Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

domingo, 28 de junho de 2015

Livro conta a surpreendente trajetória dos 'pensadores'

por Hélio Schwartsman
para Folha

Depois de 66 milhões
de anos chegamos à
física quântica
"Acho que o fato de nossos avós mais remotos terem sido ratos e macacos uma das coisas mais bacanas da natureza: no nosso incrível planeta, um rato mais 66 milhões de anos resulta em cientistas que estudam o rato e, assim, descobrem suas próprias raízes." Sempre vale a pena ler Leonard Mlodinow. Seu mais novo livro, The Upright Thinkers (os pensadores eretos), não é uma exceção. Mlodinow sempre encontra a combinação certa de didatismo, profundidade, relevância e, é claro, humor.

A proposta de The Upright Thinkers é ambiciosa. O autor pretende descrever a aventura intelectual humana desde os primórdios, isto é, desde que, por volta de 40.000 a.C., uma mutação alterou a forma como nossos neurônios se conectam, permitindo o pensamento simbólico e, com ele, o surgimento de cientistas, artistas, teólogos etc., até os grandes desenvolvimentos da ciência, com especial atenção para a física quântica. Para executar esse projeto, Mlodinow nos conduz por um belo passeio pela antropologia, arqueologia, história e, é claro, ciência, que é a sua área de especialidade.

Uma das preocupações do autor é limpar a história da ciência dos mitos que nela colaram, como a ideia de que foram os bicos dos tentilhões de Galápagos que levaram Darwin a desenvolver a teoria da seleção natural -na verdade, as cracas foram muito mais importantes. Para fazer isso, ele produz estimulantes biografias de figuras como Darwin, Galileu, Newton e Lavoisier, entre outros.

Embora Mlodinow tenha dito, num livro que escreveu com Stephen Hawking, que a filosofia estava morta, ele não se furta a abordar os aspectos mais filosóficos da mecânica quântica. Conclui que ela é ao mesmo tempo uma descoberta (ninguém queria encontrar suas bizarrices) e uma invenção (há três formulações totalmente distintas da teoria), no que não deixa de estar em linha com as ambiguidades da matéria.'





Deus evoluiu de um chimpanzé sagrado, afirma jornal satírico


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...