Pular para o conteúdo principal

Igreja Católica muda ou acaba, afirma teólogo Mário França

Igreja está desgastada por ser
centralizada, disse França
Se a Igreja Católica não mudar, se, por exemplo, continuar a condenar a homossexualidade, a camisinha e os contraceptivos e impedir o casamento de padres, ela vai acabar. Essa é a opinião do teólogo Mário França, 76, professor da PUC-Rio e ex-integrante da Comissão Teológica do Vaticano, onde permaneceu por 11 anos.

Em entrevista ao jornal “O Globo”, França defendeu o surgimento de uma nova Igreja que esteja sob o controle dos laicos, e não tanto como é hoje, dominada pela hierarquia e ortodoxias de Roma — uma estrutura que representa uma “traição” à Igreja primitiva.

“A Igreja não pode excluir, tem de atender a todo mundo”, afirmou. “Todos são iguais, não tem homem, mulher, judeu, gentio ou escravo e senhor”.

Ele afirmou que o laicado perdeu importância quando a Igreja adotou uma estrutura monárquica, copiando um pouco o império romano. “Foi consequência da chegada dos príncipes, que começaram a nomear parentes para tomar conta das muitas propriedades da Igreja”, disse. “Era preciso estruturar ou tudo ia ficar na mão de famílias poderosas, nobres.”

Com isso, o que ocorreu, segundo ele, é que a Igreja ficou identificada com seus bispos e padres, o que é errado. “Todo católico tem o direito de formar um grupo com o qual a hierarquia não pode se meter”, disse.

França reconheceu que as mudanças na Igreja ocorrem com lentidão porque “não se mexe da noite para o dia com 1,2 bilhão de pessoas”, que é o número de católicos. “Não se podem criar traumas, as pessoas têm mentalidades muito diversas.”

Ele lembrou que houve um tempo em que os missionários ficavam em dúvidas se deveriam batizar os negros porque não sabiam se eram seres humanos ou animais. “Muita coisa que achamos normal hoje, daqui a 50 anos será considerada intolerável”, disse.

“Os laicos vão obrigar a Igreja a criar um espaço de debate público, que não existe, porque, “a qualquer problema, corre-se para o bispo.”

“A Igreja do futuro vai ser predominantemente leiga ou então não vai aguentar.”





Com informação de O Globo.

Igreja na Europa só sobreviverá com evangelização, diz bispo
fevereiro de 2013

Shermer afirma haver avanço das democracias laicas
novembro de 2012

Secularização é o fim de um processo de quase 2.000 anos
janeiro de 2013

Secularização

Comentários

Anônimo disse…
Utopia...
ighorteixeira disse…
Na ultima frase: Leiga ou Laica??
Fernando disse…
Por mim, podia acabar com todas as religiões, com toda crença inútil e imbecilizada que o homem inventou.
Anônimo disse…
Torcer pela mudança.

A igreja católica, como está, é uma instituição podre, mas, nem de perto tão podre quanto igrejas como a assembléia de deus, adventistas ou mórmons podem vir a se tornar, se se tornarem a religião dominante.
Anônimo disse…
Prefiro que acabe. Na verdade se ele mudar será uma forma de acabar. Será outra igreja após dois mil anos de dominação e violência.
Paulo Lopes disse…
Ele disse leiga, de leigos, de não sacerdotes.
Anônimo disse…
Sem dúvida, as vítimas de padres pedófilos agradeceriam o fim da igreja católica. Junior
Anônimo disse…
Agora eles vão se concentrar na Rússia, lá poderão roubar e ser pedófilos por muito tempo ainda.
Deletado disse…
Se a igreja católica aceitar uso de camisinha, homossexualidade, contraceptivos e casamento de padres, então já não mais será a igreja católica, mas outra igreja, ainda que sob a denominação de católica. Eu penso que ainda que a igreja católica continue como está ela não acabará, uma vez que os católicos são os que menos levam a religião (no sentido de ter um credo) a sério... percebam, qualquer pessoa que não é nada, ao ser indagada, diz que é católica, completando que não é praticante, como se fosse possível SER algo e não praticar o SER. Então é sem ser, estranho não?! Além disso, grande parte dos que se dizem católicos sequer leu a tão venerada bíblia... defendem um livro, que adjetivam de sagrado, sem ao menos conhecê-lo. No mais, a igreja católica, assim como as demais, são apenas negócios, empreendimentos financeiros que vendem alienação reconfortante aos parvos.
paulo disse…
o mordenismo que entra onde não pode a Igreja tem que serguiir os passos de Cristo,o estado laico tem que entender o Jesus Cristo é maior em nossas vidas.
o mundo tem que se adapitar a Igreja não a Igreja se adapitar ao mundo perdido
a Igreja já mais se acabarar fiquem na vontade.
marcelo disse…
isso sim é utópico.
Anônimo disse…
paulopes eu vi um comentário em outro lugar que me chamou a atenção, é sobre uma igreja que não tem nem templo, mais tem programa na tv e que o pastor só pede dinheiro e mais dinheiro, eu vejo nisto igreja de fachada para lavagem de dinheiro e para financiar campanhas políticas, nos estamos mais espertos que a polícia federal..ou será que eles da pf só estão esperando ordens lá de cima pra agir, ou será que já estão agindo silenciosamente e um dia esta bomba vai explodir , e vamos ver até CPIs contra essas igrejas.
s disse…
que acabe logo!! mas, antes poderia devolver toda a riqueza saqueada da américa latina, ásia e áfrica.
Anônimo disse…

Por mim, podia acabar com todas as religiões, com toda crença inútil e imbecilizada que o homem inventou. [2]

Miriam, católica de valores disse…
mais como a Igreja vai mudar se ela segue os ensinamentos da Bíblia?

a Igreja só tem como mudar uns posicionamentos se Deus mudar a Bíblia, caso contrario nao vai mudar nada, e é impossível

a Igreja só vai mudar se a opinião de Deus mudar, mais ela não muda

então nao adianta querer mudar uma cultura tão popular, que não pode ser mudada

é exagero dizer que vai acabar a Igreja sempre vai ter fiéis, nao importa, os verdadeiros devotos ficam ate o fim
Anônimo disse…
O teológo só está errado em acreditar que a igreja pode necessariamente mudar para ser mais progressiva para sobreviver; ela pode justamente fazer o contrário: se tornar ainda mais retrógada e moralista. Afinal os talecrentes fazem isso e está fazendo o maior sucesso.

Um bom exemplo é a renovação carismática, a versão católica do neopentencostealismo, que inclusive adota a teologia da prosperidade dos crentelhos.

A igreja católica sempre vai atras das tendencias. No século XVI pra fazer frente a reforma protestante, fez a contra-reforma, se adaptando aos novos tempos, ou seja, seguindo a tendencia das RELIGIÕES que surgiam na época.
Anônimo disse…
Bem lembrado por um anônimo aí em cima, se ela acabar as pessoas correrão para outras religiões podres.
O problema é a crença.
Se acaba a cocaína, o viciado vai pro crack.
Por isso vale a pena falar sobre religião com as pessoas, o ateísmo é um bom caminho para pessoas boas ainda presas a religões.
Nada temos a perder sendo ateus, a não ser que se leve em conta as ameaças feitas pelos religiosos e seu deus decadente... infame, cruel, infanticida, e por aí vai. Junior
Fernando disse…
A "igreja" Católica em toda a sua história em nada contribui para o Reino de Deus. Essa é a função da Igreja, contribuir para a salvação das almas. Mesmo que aparentemente condene alguns pecados estímula o povo a cometer outros como a idolatria, e pior, o apoio a uma imagem de escultura do próprio Deus (pai eterno) condenado explicitamente em romanos capitulo 1. Sem falar em missas, reza pelos mortos, purgatório, sincretismo religioso, ecomenismo etc...

Verdadeiramente não me causará espanto se a "igreja" socumbir a pressão e aceitar a homossexualidade pois nunca trabalhou para o Reino de Deus.

Ela não acabará , se adequará as pressões porque será conveniente ao seu senhor.
Anônimo disse…
o grande imperio catalico nao vai acabar infelizmente,nem as outras vao,enquanto houver ensino de baixa qualidade,leis superficiais,corrupçao.....,havera pessoas que segue segamente esse tipo de ideia crianda pelo homem chamada (religiao).

hoje pelo menos temos liberdade de falar e agir,antigamente pessoas como nos seriamos castigados de alguma forma (em nome de deus),o legal da vida é defendermos as nossas teses e ideias por mais louca que seja,cada um tem o seu ponto de vista,isso é otimo porque ja pensou se todos fossem iguais com as mesmas ideias e atitudes.

quando um homem deixa de duvidar ele deixa de existir,e passa a ser um zumbi alienado.
Anônimo disse…
Profecia contra a Igreja Católica e o resumo de suas obras.

E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.

E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável.

Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.

E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

Tornai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber, dai-lhe a ela em dobro.

Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.

Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.

E os reis da terra, que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;

Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.

E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias:

Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;

E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens.

E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás.

Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando,

E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.

E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe;

E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade?

E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.

Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.

E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.

E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;

E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias.

E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.
Apocalipse 18.
Anônimo disse…
"Ou a Igreja muda, ou acaba" Agora saibam vocês que não é de hoje que esse avivamento de tais 'esperanças' e 'achismos' sobre a Igreja Católica permanece sempre que vem um novo papa(pra vocês verem como apenas um papa mexe com todo o mundo). Por isso eu tenho uma péssima notícia pros que pensam e querem isso: não, a Igreja não vai acabar nunca; e sim, vai continuar no caminho dos ensinamentos de Cristo. O que é que pensam que seja uma igreja? A casa de Deus ou dos fiéis? Sem lógica isso. Achismo não dá em nada meus caros, e o conclave que haverá não é de opinião pública para as lágrimas de vocês. Ela não tem nada de retrógrada quando se trata de estar diante do mundo, disso poucos sabem; o que ninguém sabe é que se a Igreja saísse hoje da Africa por exemplo, esse continente perderia cerca de 60% de estrutura social, incluindo hospitais, escolas, leprosários, etc. Ela foi a inventora do rádio, da tv, da pioneira rede de telecomunicação e muito mais. Se não fosse a tal "retrógrada e moralista" Igreja, nem vossos computadores vocês teriam amigos.
Para as pessoas é preciso estudar profundamente história, e não sair por aí dizendo que a Igreja foi inquisitora(é preciso de documentos afirmando isso, o que de fato não tem), que é retrógrada e moralista, porque pra atacar a maior instituição de CARIDADE do mundo é fácil, fazer e provar o que ela faz é difícil meus caros. Um abraço, e espero que vocês tirem o ódio acumulado em seus corações fechados pra verdade, ah e memorizem esta linda frase de Jesus meus amigos: "Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA Igreja; AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA." (Mateus 16, 18)
Demo disse…
Não é só a igreja, mas toda a religião em geral, que terá de efectuar “actualizações” constantes que se enquadrem na evolução dos tempos modernos, ignorando conceitos e preconceitos edificados na idade média e totalmente desajustados da realidade.

O islamismo em estado regressivo apostou na imposição do medo através do terror, o cristianismo em convulsão apostou, através da seita evangélica (criacionismo) combater a ciência – que cada vez mais explica o que a religião explicava –, enquanto o catolicismo apostou “na moral e bons costumes” dos anos trinta e em proveito próprio.

A religião, ignorando o esforço de sobrevivência diário dos seus adeptos, vive hoje, de promessas e da venda de ilusões a crédito numa vida pós túmulo (acredite, pague e depois logo se verá). A ostentação e os lucros fabulosos dos seus líderes são um sinal de apego a uma nova forma de religião, de amor ao dinheiro, em troca do embuste da existência de imaterialidades.
Demo disse…
Miriam

«… mais como a Igreja vai mudar se ela segue os ensinamentos da Bíblia?»

Acorda, a Bíblia é uma colectânea de textos escritos pelo homem da idade média e que foi emendada, rasurada, censurada e corrigida, por conveniência, ao longo dos tempos para se adaptar aos tempos modernos.

A Bíblia é um livro de doutrina que, em função dos conhecimentos actuais, está ultrapassado e só serve mesmo para ensinar contos e fábulas da idade média.

As histórias do seu livro de culto são só, isso mesmo, histórias.
A divindade do seu Cristo da fé, do seu ungido, foi decidida por voto em Niceia, num Concílio, aonde Constantino escreveu a golpes de espada uma página da história da humanidade.

A religião nasce do medo, da ignorância e da impotência do ser humano que tem uma mente muito frágil e susceptível a alucinações.
Demo disse…
Filho de Abraão

Penso que o seu nome seja uma referência ao deus abraãmico, o deus das três religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo e islamismo) e que foi um legado do povo Hebreu ao mundo no século VII-VI a.C.

«A "igreja" Católica em toda a sua história em nada contribui para o Reino de Deus.»

História da religião não é mesmo o seu forte. A representante oficial do cristianismo foi, é e será (certamente) a igreja católica. Tudo o resto são seitas que evoluíram de cisões dentro da própria igreja e em muitos casos devido ao facto de serem rejeitadas algumas inovações ou até regressões.

«Essa é a função da Igreja, contribuir para a salvação das almas.»

Essa é a essência do embuste. Afinal o que é a alma? Consegue explicar ou vai continuar esperando pela morte para saber ou, não saber.
Demo disse…
Gilberto Ronaldo

Concordo com a primeira parte do seu comentário quando diz que, aceitando o que hoje condena, a igreja deixará de ser a mesma. De certa forma tem razão.

Discordo quando diz: «… os católicos são os que menos levam a religião (no sentido de ter um credo) a sério... » porque folclore não significa mais do que folclore.

Essa história dos cultos e estudo da Bíblia é só conversa… a grande maioria dos crentes não estuda coisa nenhuma, eles, ao aceitarem a autoridade do testemunho alheio, são vítimas por imposição duma interpretação por conveniência. No fundo são vítimas de mentalização ou “lavagem cerebral”… já viu alguém contestar ou questionar os ditos ensinamentos?
Anônimo disse…
Nossa ermão, fiquei até emossionado. Foi e espiritô da vedade qui ti iluminou. Esses ateus filhos de satanais são um sem noção. Tão todos condenados a quima no inferno junto com o coisa ruim. A igreja de nosso senhô jamais vai acabá.
Ateus, renununcie satanais e se convertam para gesus. Alêluia!!!

