Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tribunal condena Universal por coagir fiel a fazer doações


Universal convenceu fiel de que
Jesus lhe daria muito mais

O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul confirmou a sentença de primeira instância que condenou a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) a pagar indenização de R$ 20 mil a uma fiel por coagi-la para que fizesse doações.

A mulher, que é empresária de Lajeado, contou nos autos que, por estar em dificuldade financeira, doou à Igreja dinheiro e bens porque foi convencida pelos pastores de que quanto maior fosse a contribuição mais Jesus lhe daria em troca.

Constam na lista desses bens um carro (que foi vendido para que a Universal ficasse com o dinheiro), jóias,  eletrodomésticos, dois celulares, dois faxes, dois aparelhos de ar condicionado e uma impressora.

As doações agravaram a situação financeira da fiel e de seu companheiro, que entraram  com ação por danos morais e materiais.

Tanto na primeira instância como no TJ, a Universal alegou que não coage ninguém a fazer doações e que a empresária começou a frequentar os cultos porque quis.

Contudo, no entendimento da juíza Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti, de primeira instância, os pastores pressionam, em forma de desafio, os fiéis a fazerem donativos exorbitantes durante a chamada Fogueira Santa. Além da indenização, ela determinou a devolução dos bens.

O desembargador Tasso Caubi Soares Delabary afirmou que, de princípio, o dízimo e a oferta são voluntários. Mas, segundo ele, essas doações podem ser anuladas quando o devoto é coagido a fazê-las, lhe causando sofrimento.

Ele afirmou que, nesse caso, se trata de uma “violência psicológica tão ampla e profunda" que “anula, por completo, a sensatez e a manifestação da vontade” do fiel.

Com informação do TJ-RS e do site Última Instância.

Igreja Universal dá a dizimista diploma assinado por Jesus
agosto de 2008

Exploração em nome de Jesus

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...