Pular para o conteúdo principal

Justiça manda Universal devolver R$ 74,3 mil a fiel

Igreja alegou que doação que sai
do sustento do fiel é mais significativa
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou a sentença de primeira instância que condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a devolver R$ 74,3 mil a uma fiel que se arrependeu de ter feito tal doação. Não cabe mais recurso jurídico.

De acordo com os autos, a fiel disse ter sido pressionada em 2003 por um pastor a fazer a doação para que pudesse enfrentar na época um processo de separação judicial. Ela já pagava dízimo regularmente. O pastor sumiu da igreja após a doação.

A fiel recorreu à Justiça em 2010 porque se arrependeu da doação por ter perdido do emprego e ficado na miséria e caído em depressão.

A Universal negou que as dificuldades financeiras da fiel fossem consequência da doação. Ainda assim ela se defendeu com o argumento de que “a Bíblia prevê a oferenda a Deus em inúmeras passagens, destacando, na passagem da viúva pobre, que doar tirando do próprio sustento é um gesto de fé muito mais significativo”.

Na condenação de primeira instância, a Justiça destacou fato de a fiel ter dificuldade até mesmo para a compra de alimentos. Concluiu que a sobrevivência e a dignidade da fiel estão protegidas pelo artigo 548 do Código Civil, que determina a anulação de “doação de todos os bens sem reserva sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador”.





Com informação das agências.

TJ-RS condena Iurd por ter coagido bipolar a pagar dízimo
fevereiro de 2011


Comentários

Anônimo disse…
A culpa foi dela me desculpa..... mas quem brinca com fogo que se queimar simples assim..agora ela poderia usar a internet para abrir os olhos de outros para nao cair na mesma armadilha ue ela.
Anônimo disse…
Justiça está errada! Devia obrigar a doar mais, só pra aprender a deixar de ser trouxa!!
Vinicius disse…
O pior é usarem a Bíblia como argumento jurídico...
Anônimo disse…
pessoas que são enganadas que entre em massa na justiça contra essas igrejas para terem seu dinheiro de volta.

Engraçado a bíblia diz que o deus judaico amaldiçoou o homem a ter dinheiro através do suor e do trabalho , quer dizer trabalho é maldição, vai ver no paraíso as coisas já apareciam prontinhas e servida por anjinhos castos.. Mais agora o deus judaico quer dinheiro que é fruto de sua maldição hahaha

e outra se o deus judaico quer enriquecer as pessoas é mais fácil ele fazer chover dinheiro. Afinal isto seria condizente à sua vontade. Ou ele não tem vontade.
HitBoxMaster disse…
Passo pra frente. Esperem pelos dois passos pra trás.
Só tem otários mesmo, Sustentar Edir Macedo ou qualquet outro pastor é coisa de otário mesmo, Jesus sentava na pedra e quem gostava de dinheiro era Judas e a Bíblia foi escrita pelo HOMEM, e não por Jesus. Não é atoa que 99% dos Evangélicos são ignorantes de Pai e Mãe.
Anônimo disse…
Comparem este post de agora com o post em que o Malafaia defende a boa remuneração dos pastores. Vejam como os dois se encaixam perfeitamente. Pela ótica das lideranças evangélicas, os pastores têm de ganhar bem, enquanto os fiéis devem tirar o dinheiro do próprio sustento para fazer ofertas. Ou seja, a riqueza dos primeiros deve ser assegurada pela penúria dos últimos. Não é um equilíbrio perfeito?

