Pular para o conteúdo principal

Justiça australiana acusa bispo por abuso contra estudante

Max Davis é o primeiro bispo do país suspeito da prática de pedofilia

do Religión Digital

A justiça australiana acusou o bispo Max Davis, que lidera uma diocese militar da Igreja Católica na Austrália, por supostos abusos sexuais contra menores de idade, cometidos em 1969, conforme informou hoje a imprensa local.

Davis é o clérigo do mais alto escalão da Igreja Católica e o primeiro bispo acusado por pedofilia na Austrália, como aponta a emissora local ABC.

Ao bispo, que nega as acusações, são feitas acusações de ter abusado sexualmente de um estudante quando ensinava no colégio St. Benedict na região de New Norcia, a noroeste da cidade de Perth.

Quando o incidente supostamente ocorreu, Davis ainda não havia sido ordenado sacerdote, como informou ontem a noite um comunicado a Ordem Católica Militar da Austrália.

O bispo australiano deixará de exercer todas as suas funções dentro da Igreja Católica enquanto o caso é resolvido nos tribunais.

Davis foi ordenado sacerdote em 1971 e se tornou no primeiro bispo militar, cargo que assumiu em 2003, e serviu as Forças Armadas do país, de acordo com as fontes religiosas.

Não é o primeiro caso de pedofilia cometido no interior da Igreja Católica da Austrália que, em 2012, reconheceu 620 casos de abusos sexuais contra menores cometidos por sacerdotes desde 1930 no país.

Também em 2012, a Polícia de Nova Gales do Sul acusou a igreja de encobrir estes delitos, assim como de buscar silenciar as investigações e de destruir provas cruciais para evitar processos judiciais.

O escândalo levou a criação de uma comissão de investigação sobre as repostas institucionais frente os abusos contra menores cometidos em instituições sociais, religiosas e públicas, que deveriam apresentar suas conclusões em dezembro de 2014.





Padre é acusado de masturbar crianças de seminário
setembro de 2013


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)