Pular para o conteúdo principal

'Lei cristã' proíbe venda de bebida em feriado religioso

A pregação conservadora religiosa que varre o Brasil
criticaria até Cristo por ter transformado água em vinho
Duas cidades baianas estão impondo uma “lei cristã” à população, o que inclui pessoas de crença não cristãs e descrentes. É como se, para a administração municipal, a interpretação da Bíblia de seus legisladores estivesse acima da Constituição, que determina o Estado laico. Nesse sentido, a proibição é comparável a uma determinação da sharia (lei islâmica).

Nas cidades de Feira de Santana e Baixa Grande há lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas na Sexta-Feira da Paixão e impede nesse dia o funcionamento de bares. Ou seja, quem for ateu, por exemplo, tem de se submeter a uma lei de inspiração religiosa, como em países onde o islamismo é determinante. Até pessoa que segue uma religião cristã terá de se submeter à proibição, mesmo sabendo que Cristo, em uma festa, transformou água em vinho.

O Ministério Público do Estado da Bahia encaminhou à Justiças duas Adins (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) para derrubar a lei.

Para o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, a proibição atropela a Constituição Federal e a Estadual porque não reconhece o direito da livre iniciativa, do livre exercício de qualquer trabalho por motivo de crença religiosa. Acrescentou que a lei, assim, discrimina quem não é cristão. Ela é, portanto, inconstitucional. Fere o princípio da igualdade.

“Qualquer tentativa de impor uma religião específica à coletividade se mostra incompatível com a Constituição do Estado da Bahia e com a Constituição Federal”, argumentou o procurador-geral.

"No Estado Democrático de Direito, a liberdade religiosa deve ser compreendida como comprometimento da ordem jurídica com o pluralismo, cuja essência é aceitar as diferenças entre os sujeitos e o direito de cada qual se autodeterminar, optando pelo teísmo, ateísmo e agnosticismo. O Estado não pode ser apropriado por nenhuma doutrina religiosa.”

Essa “lei cristã” faz parte da onda conservadora religiosa que varre o país, com infiltrações principalmente no Legislativo, como se houvesse da parte de pregadores cristãos a intenção de substituir o regime democrático pelo teocrático.

Com informação do Ministério Público do Estado da Bahia.





Evangélicos querem se impor como os islâmicos, diz jornal
abril de 2012


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih