. É possível ouvi-la repetindo a shahada, que é uma profissão da fé muçulmana, com voz cada vez mais aguda. O assassinado ocorreu há duas semanas. Os líderes muçulmanos da região são notórios por impor normas sociais com base no Corão. Em março, eles espancaram e queimaram Farkhunda, uma mulher acusada de ter queimado um Corão. Ela teria problemas mentais. Um setembro, diante de uma plateia só de homens, uma idosa chicoteou uma mulher ac

Geração Y é mais receptiva às formas alternativas de família

Pesquisa revela que jovens aceitam casamento gay por Itamar Melo para Zero Hora Três anos atrás, um grupo de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) deu início a um projeto que levaria a uma revelação surpreendente: apesar de todas as mudanças comportamentais das últimas décadas, o jovem brasileiro ainda tinha entre suas grandes aspirações a formação de uma família. O mesmo grupo acaba de concluir uma ampla pesquisa que confere contornos mais nítidos àquela descoberta: sim, a chamada geração Y continua a sonhar com uma família, mas o que ela entende por família é uma coisa bastante diferente do conceito tradicional. – Houve um processo de transformação. Para essa geração, a família pode ter outros vieses e outros formatos – observa Ilton Teitelbaum, coordenador do núcleo de pesquisa do Espaço Experiência, ligado à Faculdade de Comunicação Social (Famecos), responsável pelo projeto. A pesquisa Ideias e Aspirações do Jovem Brasileiro s

Bíblia é tão tóxica quanto o Corão, diz Richard Dawkins

A Bíblia e o Corão se equivalem em conteúdo tóxico, mas há no dia a dia uma importante diferença: a maioria dos cristãos tem um entendimento metafórico de seu livro sagrado, diferentemente em relação aos muçulmanos, destacando-se entre eles, por isso, os fanáticos.

Leandro Karnal entra na lista dos ateus brasileiros famosos

Historiador gostaria de ter o conforto de acreditar em Deus No Youtube, há dezenas de vídeos de palestras do professor Leandro Karnal (foto) sobre história e comportamento humano. No Facebook, a página de fãs do historiador tem mais de cem mil seguidores. Com tanta popularidade, Karnal, um descrente assumido, entra automaticamente na lista de ateus brasileiros famosos . Ele nasceu em São Leopoldo (RS) no dia 1º de fevereiro de 1963. Graduado em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Karnal é professor na Unicamp. Fez os primeiros estudos em escola católica cujo banheiro dos estudantes havia uma advertência: “Deus te vê”. “Levei 7 anos de análise para me livrar dessa frase”, disse ele. As palestras de Karnal são marcadas pela ironia, mas ele parece ter sido objetivo quando disse que gostaria de acreditar em Deus, pelo conforto que isso representa. “Não gostaria de dizer ao meu deus que tenho um grande problema, mas, sim, de falar aos meus proble

Ateus já representam 19,4% da população de jovens brasileiros

Pesquisa feita pela PUC do Rio Grande do Sul sobre a geração Y (pessoas solteiras na faixa de 18 a 34 anos) revela no item religião que os ateus são o segundo maior grupo, representando 19,3% desse extrato da população, abaixo dos católicos, com 34,3%.

Expulsão de homem de Câmara por ofensa à Bíblia faz três anos

Dois policiais puseram cidadão para fora A expulsão de um homem de uma sessão da Câmara Municipal de Piracicaba (SP) por ele ter se recusado ficar de pé durante a leitura de um trecho da Bíblia completou três anos na semana passada. Tal exemplo de intolerância religiosa não ocorre sequer em culto de religiões fundamentalistas. No dia 29 de outubro de 2012, João Manuel dos Santos (PTB), o então presidente da Câmara, determinou a Regis Montero, que estava assistindo à sessão, que se levantasse em respeito à leitura da Bíblia. Montero se recusou, e o vereador Santos, sob a alegação de que a leitura bíblica faz parte do regimento interno, expulsou-o dali. O cidadão foi empurrado para fora por um PM e um segurança. [ver vídeo] O que foi expulso mesmo da Câmara foi o Estado laico, determinado pela Carta Magna, que, ao menos naquela ocasião, graça à truculência de um vereador, valeu menos do que o regimento interno de um legislativo municipal. Ofensa ao Estado laico Com

Outro ateu é assassinado em Bangladesh; é o quinto neste ano

Vítimas da intolerância religiosa: Roy, Babu, Bijoy Das e Neet Al-Qeda cortou o pescoço do editor secular Faisal Extremistas muçulmanos de Bangladesch, em Daca, assassinaram, no sábado, mais um ateu, desta vez o blogueiro e editor secular Faisal Arefin Dipon (foto), 43, que teve o pescoço cortado. É a quinto humanista ateu morto só neste ano naquele país. O escritor Abul Kashem Fazlul Haq, pai da vítima, afirmou à imprensa internacional: “Eu o vi [o Faisal] deitado de cabeça para baixo e uma enorme piscina de sangue”. Uma célula local da al-Qeda assumiu a autoria do assassinato. Faisal era dono da editora Jagriti Prokashoni, que publicou livros do blogueiro ateu Avijit Roy, que foi assassinado no começo do ano. No sábado, antes do assassinato, os extremistas já tinham tentado matar outras pessoas ligada a Roy: o editor Ahmedur Rashid Tutul e os escritores ateus Ranadeep Basu e Tareque Rahim. Os três ficaram feridos. Bob Churchill, diretor de comunicação de IHEU (