Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Sob pressão da Iurd, cartunista deleta charge sobre gladiadores

Universal acusou o
cartunista de propagar
intolerância religiosa
A Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) pediu a Vitor Teixeira para que retire de sua página no Facebook uma charge [ao lado] na qual um gladiador do altar está enfiando uma espada em um seguidor de religião afro-brasileira.

O departamento jurídico da igreja advertiu o cartunista que ia processá-lo, caso insistisse em manter a charge que incita “ódio contra as religiões da matriz africana e contra a própria Universal, que é vedado pela lei brasileira”.

Avisou Teixeira por e-mail em notificação extrajudicial que “a propagação da intolerância religiosa” poderá acarretar ao cartunista “pena de dano irreparável ou de difícil reparação”.

Teixeira deletou a charge de sua página no Facebook com a justificativa de que não poderia correr o risco de perder aquele espaço de divulgação, porque é ilustrador independente, e a página já tem um grande alcance”.  Ele comunicou que vai continuar publicando charges sobre a Universal.

Cartunista escreveu que
que Universal fez ameaça
à liberdade de expressã
o
Recentemente apresentado à coletividade, o grupo Gladiadores do Altar tem sido criticado nas redes sociais por ter recebido instrução paramilitar.

Uniformizados e com idade até 26 anos, os gladiadores marcham e batem continência a pastor.

Lideranças do candomblé temem que eles sejam usados pela Universal para intimidar seus seguidores. Até agora, contudo, não há nenhum registro nesse sentido. A igreja diz que o propósito dos Gladiadores é propagar a fé cristã.

Ainda assim, por solicitação de candomblecistas, o Ministério Público Federal na Bahia informou que vai instaurar um inquérito civil para investigar o caráter paramilitar dos gladiadores. Lideranças do candomblé apresentaram o mesmo pedido em 24 capitais.

Com informação do Facebook.





Iurd não explica quem são os inimigos de seus gladiadores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...