Pular para o conteúdo principal

Blog católico anônimo promove caça a professor ateu da PUC-PR

Tortura da Santa Inquisição
Forquilha que a Santa Inquisição
punha no herege que falava demais
O blog católico Fratres in Unum, cujos responsáveis se mantêm no anonimato, está promovendo uma caça ao professor de filosofia Francisco Verardi Bocca, da PUC do Paraná.

Fratres in Unum publicou no dia 18 de outubro uma carta de um estudante seminarista, também anônimo, criticando o professor por ter afirmado durante uma aula que “a Eucaristía é um baseado, que o padre vai passando de mão em mão… É uma droga lícita…”

“Tal fato foi denunciado à direção do curso, à reitoria e ao arcebispado, contudo, nenhuma atitude foi tomada”, diz o anônimo.

O blog se diz “jornalístico”, mas até agora não ouviu o “outro lado”, o professor, embora ressalte que Bocca é um “ateu declarado e militante do ateísmo freudiano”.

Para o seminarista, foi uma infâmia o professor ter mostrado aos alunos em um filme  uma “mulher nua” com a expressão de gozo, o qual, segundo ele, foi comparado com o gozo da Pietá, “ao ter o filho morto em seus braços”.

Como na época da Santa Inquisição, o seminarista chegou a pedir a aplicação do direito canônico contra o professor por causa de suas “piadas difamatórias e comentários blasfemos”.

Uma das supostas piadas seria a de que Bento 16 é um papa tão ruim, “que nem Deus gosta dele”, porque foi “escolhido para ficar só alguns dias e está aí, há tantos anos”.

A carta afirma que o professor está causando “revolta por parte dos alunos, religiosos e leigos”, mas não cita sequer um único nome dos supostos descontentes.

O jornal “O Estado de S.Paulo” informou que representantes do papa teriam questionado a direção da universidade. Também publicou que professores mandaram à reitoria uma carta aberta onde criticam qualquer tipo de cerceamento à liberdade.

Em nota, a universidade reafirmou a independência do corpo docente e lembrou que a “universidade é um lugar de debate e de discussões da ciência, que preza o pluralismo ético, filosófico e religioso, características que fazem parte do que é ser acadêmico”.

Nenhuma dessas repercussões saiu no blog “jornalístico”.





Com informação do Fratres in Unum e do Estadão.

PUC não deveria ter professor favorável ao aborto e gay, diz bispo
março de 2012

Religião contra liberdade de expressão.

Comentários

Internet: a terra dos "valentes".
Satanás o Próprio, nem Deus me tira daqui. disse…
E eu aqui olhando tudo, me desfarço me desfaço finjo não saber e vou seguindo louvando a Deus louvando a Deus Hahaha.
Anônimo disse…
Tudo bem ter leitores anônimos, agora blogers anônimos é demais, como dar créditos a gente dessas?

Winston Smith
Anônimo disse…
E eu acabei de pagar minha matrícula na PUC-PR pro ano que vem, se eu soubesse que o povo de lá é assim nem teria feito :/
Anônimo disse…
Deus é um delírio coletivo. Um dia acordarão.
Anônimo disse…
O problema é que isso não acontece só na PUC-PR :/
Anônimo disse…
Isso com certeza, mas é bom evitar essa gente se puder. Mas não tem meu curso na UFPR, então vou ter que me virar lá mesmo x__x
Anônimo disse…
A UNIVERSIDADE FEZ CERTO........
Anônimo disse…
concordo
Unknown disse…
Um professor ateu numa Universidade Católica... Interessante, não?
Unknown disse…
Pois é...
Anônimo disse…
Só por curiosidade: Qual punição ele teria de acordo com o direito canônico? Até onde eu saiba eles não podem mais queimar pessoas, nem torturá-las até a morte.
Alenônimo disse…
O que é "ateísmo freudiano"? :| Tem a ver com a mãe?
Lucas Chaves disse…
Aff,a Religião so traz desgraças a sociedade moderna,e com uma notícia dessas eu me pergunto se acontecera denovo o que aconteceu durante a idade média,a famosa ''Santa'' Inquisição da Igreja Caótica Abostólica da Itália?

Quando a ONU vai reconhecer que as religiões são a causa das guerras no mundo?Espero que esse dia chegue logo,pois não aguento mais isso!

VIVA A VIDA!
Anônimo disse…
Pq?
GILSON - PR disse…
A PUC-PR é uma porcaria, uma universidade pós-moderna que não debate nada. Pelo menos um professor se salva naquele antro de senso comum.
Angelo Arsani disse…
desculpa cara, mas acho difícil muitas pessoas são meio desonestas com sua inteligencia
Pap Will disse…
E que tal um professor Católico numa escola laica?
Eu prefiro reconhecer o que é dito, não a pessoa que diz. E neste caso, nenhum reconhecimento deve ser feito.
Spike disse…
Não entendi. A que povo você está se referindo? Aos alunos ou aos professores?
__É apenas mais um no meio da multidão!(me refiro à pessoa jurídica e não física). _Veja:

"Em nota, a universidade reafirmou a independência do corpo docente e lembrou que a “universidade é um lugar de debate e de discussões da ciência, que preza o pluralismo ético, filosófico e religioso, características que fazem parte do que é ser acadêmico”".

_Ora: debater é diferente de ridicularizar! _Creio que não existe ética alguma, no meio de deboches e comentários irônicos. A liberdade de cada um, é individual ou seja, mesmo que eu não compartilhe de ideias e atitudes..., o mínimo que se espera é bom senso, sobretudo em um local onde se fala de educação. A educação tem um sentido muito mais amplo do que aquele que fala acerca de aspectos gramaticais entre outros temas. O que falta para muitas pessoas "importantes", é a visão da dimensão holística do ser humano.
Spike disse…
É interessante, mesmo. Interessante (e correta) também a posição da universidade, que reafirmou a independência do corpo docente. É assim que deve ser.
Abraço por trás disse…
_Creio que não existe ética alguma, no meio de deboches e comentários irônicos.

Não diga! Mas peraí, não foi você mesmo que me chamou de... como é que é mesmo... "super-abestalhado"?

Hipócrita.
Anônimo disse…
Possivelmente uma declaração de excomunhão (porque excomungado ele já automaticamente está) e demissão da faculdade.
Unknown disse…
E que tal um professor Católico numa escola laica?

facepalm

Já não existem professores católicos, evangélicos, muçulmanos, budistas, xintoístas, umbandistas etc em escolas laicas?
Anônimo disse…
aos portadores de irracionalidade, tal como discriminação e preconceitos.
Satanás o Próprio, nem Deus me tira daqui. disse…
Cavalos também gostam de cenouras.
Satanás o Próprio, nem Deus me tira daqui. disse…
Esta ora pedindo proteção lê salmos e acha que pode algo contra mim, mais minha desgraça esta feita e não há quem a desfaça, portanto ira morrer assim, fazendo musicas aos meus ouvidos infernizada com meus lampejos infernais. Dizem que não é justo, mais quem disse que tem que ser?
ImCylon disse…
@Pap Will, sou bel. em física pela UFG e eu tive um professor católico que dizia assim - "creio em deus não sou comunista".
E tive outro que era evangélico, sou ateu e não tive problemas com eles.
-KKKKKKKKKKK! _Desculpe! _É verdade, fui eu sim!
_Aí vai o teu mais novo apelido: super-abestalhado²!
_Não achou a menor graça, não é mesmo? _sinceramente? _Também não acho "legal" me chamar de lagartixa!
_Quem é hipócrita mesmo? _Sou a favor de revides e..., foi o que fiz!
_Você é patético! KKKKKKKKKK!
Satanás o Próprio, nem Deus me tira daqui. disse…
Dar a outra face é patético , meus ensinamentos são melhores pois fortalece. Causa guerras , mais fortalece, o amor é a miséria da humanidade ,meus ensinamentos são libertarios.. Siga em frente
Satanás o Próprio ,nem Deus me tira daqui. disse…
É a minha quinta declaração.

Satã representa vingança, em vez de virar a outra face.

O judeu nazareno não sabia o que dizia, sobre dar a outra face, eu sim sou o conhecedor e arquiteto do coração humano e todos seguem meus preceitos ,

Ninguém é me entregue em vão.
LEGIÃO disse…
O site foi registrado nos Estados Unidos e o contato administrativo é "privado". O nome já denuncia sua estrutura:

fratres in unum = Irmãos Unidos.

Trata-se de uma legião de blogueiros, numa espécie de guerra santa para defender a ICAR dos ataques que vem sofrendo.

Uma olhada no código-fonte do site revela possíveis colaboradores desta empreitada:

www.adapostolica.org
www.santamariadasvitorias.org
www.santotomas.com.br
www.saopiov.org
www.liberius.net
www.canons-regular.org
www.nossasenhoradasalegrias.com.br
www.diocesegaranhuns.org
www.edsetimoselo.com.br
www.fatima.org
www.fsspx-brasil.com.br
www.fssp.org
www.chemere.org
www.saotomas.com
www.missatridentinaemfranca.com.br
www.beneditinos.org.br
www.carmelotradicional.blogspot.com
www.mosteirocarmelita.com.br
www.obrascatolicas.com
www.panodigital.com
www.reflexoesfranciscanas.com.br
www.sentinelacatolico.com.br
Anônimo disse…
o autor da matéria em questão (Blog católico anônimo promove caça a professor ateu da PUC-PR) é tendencioso demais. O modo como ele escreve mostra muitos juízos de valores. O texto não foi escrito com imparcialidade jornalistica.


Satanás o Próprio, nem Deus me tira daqui. disse…
Eu questiono todas as coisas,igualmente eu permaneço por de trás da face capciosa e inflamada de seus dogmas morais arrogantes, eu escrevo sobre isto cartas de intenso desprezo. Visto e revisto ,Tudo é fraude.

Quem é que da a outra face mesmo judeu arrogante, sua cruz de nada serviu ,clamou a mim pelo meu nome , mais o deixei morrer em seus lamentos
_As questões direcionadas, única e exclusivamente, a ridicularizar, devem ser rebatidas e não suportadas; isto causaria uma falsa ideia de acomodação e falta de conhecimento!(No caso de serem todas suportadas, sem reação alguma).
_Toda ação provoca uma reação e, me causa espanto que existam pessoas que não consigam atinar com esta direção!
_A palavra oração forma-se a partir de duas ideias fundamentais para o verdadeiro cristão: orar X ação!
_Jesus sabia e sabe de todas as coisas; assim como sabia muito bem o que falava.
_O reino das trevas tem usurpado espaço na vida das pessoas, por causa de emoções, porque fazem coisas em nome do que estão sentindo!
Satanás o Próprio, Nem Deus me tira daqui. disse…
Ser dissimulado é sempre um meio de se justificar da culpa ,

Os religioso fanáticos do passado estiveram livre pra definir o bem e o mal como eles viam se encaixar ,e ficaram felizes em relegar ao ostracismo qualquer um que divergisse de suas mentiras.

Maldade por maldade se paga esta é a lei, o judei se enganou e morreu derrotado clamando por Deus, seu espectro não é nem uma sombra da minha glória que se espalha emergentemente em todos os corações nojentos e deploraveis dos humanos
Hromeu disse…
"Ateísmo freudiano" é ter pensamentos eróticos com a "Virgem" Maria ?

E essa era mestra !
Casou com José mas se recusava a praticar sexo com ele (portanto era "virgem"), engravidou de outro e quando o marido foi tomar satisfações disse que quem tinha feito o trabalho era um anjo e ainda obrigou o marido a cuidar da criança como filho e se mudar da cidade em que morava e trabalhava. Depois, praticou o verdadeiro "abandono de incapaz", pois permitiu que o filho menor sumisse no mundo e voltasse anos depois sem dizer para ninguém pra onde tinha ido.

Imagina tua esposa tentar aplicar um migué desses em você ?
Satanás o Único e Verdadeiro , Eu Sou o que Sou disse…
Os zelosos livros de regra da hipocrisia(bíblia) não são mais necessarios, para reaprender a lei da Selva, uma pequena resenha se fará, cada verso é um inferno, As chamas do inferno queimam vorazes e purificam..
Anônimo disse…
Um dia acordarão e um dia morrerão, daí outros nascerão e continuarão na ilusão.

E assim, sucessivamente e incessantemente sem cessar.
Anônimo disse…
O que o Willian Papp fez foi apenas insinuar que o professor estaria errado, uma vez que ele sabia onde estava se metendo quando entrou para a universidade, assim como alunos ateus.

Novamente, Willian Papp dando razão à religião a aos religiosos, só que de maneira bastante implícita, nas entrelinhas.
Anônimo disse…
Que fofinho! *-*
Anônimo disse…
Segundo o Willian Papp, pessoas iguais a você precisam estudar mais para reconhecer a importância da religião na construção e manutenção da sociedade contemporânea!

Segundo ele, somos "neo-ateus acéfalos" ingratos e revoltadinhos com a religião. Nossa revolta seria faniquito de intolerantes que não respeitam "meras opiniões" contrárias à nossa, neste caso, os posicionamentos religiosos.
Anônimo disse…
Car@s,

Vamos aos fatos...

Um blog anônimo que publica uma carta de um suposto estudante seminarista, igualmente, anônimo. Merece pouca ou nenhuma credibilidade. Tudo pode não passar de uma calúnia.

Sobre o professor não há o que dizer, pois o mesmo não foi ouvido para ratificar ou desmentir as acusações que pesam sobre ele. Sendo assim, qualquer opinião não passaria da propagação de uma FOFOCA. Tendo em vista que os acusadores não se identificaram e o acusado não se manifestou.

Agora, nada impede que façamos uma reflexão sobre um hipotético imbróglio desta natureza. Um professor ateu em uma universidade confessional, algum problema? NÃO. Um professor antiteísta em uma escola religiosa, algum problema? SIM.

Ora, ninguém tem o direito de ter tais atitudes, relatadas no post, em nenhuma instituição ligada à Igreja Católica. O mínimo que pode acontecer é a expulsão sumária do agressor. No caso de um professor, cometer tamanho despautério, seria a demissão. Do contrário, estariam desmoralizados todos os representantes, hierarquicamente, acima do funcionário.

Lembrando que a PUC é uma instituição privada.

Podem falar o que quiserem do CRISTIANISMO, mas que o façam em um picadeiro de circo ou qualquer coisa que o valha. Afinal de contas, graças a DEUS, estamos em um país livre. Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Quem o faz, das duas uma: Ou é um mau caráter ou alguém precisa, urgentemente, lhe indicar uma bibliografia sobre o tema e daí, esse indivíduo, sentar e estudar, mais estudar muito, com empenho para não sair por aí declamando asneiras como as que podem ser lidas nesse blog.

Senão, vejamos. Como o que foi, supostamente, dito pelo professor pode contribuir para o debate acadêmico? Para discussões científicas e/ou filosóficas? Eu respondo: EM ABSOLUTAMENTE NADA!

Enfim, eu leio coisas do tipo: “cerceamento à liberdade” e “pluralismo ético”. Oh, que palavras bonitas! Todavia, quando proferidas pela boca de um apedeuta qualquer perdem toda sua NOBREZA.

Sem mais, abraços!!
Anônimo disse…
Satanás, sabe aquelas pessoas que se regozijam profundamente ao saberem que criminosos sexuais serão barbaramente estuprados e violentados nas prisões? Então, quer dizer que elas estão apenas sentindo felicidade pela "justiça" da vingança que o senhor alimenta?

O senhor está fazendo um ótimo trabalho, pois domina quase a totalidade dos corações dos seres humanos! Parabéns!
Anônimo disse…
É mermo??? Ah, vá!
Unknown disse…
Anônimo1 de novembro de 2012 20:29

Acho que você não está sabendo ler as entrelinhas.
Unknown disse…
falou, falou, mas não disse nada.
Satanás o Unico e Verdadeiro, disse…
Assim como os ambientes mudam, nenhum ideal permanece seguro.

O que tenho eu com a miséria humana ?vocês são deploráveis por si próprios.
Gustavo disse…
"Afinal de contas, graças a DEUS, estamos em um país livre."

É graças aos que advogaram pela liberdade de expressão e pensamento e a consagraram na Constituição Federal, seu tosco.

" Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO."

Só porque você diz...

"Como o que foi, supostamente, dito pelo professor pode contribuir para o debate acadêmico? Para discussões científicas e/ou filosóficas? Eu respondo: EM ABSOLUTAMENTE NADA!

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/11/blog-promoveu-caca-a-professor-ateu-da-puc.html#ixzz2B0zfm6k8
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.
"

Você não estava lá, energúmeno, não sabia o contexto das falas do professor, não sabia se elas estavam sendo utilizadas para algum efeito complementar ao conteúdo. É tudo achismo - ooops, achismo é o que você está condenando na sua mensagenzinha hipócrita.

Quem é o apedeuta agora?
Gustavo disse…
Ô queridão, este é o blog pessoal do cara. Ele posta o que der na telha dele, do jeito que ele quiser, sacou?
Anônimo disse…
O tal fratres é um famoso blog no meio do Tradicionalismo Católico, movimento criado pelo fundador da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), o arcebispo francês excomungado Dom Marcel Lefebvre. Bandeira: guerra contra o Modernismo. Um antro de intolerantes...
Satanás o Único e Verdadeiro , o Grande Eu Sou. disse…
Quem mostra a outra face é um cão covarde ,devolva golpe por golpe ,desprezo por desprezo e ruina por ruina.

Isto são conceitos satanicos eu sou o Senhor .

O judeu vos enganou infligindo em vós um peso a ser carregado, quando lhe derem um tapa ,devolva logo dois.
Anônimo disse…
Legiaum, esses sites são de organizações católicas diversas. O Fratres in Unum provavelmente é uma ação independente de alguns indivíduos.
Anônimo disse…
Acho que você não está sendo honesto.
Anônimo disse…
Mas é exatamente essa a filosofia dos presidiários contra pessoas acusadas de crimes sexuais! Aliás, os detentos multiplicam a gravidade do suposto crime cometido e depois multiplicam por seu ódio para praticarem a "justa" barbárie vingativa contra o acusado!

Eles seguem direitinho o que o Senhor prega, só que eles louvam ao judeu nazareno, e não ao Senhor Satanás!

E aqui, do lado de fora, eles possuem uma infinita torcida apoiadora de seus atos revanchistas desproporcionais!

Parece que o Senhor Satanás está reinando mesmo, hein!
Unknown disse…
Welington Gaetho Escola

Concordo com quase tudo do seu texto em especial essa parte:

"Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Quem o faz, das duas uma: Ou é um mau caráter ou alguém precisa, urgentemente, lhe indicar uma bibliografia sobre o tema e daí, esse indivíduo, sentar e estudar, mais estudar muito, com empenho para não sair por aí declamando asneiras como as que podem ser lidas nesse blog."


Mas, devo avisá-lo de não esperar que todos aqui lhe entendam.
Unknown disse…
Anônimo1 de novembro de 2012 22:25

Acho que você não sabe perder.
Abraço por trás disse…
Oh, pequena lagartixa, você acha que eu fiquei zangado? Fica tranquila, fiquei não. Só quis te falar que cristãos adoram colocar o dedo emriste acusando os outros mas são tão ou mais propensos a fazerem a mesma coisa.

Um abraço beeeeemmmm gostoso por trás em você, meu bem!
Anônimo disse…
Salamandra Gouvêa em 1 de novembro de 2012 19:19

"Toda ação provoca uma reação"

A pedagoga tá melhorando: já sabe a 3ª lei de Newton...
Anônimo disse…
O problema é que ele alegou ser blog "jornalístico" e não um blog de opinião pessoal.
Personal Troller disse…
Provável comentário próximo do Willian Papp:

"Deixei de ser ateu, pois não compactuo mais com os maus ateus [ou ateus maus]. Deus me fez ver, aleluia, irmãos!!!"
Anônimo disse…
Só mesmo tendo muita fé no divino...
Anônimo disse…
Vai me dizer que a PUC quando o contratou não sabia que ele era ateu? Claro que sabia!
Fez vista grossa para engrossar sua lista de doutores em nome do bom marketing.
O que esperar de um ateu em uma aula de filosofia? Otimir suas opiniões? Fazer um discurso politicamente correto para não constrangir a direção?
Veritatis simplex oratio disse…
Dá para ver que o tal dementis in unum é um pessoal bem articulado... Não pelos argumentos em si, que basicamente se constituem na mesma ladainha cristã de tempos idos, mas pela organização em reunir textos e blogs com o mesmo tipo de afinidade ideológica.

E eu que achava que aquele site brasileiro do Opus Dei era o suprassumo da alienação religiosa na internet...

A 10ª Cruzada, quem diria, é na web. Mas essa é a mais inofensiva de todas: meia-dúzia de loucos escrevendo para algumas centenas de outros loucos, que estão em casa se importando com a bíblia porque as mulheres (e os homens) não se importam com eles(as).

De vez em quando eles matam uns para demonstrar que têm "força" e convicção na própria loucura, mas só o que conseguem é jogar mais uma pá de cal no esquife do Cristianismo.

Aliás, sugestão de lápide para o túmulo do Cristianismo: "AQUI JAZ A MENTIRA". Além.
Abraço por trás disse…
Quando a lagartixa descobrir que a 3ª lei de newton não vale pra forças eletromagnéticas (e quando souber explicar porque), eu lambo os pés dela!
Manjè kwayan disse…
Salamandra Gouvêa/obreira da IURD/psicopedagoga/personalidade muito forte/definida/objetiva/ inteligente/(...)

Peraí!... obreira da IURD e inteligente? Impossível!!!
Lia de Souza ¬¬ disse…
Será que FHC é devoto de São José? rsrsr
Achava que o filho era dele mesmo não sendo.

De toda essa turma da 'bibra' o Zé é o único que fica perto na normalidade. Não por ser santo, mas por ser corno, coitado.
Lia de Souza ¬¬ disse…
Welington Gaetho Escola.

Não é o tal do acidente?
Ficibói do Céu, Depto. de Contas a Pagar disse…
O Gabriel me disse, que o Miguel disse, que o São Pedro disse, que Jesus disse, que a jumenta disse, que Deus disse, que dissesse pra mim, que dissesse pra você que Ele é o Deus dos Impossíveis. Tanto qu'eu vô agora na Caixa Econômica Celestial pagar um boleto no valor de D$ ∞ referente às despesas de luz dos raios dos Cumulonimbus aqui do Céu. Fui!
Anônimo disse…
Caro William Papp,

Tudo bem!

Primeiramente, quero dizer que venho acompanhando seus comentários muito equilibrados e sensatos. E informá-lo que a vilania persecutória é o que resta para os que não possuem argumentos, isto é, o que estão tentando fazer com você.

Eu não escrevo esperando que os dissimulados ou os que apresentam condutas desviantes me entendam. Para resolver o problema desses só a psiquiatria ou à lei.

Minha intenção é trocar ideias com quem tem bom senso. No máximo tentar demonstrar que a busca do diálogo é sempre a melhor opção.

Caro Anônimo 2 de novembro de 2012 00:28,

A questão não é de omissão de opiniões, mas sim do nível das opiniões. Você pode achar que a Bíblia é um livro mitológico, ou mesmo, que JESUS CRISTO jamais existiu. É um direito seu, garantido constitucionalmente. Até mesmo um professor poderia expressar tais opiniões em qualquer sala de aula.

Por outro lado, o que vemos no post são verdadeiras sandices. Comparações esdrúxulas que só podem ter a intenção de promover a agressão e o desrespeito gratuitamente.

Abraços!!
Anônimo disse…
Gustavo,

Eu não tenho a menor dúvida que o apedeuta aqui só pode ser você!

Como é que você pode escrever sobre Constituição Federal se você nunca abriu uma para ler? Caso tivesse feito o “dever de casa” teria lido, logo, no PREÂMBULO, o seguinte:

“,...fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de DEUS, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".

Você é capaz de ler a palavra DEUS? Não sabia disso? Está na Constituição! E você sabe quantos parlamentares constitucionalistas seguiram sólidos valores e princípios CRISTÃOS na elaboração da nossa Carta Magna? Tosco é falar sobre o que não conhecemos.

Você não consegue ler um comentário completo. Como posso esperar que leia a Constituição? Se disser que leu meu comentário vou considera-lo um analfabeto funcional. Um verdadeiro drama em nosso país! Que deveria envergonhar a todos os brasileiros.

Senão, onde eu afirmei em meu texto que o professor disse ou fez alguma coisa? Eu falei em uma situação hipotética, você sabe o que é isso? Transcrevo abaixo o que está no meu comentário:

“...Agora, nada impede que façamos uma reflexão sobre um hipotético imbróglio desta natureza.”

Entendeu? Não? Procure um professor especializado em leitura e interpretação de textos.

Passe bem!
sara moreira disse…
"Defender o direito de escarnecer de pessoas, e suas crenças, em seus locais de estudo, trabalho ou lazer não tem nada a ver com defesa da LIBERDADE DE EXPRESSÃO."

Você sabe o que é liberdade de expressão ou não? É você que define o que pode ou não ser considerado liberdade de expressão? Porque,ao meu ver,qualquer prática que esteja livre de censura,inclusive práticas criminosas, é conceituada como uma manifestação da liberdade de expressão. Cabe à nós definirmos somente o que deve ou não ser expresso. O que delimitaria nesse caso a liberdade de expressão seria a dignidade da pessoa humana mas ainda assim não seria suficiente para vetar em todos os casos uma manifestação individual,visto que-no geral-o direito de alguém sentir-se ofendido não é maior que de outro de poder manifestar-se.
Anônimo disse…
( Anônimo1 de novembro de 2012 16:16
Só por curiosidade: Qual punição ele teria de acordo com o direito canônico? Até onde eu saiba eles não podem mais queimar pessoas, nem torturá-las até a morte.) , na lei brasileira não existe isso de direito entre o direito canônico ( regras da icar sem valor ou amparo jurídico no br ) e o direito brasileiro,então ,a puc não poderia fazer nada legalmente contra o professor até poq ,a única lei que vale no br é a lei do estado laico e não ,regras da icar ( direito canônico ).
Anônimo disse…
Welington Gaetho Escola2 de novembro de 2012 04:29 ,( Como é que você pode escrever sobre Constituição Federal se você nunca abriu uma para ler? Caso tivesse feito o “dever de casa” teria lido, logo, no PREÂMBULO, o seguinte:

“,...fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de DEUS, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil".

Você é capaz de ler a palavra DEUS? Não sabia disso? Está na Constituição! E você sabe quantos parlamentares constitucionalistas seguiram sólidos valores e princípios CRISTÃOS na elaboração da nossa Carta Magna? Tosco é falar sobre o que não conhecemos.)
com todo respeito , se algum parlamentar seguiu o não algum valorou , princípio cristão( católico ) isso não interessa até poq , o br é um estado laico art 19 da cfb , e segundo , o preâmbulo conter a frase ¨sob a proteção de deus ¨, é uma mera apresentação lógico que ,influenciada pela icar e o preâmbulo constitucional não tem força normativa de lei ou seja , é uma simples apresentação sem força legal alguma e terceiro , conter essa frase ¨sob a proteção de deus ) , não dá qualquer privilégio que seja ao cristianismo neste país,eu tenho certeza é que vc é que,tem que ler e interpretar melhor a constituição do br .
Gustavo disse…
Meu querido Welington, sou formado em Direito há anos e tenho certeza que já abri, li e estudei a Carta Magna mil vezesm ais que você.

E, fofo, o Preâmbulo da CF/88 não tem força normativa. Isso é pacificado na doutrina e na jurisprudência.

O apedeuta, como sempre, é você. Continue respondendo, se quiser passar mais vergonha ainda.
Unknown disse…
TOLERÂNCIA E AMOR CRISTÃO !!!

Sempre tão lindo ver isso... já que raramente acontece né?!
E depois vem gente me dizendo que Deus é amor, que quem não tem Deus no coração é ruim etc. etc. etc.

ahpaputaqueopariu
Unknown disse…
Parto do princípio que mamãe me ensinou: "quem não deve, não teme"

Tá anônimo porque? Tá se escondendo do que?
Unknown disse…
A Fé Religiosa é uma forma de delírio em massa sociedade aceito. Podem procurar a definição de delírio, se não acreditam.
Unknown disse…
O erro não é um professor ateu numa escola católica, mas a existência de uma escola católica at all
Unknown disse…
Nunca ouvi esse termo. Só sei que Freud era cético in extremis e um grande ateu
Anônimo disse…
Direito canônico são as normas internas da Igreja. Diversas agremiações particulares têm suas normas, e essas não têm nada a ver com o ordenamento jurídico de um país.
Nano Falcão disse…
PQP, até as autoridades católicas que dirigem a universidade são mais tolerantes e democráticas do que alguns estudantes fanáticos religiosos! Parabéns a direção da PUC que subiu no meu conceito. Já as olavetes, essas só caem, pra variar.
Anônimo disse…
Exato. O modo como esta matéria foi redigida não foi imparcial. O "tom" meio formalizado não é suficiente para ser jornalistico. É necessário imparcialidade, indiferente ao que o autor seja ou creia. É nítida a tentativa de influenciar os leitores a uma determinada opinião pessoal.

É um crítica, um feedback. Espero que o autor aprenda algo com ela.

Este comentário foi removido pelo autor.

Manjè kwayan 2 de novembro de 2012 01:14

_Sim!!!! Veja o teu caso!!!!
_Conseguiu bisbilhotar um perfil!!!! Genial!!!!
_Tem mais!!! _Conseguiu ler, copiar e colar!!! Fantástico!!! Isso é que é impossível!!!

_Até mais, soldado!!!
Anônimo disse…
Desculpem minha ignorãncia, mas:

O que é Eucaristia?
Unknown disse…
Poxa que triste, o professor Francisco é um excelente professor, tive o prazer de ter aula com ele, infelizmente somente por um semestre.
Gostei da postura da PUC por entender que uma Universidade é um lugar de debate de ideias e de conhecimento.
Anônimo disse…
Não gostou? Pegue seu boné e vá ao mundo.
Anônimo disse…
O que vocês acham que significa: "PUC"???
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Deve ser igual ao ateismo Dawkinsniano, o ateismo saganiano, ateismo darwiniano ou qualquer bobagem do tipo.
Pqdrocha.
Anônimo disse…
Com 'povo' eu me referia aos crentelhos...
Anônimo disse…
num vou não. Críticas tem que ser no mínimo analisadas. É propaganda enganosa: blog jornalistico.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Caro Kell,

Sim, eu sei o que é liberdade de expressão. Não, não sou eu quem define o que é liberdade de expressão.

A partir daí seu comentário fica confuso. Como uma prática criminosa pode ser considerada uma livre manifestação da expressão? Onde há crime, não há liberdade. O que escreveu é contraditório.

Eu não quero arbitrar sobre a LIBERDADE DE EXPRESSÃO de ninguém. A questão a ser levada em consideração é aonde essas manifestações ocorrem em função daquilo que você, muito bem, lembrou o princípio da dignidade humana.

Vamos exemplificar: as pessoas podem andar nuas na Praça XV? Não. E no cinema, na televisão, no teatro etc.? SIM. Veja, mesmo na televisão, é preciso atentar para horários, e no teatro e cinema para faixas etárias.

A ninguém pode ser dado o direito de vilipendiar símbolos sagrados de uma religião dentro de uma instituição que pertença à mesma. Agora, caso alguém queira se referir jocosamente a estes símbolos em uma galeria de artes, ou como eu escrevi em outro comentário num PICADEIRO DE CIRCO, em minha opinião, é problema dele.

Os insatisfeitos, também, têm todo direito de interpelá-lo judicialmente.

E temos que ver, ainda, a questão de pessoas serem submetidas a constrangimentos que não podem evitar. Para continuar em nossos exemplos teatro, cinema e televisão são opcionais, ou seja, ninguém é obrigado a assisti-los. Pensemos em pessoas que ocupam posições subalternas ou grupos que queiram hostilizar um indivíduo em nome da “liberdade de expressão”.

Enfim, essa é uma temática muito complexa, mas espero que tenha esclarecido como realmente penso sobre essa questão.

Caro Anônimo 2 de novembro de 2012 10:48,

Eu defendo o Estado Laico tanto quanto você!
Só usei esse exemplo como argumento para o Gustavo que quis desmerecer a importância do CRISTIANISMO e de DEUS em resposta a um comentário meu. Então, creio que como dizem: “você pegou o bonde andando”.

Eu fiz questão de demonstrar que a noção de DEUS é tão importante que os parlamentares não hesitaram em mencioná-lo no preâmbulo da nossa LEI MAIOR. Caso para os senhores não tenha significado algum PACIÊNCIA, ou melhor, exercitem vossa tolerância, pois para milhões de brasileiros (as) DEUS É A RAZÃO DE TODA EXISTÊNCIA ANIMADA E INANIMANDA.

Privilégio ao CRISTIANISMO? Força de lei? Quem disse isso? Creio que vocês tergiversaram...

Abraços!!

Gustavo,

Leia a resposta que dei ao Anônimo2 de novembro de 2012 10:48 que é válida para você, também.

Passe bem!

P.S. FOFO? Eu sou MACHO, rapaz!


Anônimo disse…
O professor que fala que "hóstia é tapioca, e que o vinho da missa devia ser cachaça"; é um típico intelectual medíocre, preguiçoso, com um currículo lattes micha, querendo aparecer. Já tivemos outros desses antes, perdemos um tempo enorme sem ouvir nada, porque "tínhamos de aprender por nós mesmos"; debates intermináveis entre pseudo-inteligentes ávidos por exibicionismo oral, e outras merdas que finda o semestre e não aprendemos nada. Putas que os pariram! Até um homofóbico xiita-católico, ex-comunista como o O.C. sabe que no Brasil a nova casta sacerdotal-docente é uma merda só. O melhor exemplo, pra não dizer emblemático, é o desse jornalista metido a filósofo da USP, que posta nesse blog...Sendo que ele é um mezzo-católico, enquanto esses metidos a politicamente corretos, geralmente oriundos da própria Igreja, são ressentidos-revanchistas. Podemos pesquisar e vemos as "raízes" dogmáticas deles, no próprio assistencialismo e paternalismo religioso, que lhes pagou os estudos. Já vi mais de dois ou três que foram seminaristas, por isso falam com tanta categoria, "quando se trata de meter o sarrafo na " Nada Santa muito menos Mãe Igreja. Porra, se a universidade apesar do nome pontíficia, é pública, o cara pode esculhambar quem quiser; já que o Estado brasileiro é uma merda mesmo...Agora a gente ser obrigado a perder um semestre inteiro com um cara que nem se define se é esquerda nem direita, franco-atirador intelectual, que complica mais ainda esses textos ilegíveis de filósofiu-o-fós, numa verdadeira cuagem de idéias e outros medíocres falantes e metidos! É de lascar o c.. com uma pedra!
? disse…
O blog se diz “jornalístico”, mas até agora não ouviu o “outro lado”

Engraçado. Há blogs "jornalísticos" de militância ateísta que fazem a mesma coisa. Não num caso só, mas o tempo todo.
Anônimo disse…
Permanecer no anonimato é, muitas vezes, uma forma de se preservar de ataques de bandidos, sejam eles ateístas, gays, o que for.
já começou disse…
Caça aos cristãos:

Esporte preferido de gays e ateus.
Manjè kwayan disse…
Peraí... essa é tua resposta, Salamadra? Por favor, não seja tão jumenta assim. Bisbilhotar um perfil público?

Quem marcha sob a batuta do pastor é você, minha cara. E fale a verdade: adoras a batuta do pastor, não é? O cajado santo no teu canal sem função progenitiva te empolga.
William disse…
Mesmo sendo ateu, acho que o professor realmente foi mal-educado e desrespeitoso.
Miguelito disse…
bandidos ateístas, gays... hahahahahha

faltou evangélico aí, pois estes estão mais pra arqui-inimigos dos católicos que qualquer outro grupo em nosso país.
Unknown disse…
esse cara é um troll, rato de blogs que não condizem com sua opinião.

não gastem seu latim com esse idólatra de Jean Calvin e Martin Luther.
Unknown disse…
Permanecer no anonimato, é, muitas vezes, uma forma de se preservar o bandido das consequências provocadas por seus ataques sejam eles contra ateus, gays, o que for.
Repórter Policial disse…
Pessoas honestas intimidadas por bandidos procuram não revelar sua identidade, temem por sua segurança.

Quem não sabe disso, basta ver qualquer matéria policial na TV e nos jornais.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová