Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ateus poloneses veiculam seus primeiros outdoors

Mensagem divulga o 'mandamento' "não acreditar"

"É difícil ser ateu
em país católico"

“Não matar”, “não roubar”, “não acreditar”, diz a mensagem que ateus poloneses colocaram em outdoors das principais cidades do país. Trata-se da primeira campanha publicitária ateísta da Polônia, país de nascimento do papa João Paulo II e onde cerca de 90% da população se diz católica.

"Em um país católico é muito difícil ser ateu", disse Jacek Tabisz (foto), presidente da Associação Polaca de Racionalistas, uma das entidades responsáveis ​​pelos outdoors.

Ele afirmou que, diferentemente do que se acredita, há muitos ateus na Polônia, embora parte deles não se assume com tal para não sofrer preconceito.

Outra mensagem que os ateus estão divulgando é "Não acredita em Deus? Você não está sozinho". Tabisz explicou que o objetivo dessa mensagem, além de minar a sensação de isolamento de ateus, é informar a sociedade que faz parte dela um grande grupo de descrentes.

A Polônia é um Estado secular, mas só no papel, porque, na prática, a Igreja Católica desfruta de privilégios, como isenções fiscais, aporte financeiro para pagar as pensões de sacerdotes e financiamento para construção de escolas. Além disso, os padres têm status de professor de religião e dão aulas inclusive em jardim de infância.

A campanha ateísta está tendo grande repercussão na imprensa, criando um clima de debate inclusive sobre a pseudo laicidade do país.

'Não acredita em Deus? Você não está sozinho"
Com informação do Scotsman, entre outras fontes.

Ateu americano elogia mensagens dos outdoors da brasileira Atea
agosto de 2011

Ateísmo

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...