Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dispara no Brasil a busca pela palavra 'ateu', revela Google



Em abril de 2012, o Google Brasil registrou o maior volume de busca pela palavra “ateu”. O maior índice de interesse é representado por 100, o que significa que, desde 2004, quando a pesquisa começou a ser tabulada, houve um aumento de 85%. Naquele ano, o volume de busca pela palavra foi 54.

Aumentou no Brasil
interesse pelo ateísmo
O gráfico gerado pela página Trends do Google (ver acima) mostra uma curva em ascensão, com um salto a partir de novembro de 2011, quando o volume de busca de 65 foi para 91 em dezembro do mesmo ano. De acordo com a projeção do Google, o volume de busca de dezembro de 2013 registrará novo recorde. O buscador não fornece o número absoluto das buscas, em milhares ou milhões.

Na lista de termos relacionados, “o ateu” apareceu com o maior volume de interesse, vindo em seguida “deus ateu”, “ser ateu” e "ateus" (ver abaixo os dez termos mais solicitados).

Na opção “título das notícias”, o Google informa, por exemplo, que em dezembro de 2011 a informação mais acessada foi “Polêmico jornalista e ateu britânico Christopher Hitchens morre nos EUA aos 62 anos”, da BBC Brasil.

A página Trends oferece a opção de comparação entre as palavras pesquisadas. No mesmo período, “cristão”, por exemplo, caiu de 100 em setembro de 2004 para 76 em dezembro de 2012.

O Google não publica interpretação de suas pesquisas, mas a conclusão mais óbvia é que aumentou o interesse dos brasileiros pelo ateísmo.

Termos relacionados de maior interesse
Interesse por região
Houve queda por "cristão"
Católicos deixarão de ser maioria em 2030, prevê demógrafo
julho de 2012

Estatística das religiões no Brasil

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...