Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

sábado, 13 de dezembro de 2014

Morador que reclama de sino de igreja é neurótico, afirma padre

Padre Vieira foi multado
 em R$ 36 mil pelo barulho
O padre Raimundo Vieira (foto), 44, da Paróquia São João Maria Vianney, na Vila Romana, São Paulo, chamou de “neurótico” o morador do bairro que em agosto reclamou ao Ministério Público Estadual do barulho dos dois sinos da igreja e da Ave-Maria que ela tocava todos os dias, às 18h, nos altos falantes.

O MP acionou o Psiu, o Programa de Silêncio Urbano, que em duas ocasiões mediu no apartamento do morador o barulho dos sinos.

Na segunda ocasião, em 30 de novembro, duas fiscais constataram que os ruídos chegaram a 80 decibéis às 9h50, além de ultrapassar de 1 minuto. O limite permitido por lei é de 65 decibéis.

O Psiu, então, multou a paróquia em R$ 36.540, enfurecendo o padre e fiéis. O morador Alberto de Oliveira, 44, por exemplo, declarou ao jornal Estadão que quer descobrir quem é o “imbecil” interessado em acabar com a igreja.

O padre reclamou que não foi alertado pelo Psiu sobre a reclamação do morador, mas o jornal apurou que fiscais alertaram o sacristão Gilberto Barbosa, 35, o responsável pelos badalos.

A Arquidiocese de São Paulo está tentando cancelar a multa com o argumento de que a lei não estabelece que o ruído tenha a duração máxima de 1 minuto.

Barbosa toca o sino de segunda a sábado às 17h e no domingo às 9h45, 11h45 e 18h15.

O padre suspendeu a Ave-Maria de Gounod que tocava nos alto-falantes da igreja todos os dias às 18h.

De acordo com o próprio padre, o morador que reclamou argumentou em sua representação ao Ministério Público que quem quiser ouvir a Ave-Maria que o faça na igreja ou em sua casa.

No Facebook, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) elogiou a iniciativa do morador.

Com informação do Estadão, entre outras fontes.





Igrejas evangélicas fazem mais barulho que bares
maio de 2010


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...