Pular para o conteúdo principal

Mata Atlântica e suicídio de escrava impressionaram Darwin

Naturalista da teoria da evolução passou por Maricá em abril de 1832
do site Maricá Info

O naturalista inglês Charles Darvin, autor da revolucionária teoria da evolução das espécies, passou pelo local onde hoje é a cidade de Maricá (RJ) no dia 8 de abril de 1832, quando, após percorrer a região de Praia Grande, atual Niterói, parou para o almoço por volta das 12h em “Ithacaia”, na Fazenda Itaocaia, tombada em 2013 pela Prefeitura Municipal.

Lá, aquele que seria um dos principais cientistas da história, presenciou a morte de uma escrava que se suicidou pulando da Pedra de Itaocaia após ter jogado a filha do fazendeiro no tacho de melado, por vingança e ciúme.

Após o almoço na fazenda, fundada pelos monges beneditinos no século XVIII, Darwin passou pela região de Itaipuaçu e pela Restinga de Maricá, pesquisando a biodiversidade da Mata Atlântica.

Darwin tinha 22 ano — era desconhecido. Ele tinha partido numa viagem ao redor do mundo que duraria cinco anos a bordo do navio H. M. S. Beagle, numa aventura que mudou a história da ciência e da humanidade. Segundo estudiosos, a passagem de Darwin por Maricá teve inigualável importância para a criação da Teoria da Evolução das Espécies.

“Toda a teoria da evolução se inicia no Rio de Janeiro. É aqui que ele começa a despertar, onde acontece o seu primeiro contato com a biodiversidade da Mata Atlântica”, afirma Evandro Sathler, coordenador do Caminho Darwin, localizado no Parque Estadual da Serra da Tirica, que corta as cidades de Niterói e Maricá. Trata-se de um projeto que busca revitalizar o percurso por onde Darwin andou, em 1832.

O impacto causado pela trilha na Serra da Tiririca não é um exagero de Evandro. Faz parte dos relatos do próprio Darwin: “Depois de passarmos por alguns campos cultivados, entramos numa floresta cuja magnificência não podia ser superada”. 

Para as professoras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Martha Abreu e Sandra Escovedo Selles, “a descrição da Serra da Tiririca é explícita”. Com a ajuda de mapas do século 19 e da leitura dos diários de Darwin elas conseguiram localizar, em 2000, o caminho dentro do Parque por onde o naturalista passou.

O naturalista inglês catalogou um número enorme de espécimes na Restinga de Maricá, muitos dos quais novos para a ciência. Isso estabeleceu a sua reputação e fez dele um dos precursores do campo da ecologia, em especial a biocenose, ao ressaltar a importância da relação de vida em comum dos seres que habitam determinada região.

As beachrocks (rochas de praia) de Jaconé foram descritas por Charles Darwin no dia 9 de abril de 1832, um dia após passar pela Serra da Tiririca. São rochas formadas pela cimentação de sedimentos que possuem grande importância para a história do planeta, tendo vestígios do homem de aproximadamente 4.000 anos.

De acordo com estudo feito por docentes da UFRJ e da UFF, publicado na Revista Brasileira de Geociências, o local é descrito como de inegável o enquadramento destas rochas como patrimônio geológico, seja pela sua importância histórica e cultural, seja pelas suas informações geológicas. 

Tal estudo conclui que o sítio das rochas tem importância internacional e valor científico, cultural, didático e ecológico.






1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, diz estudo
abril de 2011


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas