Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Mais um ateu usa escorredor de espaguete como chapéu religioso

Russel é seguidor da  Igreja do
Monstro do Espaguete Voado
r
Um ateu da Nova Zelândia conseguiu que o departamento de trânsito aceitasse em sua carteira de habilitação uma foto na qual ele aparece com um escorredor de macarrão na cabeça. A sua foto se tornou viral na internet.

Trata-se, segundo ele, do chapéu de sua “religião”, a da Igreja do Monstro do Espaguete Voador, uma adereço similar ao solidéu ou quipá dos judeus ou turbante dos muçulmanos ou ainda a tiara papal.

Essa religião satírica foi criada na internet em 2005 pelo americano Bobby Henderson em protesto ao ensino do criacionismo nas escolas públicas de Dover (EUA). Desde então, o “pastafarianismo" (junção de “pasta” com “rastafári”) vem obtendo adeptos em todo o mundo.

Russell (que não revela seu sobrenome), na foto ao lado, não é o primeiro ateu que chama a atenção das redes sociais e da imprensa internacional por adotar o escorredor como chapéu.

Austríaco Alm foi o primeiro a usar
 em foto oficial o chapéu pasteriano
Em 2011, o o austríaco Niko Alm (na foto à esquerda), depois de três anos de tentativas, obteve do departamento de trânsito autorização para que sua foto na carteira de motorista fosse como o “chapéu religioso”.

Na Austrália, Guy Albon usou seu chapéu "pastariano" em sua licença de arma. Posteriormente, a polícia apreendeu suas duas espingardas e dois revólveres por achá-lo insano por causa do escorredor de macarrão na cabeça. Albon recuperou as armas após ter se submetido a uma avaliação psiquiátrica.

Em novembro de 2013, Christopher Schaeffer, ao assumir uma vaga no Conselho da cidade de Pomfret, no Estado de Nova Iorque, fez o juramento de praxe com o seu chapéu de “fiel” da Igreja do Monstro Espaguete.

Guy  llbon, Eddie Castilho e  Lukas Novy
Russel deu uma entrevista à TV de Nova Zelândia afirmando que seu “adereço religioso” não transgride nenhuma lei. “Estou cumprindo todos os aspectos da legislação do país para carteira de motorista”, disse. “Estou apenas usando os mesmos privilégios concedidos àqueles que afirmar acreditar em um homem mágico do céu.”

O estudante Eddie Jonathan Castillo, da Texas Tech University, reivindica ter sido a primeira pessoa nos Estados Unidos a usar o chapéu "pasteriano" na foto de sua carteira provisória de identidade, em agosto de 2013.

Um pouco antes, em meados daquele ano, o theco Lukas Novy já tinha obtido seu documento de identidade com o irreverente chapéu.

Schaeffer assume cargo em comissão de Promfret (EUA)
Com informação e fotos do 3New  e Daily Mail, entre outras fontes.





Igreja do arquivo compartilhado da Suécia quer isenção fiscal
agosto de 2012


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...