Pular para o conteúdo principal

Guarani retira índio cabloco de camisa por sugestão de pastores

Evangélicos convenceram time que
índio é o culpado pelas derrotas 
O Guarani Futebol Clube, de Campinas (SP), retirou da camisa do uniforme do time a figura estilizada de um índio cabloco, a pedido de jogadores evangélicos. O técnico Evaristo Piza informou que o pedido foi apresentado à diretoria do Guarani por sugestão de dois pastores, amigos dele, durante uma vista ao clube.

O time se encontra em má fase, como sucessivas derrotas na Série C do Campeonato Brasileiro.

“Cablocos” são espíritos de índios (não evangelizados) que ajudam pessoas a vencerem suas dificuldades. Eles participam de sessões de umbanda para cumprir missão de desenvolver caridade e amor ao próximo. “Cablocos” não precisam ser necessariamente espíritos indígenas.

O Guarani foi fundado em 1911 por imigrantes italianos, que escolheram o nome  do clube em homenagem à obra prima do compositor Carlos Gomes.

A figura do índio foi adotada pelo clube como mascote no início dos anos 50, e por isso é chamado de “bugre”. O índio cabloco foi estampado no uniforme por decisão de Álvaro Negro, presidente do clube e espírita praticante.

Se hoje para evangélicos o índio cabloco é a causa das derrotas do time, em 1978 torcedores atribuíram à “força” da entidade a obtenção do título brasileiro e em 1997 ao não rebaixamento do Guarany de série.

O jogador católico Fumagalli disse que não se incomodava com o índio cabloco. “[Mas] o pessoal de outras religiões ficou meio desconfiado com o índio, e resolvemos falar com diretoria para tirá-lo da camisa”.

Ele reconheceu que o uniforme com a figura do índio não pode ser usado como desculpas para as derrotas do time.

Em nome de representantes e defensores de credos de matriz africana, Pai Joãozinho Galerani divulgou nota denunciando jogadores e diretoria do Guarany da prática de preconceito religioso.

“Trazemos nosso repúdio a esta atitude imatura, impensada, preconceituosa, destituída de qualquer compreensão e – principalmente – respeito pela fé do próximo”, diz a nota.

“Vocês jogadores e dirigentes deste clube não desejam trazer um símbolo tão bonito em seu peito ou aliado à imagem do Guarani. Mas a verdade é que não merecem fazer uso desta imagem. Afinal, a atitude de vocês não está aos pés da atitude de um Caboclo Brasileiro.”

Com informação das agências.





Evangélicos corinthianos rejeitam camisa do São Jorge
maio de 2011


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)