Pular para o conteúdo principal

Jesus foi criado sob inspiração de rituais pagãos, diz autor

No direito romano não havia pena por crucificação

Jesus Cristo é um personagem de ficção criado a partir de histórias e rituais de povos pagãos. Uma das principais prova disso é não haver sequer um único testemunho de pessoa e tampouco registro da existência de Jesus da época em que ele tenha supostamente vivido.

Já outros profetas de seitas judaicas foram mencionados por seus contemporâneos, embora não tenham sido tão espetaculares como Jesus.

É o que afirma o norte-americano David Fitzerald, autor de “Dez mitos cristãos” (em tradução livre para o português) e de outro sobre o mesmo tema que será lançado em breve.

Ele afirma ser no mínimo estranho Jesus ter feito os milagres fantásticos, conforme relata a Bíblia, e ninguém de sua época falar dele, nem durante quase um século após a sua morte.

Fitzerald diz que a explicação só pode ser uma: Jesus não foi uma figura real.

Para ele, os apóstolos também são personagens literários. Eles e Jesus foram inventados cerca de 100 anos após a suposta morte do “filho de Deus”, diz Fitzerald. A importância dos apóstolos é que dão credibilidade aos evangelhos.

Por ordem cronológica, o primeiro evangelho, o de Marcos, foi escrito em Roma em 64 d.C. O segundo, de Mateus, foi escrito em Jerusalém para judeus-cristãos em 70 d.C. O terceiro, por Lucas em Antioquia para os gentios, é de 80 d.C. E o quarto, que João escreveu em Éfeso para os gentios da Ásia Menor, é de 95 d.C.

Fitzerald afirma que esses escritos parecem ser “alegorias literárias”.

Jesus é uma mistura
de crenças antigas

O escritor diz inconsistências nos evangelhos que sugerem terem sido escritos por pessoas que não viveram na Judeia. “Marcos, por exemplo, comete muito erros a respeito da vida e da geografia do local.”

Fitzerald afirma que também não convence o relato de que Pôncio Pilatos tenha feito o que os líderes religiosos judeus pediram, a execução de Jesus. Os judeus não tinham tanta influência, explicou.

Ele estranha que, pela Bíblia, Jesus tenha sido crucificado, uma pena do direito romano, e não apedrejado, de acordo com a lei judaica.

Diz que o cristianismo vem da época em que deuses e tradições antigas foram substituídos por outros, de novas seitas (com messias e evangelhos próprios), que concorriam entre si.

Uma dessas seitas acabou sendo incorporada ou absorvida pela dos judeus-cristãos. Trata-se da que tinha como culto João Batista.

Fitzerald lembrou que em 2002 o judeu Oded Golan descobriu urna de 64 d.C. com ossuário onde estava escrito: “Tiago, filho de José, irmão de Jesus”. Mas em 2003 autoridades de antiguidades de Israel prenderam Golan pelo crime de falsificação. Ele saiu da cadeia em 2012 e nunca mais falou sobre a urna.

Para o escritor, é incrível que dois bilhões de pessoas acreditem na existência de Jesus e em seus milagres sem que “haja evidências”.

Com informação do Daily Mail. 

Jesus é uma farsa criada pelos romanos, afirma pesquisador

Não há nenhum relato da época de Jesus sobre sua existência




Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas