Pular para o conteúdo principal

Manaus quer livrar templos de licenciamento ambiental



Em regime de urgência, o prefeito em exercício de Manaus (AM), vereador Bosco Saraiva (PSDB), na foto,  enviou ao final de 2013 à Câmara Municipal proposta para dispensar obras de novos templos religiosos da apresentação de licenciamento ambiental. Se aprovada, a medida valerá também para construtoras e pontos de venda de gás GLP.

De acordo com o projeto assinado por Saraiva, atividades de “reduzido potencial poluidor e degradador” serão dispensadas de ter o documento ambiental.

Decisão de  
Saraiva privilegia
tempos religiosos 
A prefeitura informou que serão apenas os escritórios das construtoras que não precisaram mais do licenciamento e que, portanto, a medida não vale para os empreendimentos para os quais são contratadas.

Ainda não há previsão da data em que o projeto será levado ao plenário para votação.

O jornal Em Tempo acusou o governo de se render aos vereadores porta-vozes das igrejas, promovendo um atentado ao Estado laico brasileiro.

Em Tempo foi irônico: “Essas construções [das igrejas], pobrezinhas, coitadas, como quiseram promover, são ofensivas de ocupação de mais territórios, estimuladas pela política de metas (acumulação primitiva do capital) das grandes denominações: os fiéis são obrigados a provar que podem criar pirâmides egípcias em nome de Jesus”.

No Amazonas, as religiões tem influenciado a política e a administração pública cada vez mais.

Em dezembro, o CME (Conselho Estadual de Educação) divulgou resolução com normas para a admissão de professores de religião.

O sociólogo Marcelo Seráfico, professor da Universidade Federal do Amazonas, disse ser um absurdo o Estado propor uma disciplina de ensino religioso. “A escola deveria ser laica”, disse.

Para Em Tempo, as igrejas estão demonstrando que querem terceirizar a catequese. Observou que quem vai pagar os serviços de catequização é o contribuinte, que não “tem nenhuma obrigação de resolver os problemas dessas embaixadas dos deuses aqui na terra”.

Com informação de A Crítica, entre outras fontes.



Deputado quer dinheiro do FGTS para construção de templos


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores