Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Darwin será protagonista de filme de aventura da Disney

Disney surpreendeu
admiradores e críticos
da teoria de Darwin

 
A Disney vai filmar uma aventura cujo protagonista será o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies” (1859), que nocauteou a versão bíblica de que Deus criou o homem à sua semelhança.

Já é possível prever que os criacionistas vão protestar contra o filme, cujo lançamento ainda não está previsto.

Os admiradores de Darwin temem que a Disney deturpe a biografia de Darwin, mas também admitem que, se for bem feito, o filme ajudará a divulgar a teoria da evolução das espécies entre os jovens.

Stephen Gaghan, autor de “Traffic”, será o autor do roteiro e diretor do filme.

Darwin escreveu a “Origem” com base em suas pesquisas, principalmente nas que fez durante os cinco anos a bordo do HMS Beagle.

O objetivo da viagem do navio foi mapear a costa da América do Sul, e Darwin foi convidado para integrar a tripulação mais para fazer companhia ao capitão do que como pesquisador.

O Beagle saiu da Inglaterra no dia 10 de fevereiro de 1831 e teve cerca de vinte paradas, incluindo Salvador e Rio de Janeiro. Na Patagônia (Chile), o naturalista encontrou fósseis de mamíferos extintos.

Durante a viagem, com grande poder de observação, Darwin fez anotações sobre biologia, geologia e antropologia.

Gaghan, portanto, dispõe de um farto material para escrever o roteiro, com base nas descobertas e vida de Darwin. Só se espera que ele não transforme naturalista em um novo Indiana Jones.

Em 2009, foi lançado o filme “Criação” [ver abaixo], dirigido por Jon Amiel, que se atém a um período crucial da vida de Darwin, então com cerca de 40 anos.

O filme mostra um Darwin frágil e atormentado entre publicar ou não a sua teoria da evolução das espécies, porque ele sabia que o livro iria afrontar os crentes, inclusive e principalmente a sua mulher, Emma. Ele já não acreditava mais em Deus.

Íntegra da Criação em português


Com informação das agências.





Mata Atlântica e suicídio de escrava impressionaram Darwin.

Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...