segunda-feira, 21 de abril de 2014

Intelectuais dizem a ministro que Grã-Bretanha não é cristã

David Cameron
Primeiro-ministro Cameron tem
feito discursos com apelo religioso 
Intelectuais, cientistas e escritores publicaram uma carta no Daily Telegraph onde pedem ao primeiro-ministro David Cameron (foto) que pare de dizer que a Grã-Bretanha é cristã, embora constitucionalmente o país ainda esteja ligado à Igreja Anglicana.

“Respeitamos o direito do primeiro-ministro de ter suas crenças religiosas e o fato de que isso afeta sua própria vida como político, mas nos opomos à caracterização que ele faz de que o país é cristão”, diz a carta. “[Isso tem] consequências negativas para a política e a sociedade.”

Afirmaram que a Grã-Bretanha é uma “sociedade plural constituída por pessoas não religiosas, na maioria”.

O grupo de intelectuais é formado por 55 personalidades, entre elas o cientista vencedor do prêmio Nobel John Sulston.

Cameron tem feito pronunciamentos evocando a (suposta) virtude de o país ser cristão.

Recentemente, por exemplo, ele disse que os britânicos, em vez de se sentirem cada vez mais seculares, “deveriam ser mais confiantes sobre nosso status como um país cristão, deveriam ser mais ambiciosas em expandir o papel das organizações baseadas na fé, e, francamente, mais evangélicas sobre a fé que nos leva a chegar lá e fazer uma diferença em nossa vida”.

A carta destacou que esse tipo de discurso do líder conservador “alimenta desnecessariamente debates sectários que não estão presentes nas vidas da maior parte dos britânicos, que não querem que religiões ou identidades religiosas sejam priorizadas por seus governos eleitos".

De acordo com o censo de 2011, o número de pessoas na Inglaterra e no País de Gales que declararam cristãs caiu de 72% para 59%, o que deu 33,2 milhões. Os sem religião totalizaram 14 milhões.

Com informação das agências.





Grã-Bretanha libera filme das fantasias de santa com Jesus
fevereiro de 2012


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...