Ermão em Cristo.
Anônimo disse…
Ô ERMÃO ateu por que se passa por católico anti-ateu? Mas se você é católico, eu lhe peço IRMÃO, estude a língua portuguesa. Você deveria saber que nós não agimos assim, aliás deve saber só que quer causar inverdades das relações dos católicos com os ateus. Tenho puro respeito com os ateus. O que eu coloquei ali em cima não é nada mais que a verdade constatada em fatos, e como diz a frase "Contra fatos não existem argumentos" ta bom? Por favor, seja digno de ser um cidadão de bem e de caráter, seja maduro, seja livre da infantilidade se é que ja saiste dela. Abraço!
Anônimo disse…
ou será que boa parte da pf está vendida e fica num silencio oportuno, fazendo a gente pensar que eles estão investigando pra agir e assim nos acalmando enquanto que na verdade estão é acobertando os religiosos?
Anônimo disse…
O deus que escreveu a sua bíblia se chama Igreja Católica, logo, esse deus pode mudar a Bíblia quando bem entender, independente se as seitas geradas pela Bíblia concordam ou não.
Anônimo disse…
Se a ICAR estiver visando apenas o Terceiro Mundo, então você está certo, afinal, a mentalidade dos povos do terceiro mundo ainda não saiu da Idade Média.
Anônimo disse…
Grórias ao pai!
Anônimo disse…
Filho de Abraão, a Igreja Católica não existe apenas para ensinar contra alguns tipos de pecados. Ela prega, juntamente com os protestantes ou/e evangélicos, a dádiva de Deus ao homem, a Salvação, por meio da fé no Senhor Jesus Cristo, bem como, a obediência a Ele. Falhas do homem neste processo existem, mas, temos Cristo para nos perdoar e ensinar.
Deus sabe que o homem é passível de falhas. Já pensou se Ele não soubesse? Portanto, está enganado quando acha que a igreja nunca trabalhou ou trabalha para o Reino de Deus. Ainda qu a instituição acabasse, restariam os cristãos, aqueles que seguem a Cristo, apesar de tudo. Quanto ao que disse, Demo, a Igreja Católica, de fato, tem uma representatividade diante do mundo, mas, atualmente, não há tanto determinismo. A verdadeira igreja de Cristo não está restrita e limitada por nenhuma instituição eclesiástica oficial humana.



Ludjero R.
Anônimo disse…
Graças a Deus que temos liberdade de expressão! A crença se refere à liberdade de pensamento e deve ser defendida, a todo custo. Não é porque não concordo com o posicionamento dos ateístas, que vou perseguí-los ou discriminá-los. O mesmo se aplica às religiões. O único, porém, é se desrespeitarem as leis do País. No caso, o Brasil.
Anônimo disse…
Só uma coisa: A Inquisição não foi provada??????
Anônimo disse…
Verdades foram ditas.
Lia de Souza disse…
Ele propõe um upgrade do software [dogmas, doutrinas e catecismo (aplicativos)]para preservar o hardware ( propriedades).
Não vai dar certo, não vai rodar...Vai fundir a placa-mãe, só pra começar.
Anônimo disse…
a questão é:quem consiguirá frear o avanço do fanatismo doentio dos evangélicos no brasil?os ateus? espiritas? umbandistas,budistas? acho que nem todos esses juntos consiguiriam.
Anônimo disse…
Paulo Lopes demora tanto pra liberar os comentários que simplesmente desanima qualquer um a manter algum debate.

O jeito é deixar apenas algum comentário clichê, do tipo: "Concordo, religião é o ópio do povo!". Ou "Discordo, vocês ateus são intolerantes e querem destruir a nossa fé."

Amâncio Tourinho.
Anônimo disse…
concordo. é mto chaato esperar horas pra ler as respostas da crentalhada
Anônimo disse…
E eu lhe pergunto: quem aqui disse que não foi? Seria eu um revolucionador do universo histórico pra desmentir o que todos os livros de história repetem a anos sobre a Inquisição? Evidente que não. Desculpa, mas me parece que você não entendeu sobre o que eu afirmei, e se entendeu ainda está com dúvidas, pois o que afirmei foi apenas que não há documentos que comprovem que a Igreja foi inquisitora da forma que se propaga(o próprio Papa João Paulo II concedeu uma pesquisa histórica nos documentos do Vaticano, e o que foi provado, foi bem contrário ao que se pensava ou aliás, se pensa), porque não houve isso, principalmente para uso de ataque contra ela por seus opositores. Eu poderia jogar na cara de todos os protestantes a questão tão abafada da Inquisição Protestante, que de tão secreta, penso que nem você saiba o quanto sanguinária foi, mas pra quê? Ser igual aos opositores em algumas vezes pode ser ridículo. Porque é dessa forma que querem abalar a fé dos fiéis para conseguirem o ouro do silêncio de suas bocas, o esfriamento de sua fé. Mas será que um dia Anônimo, estes argumentos mais que refutados hoje em dia, porém não de forma clara a todos assim como você, vão servir daqui a alguns anos ou décadas? Creio e observo bem calmo que não. Por isso que eu chego a ter em tese que certos ateus ou protestantes, sabem da verdade, mas não querem aceitar ela pra não derrubar suas convicções. Espero que reflita e, não ofenda o próximo por sua religião por pura vaidade. Abraço!
Michelle disse…
Miriam

Quem escreveu a bíblia foi o homem por inspiração própria e não por inspiração divina.

Caso vc não saiba, a bíblia que tu lê hj religiosamente foi editada várias vezes, traduzida de outras línguas,etc. Ela é a cópia da cópia da cópia da cópia...e isso graças à tua querida ICAR.

Com certeza a bíblia que tu tem em casa é completamente diferente da primeira bíblia impressa por Gutenberg na época que ele inventou a prensa móvel.

Os livros da bíblia não estão escritos em pedra, portanto o seu conteúdo pode ser modificado. Foi modificado antes, pode mto bem ser modificado de novo.

>> "a Igreja só vai mudar se a opinião de Deus mudar, mais ela não muda"

Primeiro: deus não existe.
Segundo: é justamente pelo fato de a ICAR ficar parada no tempo - com aquela mentalidade de Idade Média - e se recusar a mudar, a acompanhar as mudanças da sociedade e da época atual que ela perde cada vez mais fiéis.

Se a ICAR continuar estagnada no tempo, ela definhará e deixará de existir (que Thor me ouça, hehehe).

É a ICAR que tem que se adaptar às mudanças da sociedade, não o contrário.

No fim das contas, a ICAR está cavando sua própria cova e será ela que colocará o último prego no próprio caixão.
LEGIÃO disse…
Os "Conservadores" terão esse seu entendimento. Mas os "Reformistas" terão a visão da citada Igreja Primitiva.
Resta saber se o novo Papa será conservador ou reformista. Se conservador, o barco vai continuar a fazer água, até afundar; se reformista, haverá GUERRA.
LEGIÃO disse…
Isso não é certo!
Michelle disse…
Amâncio Tourinho

Desculpa o Paulo Lopes se ele tem uma vida fora da internet e não fica com a bunda grudada na cadeira em frente ao pc 24x7 #sarcasmo.
LEGIÃO disse…
Se a Igreja seguir os passos de Cristo, ela acaba.
Seu xará, Apostolo Paulo, achava que a Igreja devia se adaptar ao Mundo, e não o contrário.
Se o Mundo está perdido, houve uma contribuição de peso da ICAR, ao longo de milênios, para que chegássemos a isto.

E só pra registro, VAI APRENDER A ESCREVER!
LEGIÃO disse…
A Bíblia Católica foi obtida através de um processo, que se pode chamar de BRUXARIA, o SORTES SANCTORUM.
Ná época do CONCÍLIO DE NICÉIA eram muitos livros, incluindo o Evangelho de Pedro, de Maria e de Tomé.
Para selecionar os livros que comporiam o LIVRO SAGRADO, os Bispos colocaram vários desses Evangelhos sob uma mesa e rezaram, pedindo a Deus que escolhesse aqueles que deveriam ser consagrados. Milagrosamente, ao final da reza, os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João sumiram de sob a mesa e apareceram sobre a ela.

Concluindo, é possível mudar a Bíblia, se os Bispos e Cardeais se juntarem e fizerem um novo SORTES SANCTORUM.
Anônimo disse…
A Igreja alimenta o medo do inferno. Enquanto houver MEDO existirá Igreja Católica.
Anônimo disse…
Nossa a Igreja virou uma espécie de subordinadora da liberdade, parece até que ela é a responsável por tudo de ruim que acontece no mundo. A Igreja virou um tipo de igreja protestante neopentecostal, impondo medo pra manter os fiéis agora; o que se fosse verdade ela não estaria perdendo tantos fiéis no decorrer dos anos, você não acha? Enquanto houver descompromisso com a verdade, haverá infantilidade gratuita da parte de vocês, o que se ganha com isso? Queria realmente saber.
Anônimo disse…
Cruis credo. este saite é de satanais mesmo. Num pode nem arrepia mais.
Seis tão amarrado em nome de gesus atels.
E o ermão aí em cima pede pra estuda lingua. Sai fora ermão,mexê com lingua é coisa di guei, nois mexe é com as coisas do senhor.
Renuncia satanais.

