Pular para o conteúdo principal

Vaticano veta exposição de fotos de beijo de gays em igrejas

O artista espanhol Gonzalo Orquín fez as
fotos com voluntários gays e héteros
Recentemente, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC) mandou prender duas lésbicas por estarem se beijando durante o culto.

O Vaticano fez algo semelhante: proibiu que a Galleria L’Opera, de Roma, expusesse quadros do espanhol Gonzalo Orquín com fotos de beijo de casais gays dentro de igrejas locais. A galeria acatou o veto.

O próprio Orquín concordou em não expor seus quadros. “Eu conversei com meus advogados e, por razões de segurança, desistimos da exposição”, disse. Ele temeu haver algum tipo de retaliação violenta por parte de católicos.

A galeria e o artista foram advertidos pelo Vicariato de Roma, uma entidade do Vaticano, de que a Igreja é contra a exposição cujo cenário são suas igrejas.

Claudio Tanturri, porta-voz do Vicariato, disse que as fotos são uma afronta a fé dos católicos. Falou que, além disso, o direito constitucional italiano protege o “sentimento religioso dos fieis e os lugares de culto”.

Orquín, que é católico, disse que as fotos foram feitas com casais voluntários homossexuais e heterossexuais.

"Nós tirávamos as fotos no altar e fugíamos”, disse. “Foi um trabalho parecido com um flash mob (mobilização instantânea de pessoas para terminada ações). Em algumas vezes tivemos que sair, pois havia um povo de oração. Não foi fácil", disse o artista.

Com informação das agências.





Feliciano manda prender garotas por beijo em culto
setembro de 2013

Religião contra liberdade de expressão


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor