Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

sábado, 1 de junho de 2013

Cidade americana terá monumento ao ateísmo

Essa estrutura ficará a poucos metros
de monumento aos Dez Mandamentos
Com cerca de 6 mil habitantes, Starke, na Flórida, no Condado de Bradford, é a primeira cidade dos EUA a ter um monumento ao ateísmo em espaço público.

A estrutura de 4 metros de altura que servirá de uma “perna” a um banco será inaugurada defronte do prédio da Justiça e a cinco metros de um monumento aos Dez Mandamentos patrocinado por um grupo de cristãos.

“Gostaríamos que não houvesse monumento para coisa alguma, mas, se eles [cristãos] podem ter um dedicado aos Dez Mandamentos, nós também podemos ter o nosso”, disse Ken Loukinen, diretor regional da Ateus Americanos, que é a associação que projetou a estrutura.

Os ateus queriam a demolição do monumento cristão sob o argumento de que o Estado é laico, mas o que conseguiram foi um acordo judicial para que erigissem a sua própria homenagem aos descrentes.

A Fundação Freethought Stiefel, do grupo liderado pelo milionário ateu Todd Stiefel,assumiu o custo do monumento ateísta de US$ 6.000 (cerca de R$ 12.000).

A estrutura terá citações relacionadas ao secularismo de Thomas Jefferson, Benjamin Franklin e de outras personalidades e do Tratado de Tripoli (1796), que diz: “O governo dos Estados Unidos não está em nenhum sentido fundado na religião cristã”.

A estrutura ateísta também terá uma citação bíblica, Deuteronômio 13:10, que mostra a violência pregada pelo livro sagrado dos cristãos ("E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.")

No entendimento da prefeitura, de acordo com sua defesa na Justiça, o monumento aos Dez Mandamentos não significa que a municipalidade esteja patrocinando uma religião.

Pela lógica desse argumento, ela teve de concordar com a construção da estrutura ateísta, que igualmente não poderá ser evocada como endosso oficial ao ponto de vista dos céticos.

Os ateus americanos têm se empenhado em abolir do espaço público símbolos religiosos, mas, nessa luta, não pretendem pedir a construção de novos monumentos em homenagem ao seu ideário.





Com informação e foto do Huffington Post.

BBC Brasil destaca empenho da Atea na defesa da laicidade
fevereiro de 2013

Ateísmo

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...