Ermão em Cristo.
Anônimo disse…
Chora mais crentalhao
Anônimo disse…
Michelle acordou de ovo virado hj
Anônimo disse…
Cada tipo de ateu infantilóide fanático que aparece nesse site, que só um exorcismo né ermão? Ai ai rsrs...cara cê chega a ser engraçado nesse esforço todo pra ser! Fica na grandiosa paz do meu Deus ERMÃO,mas saiba que te desejo o bem sempre :)
Anônimo disse…
Buáá buá mamãe briga com o ateu revoltado com a sociedade!
Anônimo disse…
Gloria ermão Anônimo18 de fevereiro de 2013 10:26
Da pra ve que vc é lumiado por nosso senhor.
Num entendi essa palavra dificiu que vc escreveu não. É xingamento ermão?
Se fô, vou orar pra vc, porque o senhor blinda com o fogo de satanais que fais xingamento.
Fora disso, continue firme no propozito de nosso senhor, em espalha a palavra.
Aleluia!!!

Ass. Ermão em Cristo.
Caio disse…
Isso não vai funcionar. As religiões com suas doutrinas acima de tudo têm como objetivo principal o controle da sociedade. Se o real propósito delas existir estiver ameaçado e for retirado ou enfraquecido, não se faz mas necessário elas existirem. As religiões através de seus fiéis e líderes trazem mais problemas do que benefícios (no caso das pastorais que ajudam os mais carentes, por exemplo). Então vão continuar, porém com menor expressividade eu espero, mas sempre tentando a todo custo querendo voltar ao que eram tempos atrás.
Anônimo disse…
Lê de novo ermão, Satanás é forte, mas você é mais. Vai na fé!
Anônimo disse…
Enquanto houver MEDO haverão TODAS as religiões.
Anônimo disse…
Ermão, descupa mais eu tenhu um poquinho de didicudade pra le. Mais de tanto le a bliblia sagrada to melhorando.
Ei entendi qui vc falo que eu sô forte, mais naun entendi a parte do satanais. Ele é fonte de que mesmo?
Ermão, satanais só é fonte di todo mau que tem no mundo.
Continui firme na luta contra os atels e satanais.
Aleluia e grória.

Ermão em cristo.
Michelle disse…
Anônimo (18 de fevereiro de 2013 09:18)

Não. É preciso mto mais do que comentários sem sentido pra me tirar do sério. E se eu estivesse acordado de ovo virado com certeza eu faria bem mais do que dar uma resposta sarcástica.
Anônimo disse…
Não preciso mais debater. Um abraço.
Anônimo disse…
Ermão em cristo,você parece um comediante,você me faz rolar de rir.
Anônimo disse…
Anônimo18 de fevereiro de 2013 14:49

Ermão Pare com esse pecado de gueizismo.A bliblia condena essa abominassão.Devia ser proibido diser palavrão neste saite.
Essa palavra que vosse disse ai, a tal de rolar, quer dizer usar o orgão genitau né?
Vou orar para vosse parar com as abominassão.Tenha fé ermão e renunssia satanais.

Ass. Ermão em Cristo.
Desaba Devaneios disse…
O que acho??Devemos aceitar as pessoas,e não excluir..Não gosto da filosofia do cristianismo,não gosto de religiões que separam!!!acredito em Deus e quero amar as pessoas como são...isso é fé...!!!já basta as divisões inúteis do homem!!!
Anônimo disse…
Para com isso Ermão!Você sabe que matar é pecado,mesmo se for de rir?
Michelle disse…
Acho que Esse Ermão em Cristo é apenas um poe christian; uma sátira do cristão fanático.

Alguns cristãos fanáticos escrevem em português errado do começo ao fim, mas eu nunca vi um escrever Satanás errado. hehehe
Anônimo disse…
Erman Michelle. naun existe salvação pro seu pecado.Ninguem poen en cristo nao. Cristo é muito home e abomina os gueis.
Quem poen é satanais, e ele poen é nos atels.
Renuncia satanais erman, e abrassa as coisa do nosso senhor.
As coisa do senhor vai ti leva ao paraiso.
Aleluia e grória!!!

Ermão em Cristo.
Anônimo disse…
“Todo católico tem o direito de formar um grupo com o qual a hierarquia não pode se meter”, disse.

Realmente utópico, se sacerdotes católicos vivem querendo se meter na vida dos outros, muito difícil que não se metam na própria ICAR.
Anônimo disse…
Este Ermão é irmão da Crentolina lembram? Que na verdade era um ateu engraçadinho e idiota se passando por uma crente idiota... Ela durou pouco. Ele é idiota pois existe, ela nem tanto.
Anônimo disse…
coitado de quem casar com vc!
Anônimo disse…
corre crentalhao
Anônimo disse…
Ama mais crentalhao
Anônimo disse…
Ermão Anônimo19 de fevereiro de 2013 12:54
Paiz em Cristo!
Naun entendi sua esplanassão. O Atel passou o que numa crente?
Lava sua boca quando for fala das crente, por que elas são ungidas pelo senhor.
Eu so conhesso um idiota nesse mundo:É satanais, que passa nos atels, sem ungi antes.
Renunssia satanais e abrasse as coisas do senhor.
Deus vai ungi vosse tambem!
Aleluia e grória.

Ermão em Cristo.
Krishna disse…
Miriam, vc precisa ler os livros de Bart Erhman, e talvez então vc entenda o que é a bíblia. Ele era um cristão fanático que de tanto estudar a bíblia acabou se tornando agnóstico. Aliás, isso é muito frequente.
Orasamba disse…
A impressão que tenho quando leio todos esses comentários é que que em geral essa pessoas pensam que o religioso, seja católico, evangélico, budista, etc, não pessoas que só se envolvem com religião e não têm outra vida social ou profissional. Aqui todos fazem críticas a uma determinada religião, quando na verdade o problema está na própria sociedade, religiosa ou ateia. É muito superficial e leviano fazer crísticas ou elucubrações acirradas sobre algo que você só conhece de fora e não vive. Beira a idiotice...
Anônimo disse…
Eu ficaria muito feliz se o Islam fosse extinto ...
Para as pessoas não muito certinhas, se devemos alguém, e desejasse a quem você esta devendo morresse, não é melhor pagar a divida. Assim estão querendo fazer com a Igreja, concerta a tua vida, ai vocês perceberam que a Igreja esta correta.
Anônimo disse…
o problema e que as pessoas nao querem obedecer a deus e sim que deus as obedeçam pois e mais facil ter uma igreja que me satisfaça do que seguir a palavra de deus leiam a PALAVRA e vejam o que ela diz e ensina !!!
bruno disse…
Engraçado os ateus e os gaytizados falam um monte de asneiras e quando a gente vai refutar esses alienados e o dono do blog com raivinha toda Esquizofrênica bloqueia a mensagem , continua assim é o único jeito que vc tem de enganar os bobos é só assim que vcs ganham seus seguidores ...faz o seguinte deixa escrito """espaço apenas para gays ,lesbicas e ateus revoltados ....
Anônimo disse…
Filho de Abraão,vc também deve saber que a igreja evangélica ensina também a idolatria quando faz uso do tal smilinguido, que tem até boneco do smilinguido, tem fotos, sem falar que o smilinguido e preto e tem dois chifres que vocês chamam de antenas, na igreja protestante também tem pedofilia, pastores gays, homossexuais ou então só é formado por santos, seu boboca, vai ler a Bíblia e se aprofundar sua besta quadrada

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih