Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quarta-feira, 25 de março de 2015

Sob pressão da Iurd, cartunista deleta charge sobre gladiadores

Universal acusou o
cartunista de propagar
intolerância religiosa
A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) pediu a Vitor Teixeira para que retire de sua página no Facebook uma charge [ao lado] na qual um gladiador do altar está enfiando uma espada em um seguidor de religião afro-brasileira.

O departamento jurídico da igreja advertiu o cartunista que ia processá-lo, caso insistisse em manter a charge que incita “ódio contra as religiões da matriz africana e contra a própria Universal, que é vedado pela lei brasileira”.

Avisou Teixeira por e-mail em notificação extrajudicial que “a propagação da intolerância religiosa” poderá acarretar ao cartunista “pena de dano irreparável ou de difícil reparação”.

Teixeira deletou a charge de sua página no Facebook com a justificativa de que não poderia correr o risco de perder aquele espaço de divulgação, porque é ilustrador independente, e a página já tem um grande alcance”.  Ele comunicou que vai continuar publicando charges sobre a Universal.

Cartunista escreveu que
que Universal fez ameaça
à liberdade de expressã
o
Recentemente apresentado à coletividade, o grupo Gladiadores do Altar tem sido criticado nas redes sociais por ter recebido instrução paramilitar.

Uniformizados e com idade até 26 anos, os gladiadores marcham e batem continência a pastor.

Lideranças do candomblé temem que eles sejam usados pela Universal para intimidar seus seguidores. Até agora, contudo, não há nenhum registro nesse sentido. A igreja diz que o propósito dos Gladiadores é propagar a fé cristã.

Ainda assim, por solicitação de candomblecistas, o Ministério Público Federal na Bahia informou que vai instaurar um inquérito civil para investigar o caráter paramilitar dos gladiadores. Lideranças do candomblé apresentaram o mesmo pedido em 24 capitais.

Com informação do Facebook.





Iurd não explica quem são os inimigos de seus gladiadores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...