Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bento 16 sai de cena dizendo que ‘Senhor parecia dormir’

Papa mostrou ter ficado com mágoa de Deus
Em sua última audiência pública, o papa Bento 16 disse hoje (27) a cerca de 150 mil pessoas que a Igreja, durante seu pontificado, teve momentos de “águas agitadas” e de “vento contrário”, e nessas ocasiões “o Senhor parecia dormir”.

Tratou-se da única referência do papa aos escândalos que balançaram as estruturas da Igreja até os últimos dias de seu pontificado, como a denúncia ainda quente de que o cardeal mais importante da Escócia, Keith O'Brien,  tem um passado de predador sexual, de assédio a seminaristas.

Nos últimos dias, as águas voltaram a se agitar para Igreja com a divulgação pela imprensa italiana de trechos de um dossiê de 300 páginas revelando que a atividade sexual de integrantes do Vaticano tem sido intensa e frenética, inclusive com o apoio de um esquema de garotos de programa, o qual agora, acredita-se, foi desmantelado.

No dossiê, feito por três cardeais a pedido do papa, há também o relato das intrigas produzidas pela disputa de poder, casos de corrupção e, acredita-se, revelações sobre o sempre nebuloso Banco do Vaticano. O que demonstra que Bento 16, embora tenha sido um cardeal “da casa”, da alta hierarquia da Igreja, não conseguiu colocar rédeas na máquina administrativa do Vaticano.

Enfim, ele não conseguiu colocar ordem em sua própria casa, embora isso não o constrangesse de ditar regras de conduta para o mundo. Foi um papa patético.

Inicialmente, havia a informação de que o dossiê seria aberto aos cardeais do conclave da escolha do novo papa. Agora, de acordo com a imprensa italiana, somente o sucessor de Bento 16 terá acesso ao explosivo documento.

Bento 16, com o título de “papa emérito”, vai submergir amanhã no ostracismo, para não atrapalhar a gestão do próximo pontificado. Mas ele sempre será lembrado como um papa que condenou o uso da camisinha em uma época de grande incidência de Aids, como o papa que se esmerou em criticar a igualdade de direitos reivindicada pelos casais homossexuais, como o papa que de início tentou não dar relevância aos inúmeros casos de pedofilia dentro da igreja, como o papa que não conseguiu dar transparência às contas do Banco do Vaticano, e por aí vai.

Até mesmo parte dos católicos afirma que Bento 16 foi um dos piores papa da história recente da Igreja. Durante seu pontificado, a Igreja perdeu milhares, senão milhões, de fiéis.

Bento 16 já vai tarde.






Teoria da conspiração afirma que Bento 16 se tornou ateu
fevereiro de 2013
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...