Pular para o conteúdo principal

Polícia Federal prende líderes religiosos por escravizarem fiéis

Devotos têm de doar
bens e ficam presos
em fazendas da igreja
Na operação "De Volta para Canaã”, a Polícia Federal prendeu em três Estados líderes da igreja “Jesus, a Verdade que Marca” sob a acusação de se apoderar do patrimônio dos fiéis, além de submetê-los a regime de trabalho análogo à escravidão, em fazendas onde também se realizam as atividades religiosas.

Os líderes religiosos convenciam os fiéis a doar seus bens porque, segundo eles, o ensinamento de Jesus é que “tudo deveria ser de todos”.

Nas fazendas, os fiéis moravam amontoados em pequenas casas. Já as moradias dos líderes são amplas, com carros de luxo na garagem.

A operação contou com a participação de 190 policiais. Eles cumpriram 129 mandados judiciais, entre os quais seis de prisão temporária, seis de busca e apreensão, 47 de condução coercitiva e 70 de sequestro de bens.

Os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal em Belo Horizonte foram executados em Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas e Lavras, em Minas Gerais, Carrancas, Remanso, Marporá, Barra, Ibotirama e Cotegipe, na Bahia, e em São Paulo.

Os líderes religiosos vão responder por crimes de redução de pessoas de pessoas à condição análoga a de escravo, tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A PF não revelou nenhum nome dos líderes religiosos. Até agora, a igreja não se manifestou oficialmente sobre a operação.

A “Jesus, a Verdade que Marca” já tinha sido alvo de uma operação policial em 2011.

Na época, como defesa, os líderes evocaram o direito à crença para justificar a exploração dos fiéis.

Com informação da Polícia Federal.





Ex-fiel acusa seita de escravizar os devotos

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor