Pular para o conteúdo principal

Milhares de imóveis do Vaticano valem mais de 1 bilhão de euros

por  Giacomo Galeazzi
para Vatican Insider

Igreja tem casas
 e apartamentos
luxuosos
“Para respirar essa atmosfera sensual típica das casas dos altos prelados da magnífica corte pontifícia. Três suítes desta morada no centro do centro histórico renascentista a 100 metros da Praça Navona...”. Esta é a intrigante mensagem publicitária que se encontra no sítio do Bucardo, oferecendo luxuosas residências para alugar. O Vaticano não tem nada a ver com sua administração, mas é o proprietário delas. As propriedades fazem parte dos imóveis da Congregação Propaganda Fide, cujo cardeal também é chamado de “Papa vermelho” pelos bens que ele administra para angariar dinheiro para as missões.

Um dos capítulos do Vatileaks 2.0, baseado nos documentos da cuidadosa investigação interna realizada pela própria Santa Sé, está relacionado com “os imóveis do Vaticano”.

Sob esta denominação encaixam-se milhares de apartamentos da capital, que pertencem a 26 diferentes instituições (pode-se ler em um relatório da Cosea) “ligadas à Santa Sé”. Bens imóveis no valor total de um bilhão de euros no final de 2012, mas que na realidade, de acordo com o valor do mercado, poderiam valer quatro vezes mais, e atingiram, em 2013, uma renda total de 88 milhões de euros.

Relatórios e investigações judiciais dos últimos anos jogaram luz sobre os nomes dos inquilinos e ex-inquilinos que arrendam ou compraram as residências mais belas e centrais da Propaganda Fide, que possui cerca de 500 apartamentos em aproximadamente de 60 edifícios, administrados autonomamente em relação à administração central da Santa Sé.

Apartamentos na Praça da Espanha, na Via delle Vite e na Via Sistina, na Via Margutta e na Via del Babuino. Nelas moram políticos, empresários e jornalistas, que às vezes pagam impostos mais baixos do que aqueles praticados pelo mercado em troca de reformas custeadas pelo inquilino, como no caso do jornalista e diretor de TV italiano Bruno Vespa.

Mas o verdadeiro tesouro das casas é da Apsa, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, que tem funções de “banco central” do Vaticano, que administra seus “assets” de bens móveis e imóveis (um patrimônio de 2,7 bilhões de euros) para “obter os recursos necessários para o cumprimento das funções da cúria romana”. Uma parte substancial dos mil apartamentos administrados pela Apsa encontra-se nas proximidades do Vaticano.

“As casas da Apsa – explica à La Stampa um prelado que trabalhou muito tempo no “banco central” – são destinadas, cerca de 70%, aos funcionários da Santa Sé a um preço de aluguel reduzido em relação ao valor de mercado das moradias na mesma zona”. 

Esta redução de aluguel representa “um complemento do salário e um benefício para os funcionários vaticanos”. As 30% restantes são alugadas para pessoas externas “que fazem um pedido, a um preço mensal 15% inferior ao valor do mercado do apartamento”. Os preços são vantajosos, no entanto, não são baratos.

Tanto para os funcionários como para os aspirantes a inquilinos externos, as listas de espera são mais longas. “Muitos de fora – confia o monsenhor – se fazem recomendar por prelados e personalidades vaticanas para obter a moradia”. Conhecidos e amizades representam um pé na porta. Algumas das moradias da Via di Porta Angélica foram alugadas para inquilinos que não trabalham no Vaticano e “está sendo avaliando se vale a pena fazer o mesmo com os apartamentos que se encontram em outros palácios hoje ocupados exclusivamente por cardeais e bispos na Praça da Cidade Leonina e do Santo Ofício, ao lado da Praça São Pedro”. Cartórios, escritórios de representação de instituições internacionais ou embaixadas estão interessados em alugar. O Governadorado e a Apsa contrataram alguns arquitetos para dividir grandes residências em apartamentos menores.

“A tarefa revelou-se complicada – explicou o prelado –, porque em grande parte trata-se de casas antigas e fazer modificações nas tubulações e na rede de água torna-se caro. Conseguimos fazer isso em alguns casos, como, por exemplo, em um apartamento no Palácio do Santo Ofício, onde de uma casa de 400 metros quadrados obtivemos um segundo apartamento menor”. O aluguel foi ajustado, não sem os protestos dos inquilinos. Mas havia filhos ou netos de funcionários vaticanos que continuaram a pagar apenas 500 euros por mês por um apartamento de 150 metros quadrados em zonas centrais da capital. “Em alguns casos os apartamentos foram ocupados por pessoas diferentes que não tinham o direito de pagar o aluguel a preço reduzido”.

De acordo com a Cosea, “existem importantes deficiências estratégicas na forma como os imóveis são administrados: somente com o ajuste dos preços dos aluguéis ao mercado, inclusive mantendo o empenho de oferecer casas com aluguéis favoráveis para os funcionários, a comissão calculou um possível aumento da renda de pelo menos 25 milhões ou 30 milhões de euros.

A reforma deveria trazer mais transparência, menos privilégios para os amigos dos amigos, uma maior atenção às situações de necessidade e mais bom senso.

Com tradução de André Langer.para IHU Online.





Vaticano comprou imóveis com dinheiro de Mussolini, diz jornal

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes