Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Físico teme que o Brasil esteja rumando para uma teocracia

Leite revela ter
preocupação com
neopentecostais
O Brasil estaria caminhando sorrateiramente para uma teocracia?

A indagação foi feita pelo físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite (foto), 84, ao final de um artigo que escreveu para a Folha de S. Paulo sobre intolerância religiosa no mundo, principalmente em países muçulmanos.

Ele afirmou que o Estado Islâmico, ao recorrer à extrema violência em uma guerra pela tomada do poder na Síria e Iraque, repete de certa maneira o que fizeram o Santo Império Romano e do papado em meados do século 16.

A diferença em relação ao Brasil, disse, é que os neopentecostais estão tentando salopar o Estado laico com armas “mais modernas, mais práticas e talvez mais eficientes”.

Essas armas, segundo ele, são as TVs e os rádios, entre outros meios de comunicação.

Afirmou que, além disso, esses cristãos estão levando sua guerra santa para o Congresso, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, palcos políticos que estão sendo invadidos por eles.

O físico observou que os movimentos religiosos contra o laicismo se caracterizam pelo retorno às escrituras sagradas — à Bíblia, no caso dos neopentecostais —, reforçando o monoteísmo absoluto.

Por isso, Cerqueira Leite manifestou um temor: “Seria o começo da derrota do secularismo, que no passado sempre prevaleceu no Brasil? Seria a vitória da intolerância?”

Com informação da Folha de S.Paulo.





Físico teme fundamentalismo cristão de Marina Silva


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...