Pular para o conteúdo principal

Papa compara abuso sexual à (inofensiva) missa negra



Em missa negra
não há estupro
de crianças
O papa Francisco fez uma comparação inadequada ao dizer que a existência de padres que abusam sexualmente de criança é tão grave quanto a celebração de “missa negra”.

O incomodo que a “missa negra” celebrada por seitas satânicas pode causar é ferir a sensibilidade de religiosos que levam a sério essa bobagem.

A missa negra inverte a missa católica (profana a hóstia, por exemplo), mas no “clero de sacerdotes satânicos”, por assim dizer, a pedofilia não é uma prática recorrente.

Na segunda-feira, Francisco disse a jornalistas que seu propósito é tratar os casos de pedofilia de padre com “tolerância zero”, porque se trata de “um crime muito grave”.

“Quando um sacerdote submete uma criança a abusos, é como se o padre celebrasse uma ‘missa negra’ como parte de um ritual satânico”, disse.

O discurso do papa faz sentido para o “público interno”, para os sacerdotes, para os quais a celebração de missa negra é uma blasfêmia. Mas não para a sociedade em geral, leiga, para a qual, objetivamente, os sacerdotes da “missa negra” não estupram criança, mas padres católicos, sim.

Nos Estados Unidos, a repercussão da afirmação de Francisco foi mais forte porque recentemente a Harvard Extension Cultural Studies Club causou polêmica por ter decidido patrocinar uma “missa negra” no campus de Harvard pelo Templo Satânico de Nova York. Ia se tratar de um evento cultural dentro de uma proposta acadêmica de abordar aspectos de uma tradição marginalizada e pouco ortodoxa. O repúdio de cristãos foi tão enfático, que a “missa” teve ser cancelada.

O capelão Greg Epstein foi um dos que se opuseram à missa negra em Harvard. Mas até ele não gostou da associação feita por Francisco.

“[...] tal afirmação [do papa] é terrível e ofensiva, porque você não pode comparar abusos de direitos humanos a um episódio recente de ativismo satírico equivocado. Não é parecido nem um pouco. [A pedofilia] é muito, muito pior.”

Com informação das agências.



Francisco repete Bento 16 ao alertar contra ‘ateísmo prático’

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová