Pular para o conteúdo principal

Executivo do setor naval militar assume o Banco do Vaticano

por Giacomo Galeazzi
do blog Oltretevere

Ernst von Freyberg
Missionários protestaram contra
a nomeação de Freyberg
"Pesar e desconforto pela nomeação do novo presidente do IOR": é o que está expressado em uma nota dos diretores das revistas missionárias. [IOR é a sigla do Instituto para as Obras de Religião, também conhecido como Banco do Vaticano.]

 "Ficamos surpresos e lamentamos a decisão de confiar a nova presidência do IOR ao advogado Ernst von Freyberg (foto), presidente da Voss Schiffswerft und Maschinenfabrik, sociedade de Hamburgo ativa na construção naval civil e militar", explicou o padre Efrem Tresoldi (diretor da revista Nigrizia), o padre Mario Menin (diretor da revista Missione Oggi) e o padre Alex Zanotelli (diretor da revista Mosaico di Pace), as três revistas promotoras da Campanha de Pressão aos "Bancos Armados", que, desde 2000, desenvolve um atento monitoramento das operações de financiamento e de apoio ao comércio de armamentos por parte das instituições de crédito.

"A escolha de nomear à cúpula do Instituto para as Obras de Religião o presidente de uma empresa produtora também de navios militares – escrevem os missionários na nota – nos parece estar distante do que foi afirmado por Bento 16 na sua primeira mensagem para o Dia Mundial da Paz (1º de janeiro de 2006), em que evidenciava com pesar os dados de um aumento preocupante das despesas militares e do sempre próspero comércio de armas, enquanto estagna no pântano de uma quase geral indiferença geral o processo político e jurídico posto em ação pela Comunidade Internacional para reforçar o caminho do desarmamento".

Segundo os três religiosos (Menin é padre xaveriano, Tresoldi e Zanotelli são combonianos), "a nomeação, depois de diversos meses, do novo presidente do IOR, em um momento como este, em que o Papa Bento 16 anunciou publicamente a sua renúncia ao ministério papal, parece-nos uma pesada hipoteca para o seu sucessor: a confirmação, neste momento delicado, do encargo dos outros quatro membros do Conselho de Superintendência do IOR também nos parece inoportuna para favorecer aquela renovação do Instituto para as Obras de Religião tão desejada por amplos setores do mundo católico, e não só".

"Sentimos hoje mais do que nunca atual, no seu cinquentenário, a encíclica Pacem in Terris, do dia 11 de abril de 1963, em que o Papa João 23 afirmava que justiça, sabedoria e humanidade exigem que seja freada a corrida armamentista", confidenciam os três diretores, esperando que "a Santa Sé decida interromper todos os laços com o Deutsche Bank Italia, o instituto bancário que, até o recente bloqueio da Banca d'Italia, geria o sistema de caixas eletrônicos dentro do Vaticano. 

O Deutsche Bank, de fato, é a instituição de crédito que mais do que qualquer outro ofereceu serviços às indústrias militares para exportações de armamentos, embolsando conspícuas compensações de intermediação: só nos últimos cinco anos, essas operações ascenderam a mais de 3 bilhões de euros, que tornam o Deutsche Bank o banco mais armado da Itália".

Segundo os missionários, de fato, "deve-se notar que, diferentemente de todos os bancos italianos e de grande parte dos bancos estrangeiros que operam no setor militar, o Deutsche Bank nunca definiu uma diretriz rigorosa e transparente sobre os serviços financeiros que ele oferece às indústrias militares e à exportação de armas".





Com tradução de  Moisés Sbardelotto para IHU Online.

Banco católico alemão investe em ações de empresa de armas
agosto de 2009

Comentários

LEGIÃO disse…
(...)"deve-se notar que, diferentemente de todos os bancos italianos e de grande parte dos bancos estrangeiros que operam no setor militar, o Deutsche Bank nunca definiu uma diretriz rigorosa e transparente sobre os serviços financeiros que ele oferece às indústrias militares e à exportação de armas".

Nem o banco define diretrizes "rigorosas" nem o Governo o faz. Isso porque os ganhos são mais prováveis quando não se dá informações à Fiscalização. As Polícias, Receita Federal, Banco Central se valem de mapas ou roteiros oferecidos pelas próprias instituições bancárias para detectar fraudes, desvios, enriquecimento ilícito e operações duvidosas. Se tais guias não foram fornecidos, fica mais fácil operar, com qualquer "cliente", nacional ou internacionalmente.

Agora, por que o Governo não estabelece tais diretrizes, quando a Instituição Financeira não o faz?

É bem provável que, no futuro, quando houver uma Polícia Internacional atuante, Estados inteiros venham a ser classificados como bandidos.

Anônimo disse…
O Vaticano deve que aprendeu com video do gezus que atira e mata todus que traiu ele, e que foi postadu aqui neste saite.
Só que agora eles quer da é navio de guerra pra gezus.
O vaticano!!! Gezus naun pressiza disso não, ele já tem sua arma grorióza que vai esterminar todos os impios da terra.
Gezus é amor.
Lovor e grória.

Ermão em cristo.
Anônimo disse…
Isso só mostra que aqueles que esperam uma reforma da igreja pra uma tendencia mais progressista, estão equivocados. A tendencia é a igreja se tornar mais retrograda e conservadora, para fazer frente as seitas evangélicas, igualmente reacionárias e medievais.
Fernando disse…
O Ermão ta melhorando, quem sabe com tal conhecimento não se converta?

"A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
Isaías 61:2-3"

Hoje é o Ano Aceitável. Dia de Salvação.
Anônimo disse…
Ermão Filho de Abraão,
Paiz e bem. Ermão dentro das igreja evanjélica tá cheio de espirito imundo.
Paresse que vosse ja foi contaminado.
Ficá recitano vesicolo da briblia só faiz enconbri seus pecado ermão.
Renuncia satanais e vem conhecê a verdadera igreja da grória.
Aqui ermão, o disimo vira obra santa de gesuz, e toda veis que vosse doa, vosse assento um tijolinhu no céu.
Lovor e grória


Ermão em Cristo.
Anônimo disse…
Nenhuma novidade na fossa romana...
Rubim Geontelus disse…
Coincidência, ou esta nomeação tem ligação com a renúncia do Papa!? Creio que haja uma ligação, sim! Já é sabido que o Vaticano tem ações de empresas de armas, bem como ligações com todo tipo de escória humana. A ICAR está afundando, juntamente com todo o cristianismo, e, de acordo com declarações de religiosos relativas à necessidade do cristianismo ter que endurecer para combater os avanços da secularização, podemos supor que essas ligações entre Vaticano e empresas armamentistas, etc., não são mera coincidência.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih