Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rabino passa herpes a bebê no ritual da sucção de circuncisão

Rabino suga pênis do bebê
 como parte da confirmação
 da aliança com Deus
Um rabino ultraortodoxo de Nova Iorque (EUA) infectou com herpes um bebê durante o ritual da circuncisão, que consiste em rasgar com a unha o prepúcio da criança e sugar (com a boca) o sangue da ferida. A informação é do The Jewish Daily.

Para os mohels (rabinos que celebram esse ritual), a sucção do sangue do pênis do bebê faz parte da tradição religiosa da confirmação da aliança com Deus. Trata-se de uma prática principalmente dos seguidores das seitas hassídicas. Em rituais com bebês de judeus menos tradicionais, a sucção é feita com instrumento médico esterilizado.

O HSV-1 é o nome do vírus da herpes. Ele pode matar bebê ou deixá-lo com sequelas, como danos no cérebro.

Para críticos das religiões, como Cristopher Hitchens (1948-2011), há uma forte conotação sexual no ritual.

O Departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova Iorque informou que o bebê contaminado começou a ser tratado por médicos somente cinco após a circuncisão. Não há informação sua condição atual.

Desde 2000, houve nos Estados Unidos pelo menos o registro de 14 casos de contaminação por intermédio do metzitzah b'peh ou MBP (nome do ritual). Essas ocorrências incluem duas mortes e danos cerebrais em duas crianças.

Em 2012, o Conselho Municipal de Saúde da Nova Iorque tomou a decisão de proibir a sucção de pênis de bebê, mas teve de recuar diante da forte reação dos ultraortodoxos.

O grupo de judeus unidos da América recorreu à Justiça contra a proibição, sob a alegação de que o direito à religião e o da liberdade de expressão estavam sendo violados.

Por fim, a comissão acabou concordando com a realização do ritual, desde que os pais assumissem por escrito os riscos de contaminação, com a expedição de uma autorização para o procedimento.

O Departamento de Saúde não soube informar se os pais do bebê agora contaminado tinham providenciado essa autorização.

 Com informação do The Jewish Daily, entre outras fontes.





Ritual da circuncisão precisa de autorização dos pais, decide NY
setembro de 2013

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...