Pular para o conteúdo principal

'Não acredito na Bíblia nem em Jesus Cristo', escreveu Darwin



do El País

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/08/ciencia/1441706579_830162.html#?ref=rss&format=simple&link=link
Carta
escrita
em 1880
“Lamento ter de informá-lo que não acredito na Bíblia como revelação divina e, portanto, tampouco em Jesus Cristo como o filho de Deus. Atenciosamente. Ch. Darwin”.

Era 1880 e o respeitado cientista não tinha problemas em negar com absoluta clareza, de próprio punho, sua falta de fé. A carta, leiloada em 21 de setembro em Nova York, foi enviada ao jovem advogado Francis McDermott, que antes de embarcar na leitura de seus livros exigiu uma resposta clara – “sim ou não”– sobre se o naturalista acreditava no Novo Testamento, enquanto prometia não tornar pública sua resposta.

O cientista inglês, célebre pelo livro "A Origem das Espécies", escreveu essa carta dois anos antes de morrer e apesar do zelo que sempre mostrara ao falar publicamente sobre assuntos religiosos.

A carta (clique aqui para ampliar a imagem) dirigida a McDermott só se tornou pública um século depois que Darwin a enviou.

Darwin evitava
falar em religião
Apenas um mês antes de escrever essa carta, Darwin escreveu ao notório ateu Edward Aveling: “Sempre foi minha intenção evitar escrever sobre religião, e me limitei à ciência". Darwin estudou Teologia no Christ’s College de Cambridge por sugestão do pai, mas preferiu dedicar seu tempo a coletar amostras juntamente com um círculo seleto de naturalistas. Foi o mentor de Darwin, John Henslow, um clérigo e professor em Cambridge, que convidou o jovem quando ele tinha 22 anos para embarcar na histórica viagem do Beagle. A "Origem das Espécies" foi publicada em 1859 e desde então a fé de Darwin tornou-se assunto de controvérsia pública.

O documento, com o papel timbrado pessoal do naturalista e assinado por “Ch. Darwin”, foi o mais importante de um leilão de 78 lotes sobre história da ciência e da tecnologia promovido pela Bonhams, que inclui outra carta que o autor da teoria da evolução enviou a um membro da Sociedade Geológica de Londres sobre suas pesquisas no Beagle e outro manuscrito, uma foto dele e a primeira edição impressa nos Estados Unidos, em 1860, de sua principal obra.



Portais mostram manuscritos da ‘Origem das Espécies’


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová