Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ciência debela câncer de Carter, não foi milagre, afirma jornal

Em agosto de 2015, parecia que o câncer tinha pegado de maneira definitiva o ex-presidente dos EUA Jimmy Carter (foto), 91. Houve uma intervenção em seu fígado para a retirada de um tumor maligno e os médicos anunciaram que no cérebro dele havia três pontos cancerígenos.

Ex-presidente
combateu doença
com nova droga 
No dia 6 de dezembro, antes de aula em uma escola dominical de uma igreja batista, Carter disse que um exame de ressonância magnética tinha revelado que seu cérebro tinha se livrado totalmente de indícios em estágio 4 de câncer. Muitas pessoas da igreja aclamaram ter havido milagre.

A jornal britânico The Guardian deu a notícia destacando que não houve milagre algum, mas o uso de uma nova droga, a pembrolizumab.

Vendida nos Estados Unidos com o nome de Keytruda, a droga é um dos primeiros medicamentos de imunoterapia. Em vez de matar as células cancerosas, ela estimula o sistema imunológico do doente a agir.

Carter pode até voltar a ter câncer, mas ele já está desfrutando de uma sobrevida graças à ciência, e não por uma suposta intervenção divina.

Com informação do The Guardian.





Não há intersecção entre ciência e religião, afirma astrofísico

Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...