carlosqevedo disse…
Parece que reclamar com o deus invisível dos judeus que foi enganada pelo pastor não adiantou muito né? Que bom que existe a justiça criada pelos homens, ainda que porca em várias ocasiões ainda é o melhor que nós podemos fazer. Deus não existe é apenas um delírio, que não raras vezes, enche os hospícios da vida... Caiam na real amigos evanjegues, deixem de se estribar numa mentira medieval, voces não vão morrer se aprenderem a confiar em si próprios, deixem de ser massa de manobra, QUEM PRECISA DE PASTOR PARA VIVER, SÓ PODE TER CÉREBRO DE OVELHA (Marília Gabriela).
Anônimo disse…
Argumento exclarecedor, a riqueza de uns mantida pela penuria de outros.Bem sacado.
dimitrik disse…
Eu acho que se a idiota doou dinheiro para esses bandidos, azar o dela...
Anônimo disse…
O devoto da tudo que tem, a troco de algum milagre. Quanto mais doer mais valido é o pedido. Este estelionato ainda é pior do que aquele no qual o caipira compra o viaduto do cha.
Mario Antonio Gama disse…
O cancer Universal,não tem limites,matou 18 em Angola e sabe lá quantos feridos que ficaram com sequelas, que fazem juz a uma idenização.As tais Catedrais não atendem normas de segurança,os alvarás são conseguidos através da pressão políticas dos pastores da quadrilha que são vereadores ou deputadosque e vendem apoio ao governo muitas vezes em troca de propaganda para a Record ou uma das milhares rádios do bando.A organização criminosa começa a sofrer revés em várias situações:Condenada no mensalão através do Rodrigues um dos fundadores da IURD.Semelhante a fiel do Post, muitas são os lesados que estão recebendo devolta o dinheiro e pertences roubados sob ameaça e coação.Os templos Cassino da Fé estão vaziossão, a concorrência de outros bandos está forte; ex-pastores que após anos mantidos em regime de escravidão,estão ganhando idenizações na justiça do trabalho;As quadrilhas decobriram que o dinheiro está com a universal e assim os assaltos são frequentes;O tal macedo está morando em Portugal por existe uma investigação séria nos EUA, em breve sairá um mandado de prisão internacional e macedão terá que viver como Maluf sem sair do Brasil, aquí as centenas de investigações estão paradas ou andam muito lentamente.A mídia calada.Apenas esse Paulo Lopes não deixa macedão e sua banda continuar praticando todos os artigos do código penal.Dizem que nas fogueiras santas ouve-se os autodenominados pastores e bispos gritarem"queima Paulo" "sai do macedo e não volte nunca mais"
Anônimo disse…
Vinicius, queria que usaseem o que?
Almanaque Fontoura?
Humm, o Almanaque Fontoura tem mais verdades que a Bíblia.
Desculpe-me foi mal.

Sérgio
Anônimo disse…
Esse é o tipo de pensamento de quem acha o estuprador vitima da sensualidade da mulher.
Anônimo disse…
É... e a culpa do estupro é da mulher, né?
Anônimo disse…
"No final, religião se resume nisso:

A consumação de uma mentira, aliada ao desejo de ser enganado por ela."


De um lado o crente, negando a realidade a todo custo, inclusive mentindo para si mesmo.

Do outro, alguém oferecendo justamente o que o crente quer: Soluções mágicas e com o mínimo de esforço.

Simples assim; um merece o outro.

Solução? Conhecimento, educação...
Anônimo disse…
Que idiotice cara, comparar estrupo com isso. é só pensar um pouco caralho.
Anônimo disse…
se pais de santo vão preso e tem que devolver o dinheiro , é justo que pastores também vão preso e devolvam o dinheiro por aqueles que se sentiram lesados enganados.
Anônimo disse…
cade a rapaziada da universal..para defender...a blibia de fato e uma arma poderosa para ser utilizada em fracos e desesperados....
Anônimo disse…
Deus eu oro para que o Senhor venha perdoa eles por que ele não sabe o que fala...da tua Santa obra.
Mais eu quero que cada um deles venha colher tudo que esta prantando com a sua obra PAI...
Anônimo disse…
Pai, mãe, vô, vó....etc..etc..o povo burro!!!
Anônimo disse…
Ta ai, gostei também...a riqueza de uns, sustentado pela penúria de outros!..bem sacado mesmo!
Anônimo disse…
Você é a resposta e a razão da existência de tantas igrejas assim. Ignorância, analfabitismo e a falta de cultura.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová