Pular para o conteúdo principal

Mossul é a Disneylândia do fanatismo do Estado Islâmico

por Diogo Vaz Pinto
para Jornal I

Faz um ano que a população
de Mossul vive sob a mira do
terror do extremismo do Islã
Um ano depois, o que é o dia-a-dia de centenas de milhares de pessoas que não puderam ou não quiseram fugir quando o Estado Islâmico (EI) capturou a segunda maior cidade do Iraque, Mossul? A BBC obteve uma série de vídeos que não passaram pelo filtro dos extremistas sunitas. Não foram produzidos ou editados pelo estúdio de propaganda do EI, a Al Hayat; foram filmados secretamente e a realidade que testemunham marca um evidente contraste com o idílio que a organização de Abu Musab al-Zarqawi promete a todos os que se queiram juntar ao grupo e participar na construção do califado.

Mesquitas a irem pelos ares, mesmo seculares templos sunitas, crianças a andarem entre escombros enquanto as escolas aparecem abandonadas; uma população vigiada, forçada a seguir à risca a interpretação radical que o grupo faz da charia (lei islâmica). Há uma longa lista de comportamentos que se tornaram inaceitáveis e os militantes, quando não estão a combater o inimigo, tornam-se polícias de costumes.

Para as mulheres, a roupa não é um problema mas um pesadelo. Forçadas a cobrir-se de cima a baixo, impedidas de andarem na rua se não estiverem na companhia de um familiar homem, a maioria vê-se confinada aos limites domésticos. Num dos vídeos vê-se um militante a seguir uma mulher para lhe pregar um sermão por trazer as mãos descobertas. Já os castigos para quem quer que desafie “as leis do califado” são brutais. Fumar um cigarro e outras prevaricações menores dão direito a flagelação.

Os vídeos foram traficados de casa em casa, formando um arquivo que acabou por sair da cidade. Mostra os bairros onde viviam as minorias, confiscados pelo EI, hoje espaços desolados, zonas- -fantasma da cidade. Grande parte dos vídeos recolhem testemunhos, contam episódios da intimidação e tortura que a população tem sofrido às mãos dos jihadistas.

“O roubo leva à amputação da mão, um homem que cometa adultério é atirado do cimo de um edifício alto, pelo mesmo crime as mulheres são apedrejadas até à morte”, diz um homem identificado apenas como Zaid. “Os castigos são levados a cabo em público de forma a intimidar as pessoas, que muitas vezes são forçadas a assistir.”

A captura de Mossul marcou o ponto de viragem na atual crise que se vive na região, com a organização que aproveitou a instabilidade na Síria e o patrocínio do Ocidente aos rebeldes para cruzar a fronteira e iniciar uma ofensiva — relâmpago nas províncias do norte do Iraque. Mossul foi o jackpot do grupo, que ocupou a cidade sem encontrar mais que pequenos focos de resistência, com o exército em debandada, deixando para os jihadistas um imenso arsenal fornecido pelos EUA.

Para além dos veículos militares e das armas, o EI ficou com o saque dos bancos e passou a controlar poços de petróleo que tem explorado através de canais abertos pela Turquia. Numa questão de semanas, enriqueceu a um ponto que deixou claro que o jihadismo tinha um novo campeão, eclipsando a Al-Qaeda. O EI tinha dado um passo com o qual o seu precursor nem sonhou, transformando-se numa organização híbrida: terrorista e insurgente.

Diferentemente da Al-Qaeda, este não se limitou aos ataques contra o Ocidente, mas decidiu explorar a tensão entre os sunitas e os xiitas – avivada pelos desastrosos anos de governação de Nouri al -Maliki, o ex-primeiro-ministro que foi muito criticado por ter promovido a opressão da maioria sunita do país – para depois ocupar territórios, implementando modelos de administração local.

Estado Islâmico joga gay
de cima de prédio
Recolhidos ao longo de meses durante o ano passado, os relatos vêm confirmar que o quotidiano dos residentes foi completamente transformado, deixando um evidente contraste com as imagens que o EI divulgou de pessoas a seguirem com as suas vidas, com normalidade e em paz, sob a sua administração. Hisham conta que “o dia-a-dia foi alterado de uma forma indescritível”. Os ricos vivem das suas economias, mas a maioria das pessoas estão desempregadas e mesmo quem ainda tem um salário gasta-o para sobreviver, ao passo que os pobres se viram como podem.

“Perdi o meu emprego e fui obrigado a abandonar os estudos. Como todos, foram-me negados os meus direitos básicos”, conta Hisham, acrescentando que, “segundo o EI, tudo é haram (proibido), e por isso não faço outra coisa senão passar os dias fechado em casa. Mesmo as mais simples atividades de lazer, como os piqueniques, foram banidas em Mossul, sob o pretexto de que não passam de um desperdício de tempo e dinheiro.”

A imagem que os testemunhos captados em vídeo constroem é a de que os radicais fizeram de Mossul um imenso parque temático, forçando todos os seus habitantes a brincar ao fanatismo, o que significa não brincar a nenhuma outra coisa. Hisham adianta que todos são obrigados a entregar um quarto do salário aos militantes do EI, que as rendas também lhes são pagas, e os hospitais são exclusivos para membros do grupo.

“Foram ao ponto de substituir os imãs nas mesquitas, colocando no seu lugar homens do EI. A maioria de nós já deixou de ir às mesquitas porque aqueles que vão são assediados para prestarem o juramento de fidelidade. Enquanto isso, o meu irmão recebeu 20 chicotadas só porque não fechou a loja durante o tempo de oração – como se se pudesse impor a religião à força!”

O tenso dia-a-dia da cidade






Estado Islâmico estaria recrutando brasileiros para atentado no país


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes