Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bento 16 diz que Dawkins é autor de ‘ficção científica’

Bento 16 fez pela primeira vez referência
direita ao militante ateu Dawkins
O papa emérito Bento 16 (foto), 86, afirmou que o britânico Richard Dawkins (foto), 72, conhecido biólogo evolucionista e militante ateu, demonstrou, com livro “O Gene Egoísta”, ser um exemplo clássico de “ficção científica”.

Publicado em 1976, no livro, o seu primeiro, Dawkins apresentou a evolução das espécies da perspectiva do gene. Ele defendeu, em resumo, que o organismo é uma “máquina de sobrevivência” do gene, cujo objetivo é se replicar. Foi nesse livro que Dawkins cunhou a palavra “meme” para designar a unidade básica da memória ou de conhecimento que uma pessoa transfere para outra.

A afirmação de Bento 16 sobre Dawkins foi feita em uma carta que o papa enviou ao matemático ateu Piergiorgio Odifreddi em resposta ao livro deste onde diz que a teologia é uma “ficção científica”.

O papa elogiou o livro de Odifreddi pelo esforço de ele em manter um diálogo aberto e franco com a fé católica e disse que a função da teologia é manter a religião conectada com a razão.

Foi quando o papa aproveitou para alfinetar o biólogo: “Além disso, ficção científica existe na esfera de muitas ciências... “O Gene Egoísta” , de Richard Dawkins, é um exemplo clássico de ficção científica".

Na carta, o papa emérito nega uma acusação de Odifreddi de que ele, Bento 16, foi condescendente para com os casos de padres pedófilos.

Desde que abandonou seu pontificado, é a primeira vez que Bento 16 se manifesta publicamente. É também a primeira vez que ele faz uma referência direta a Dawkins, cujo livro “Deus — um delírio” contribuiu para o surgimento de uma nova geração de ateus.

Dawkins sempre bateu duro em Bento 16. Em abril de 2010, quando o papa visitou o Reino Unido, o ateu ameaçou entrar na Justiça com pedido de prisão de Bento 16 sob a acusação de crime contra a humanidade.

No mesmo ano, Dawkins escreveu no Washington Post: “[Bento 16] é um velho vilão lascivo em um vestido que passou décadas conspirando por trás de portas fechadas para obter o cargo que agora ocupa”.

Com informação da carta do Bento 16 e deste blog.




Dawkins mostra na TV como a razão pode substituir a religião outubro de 2012 Richard Dawkins


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...