Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

sábado, 13 de outubro de 2012

Mãe de ateu egípcio afirma que filho é vítima de tortura na prisão

Alber Saber
Saber é filho de cristã, o que pesou na acusação de blasfêmia
A egípcia cristã coopta que é mãe do estudante de ciência da computação Aber Saber (foto) disse ter informação de que seu filho foi submetido na prisão a uma sessão de torturas que durou três dias. Não se sabe se os algozes foram os detentos ou os policiais. A mulher ainda não teve autorização das autoridades para visitá-lo.

Saber, que é ateu, foi preso no dia 13 de setembro sob a acusação de blasfêmia por ter postado em sua página no Facebook o trailer de 14 minutos do filme anti-islã Innocence of Muslims ("A Inocência dos Muçulmanos").(ver vídeo abaixo com legenda em português).

Por causa da postagem, muçulmanos cercaram a casa de Saber pedindo que saísse para agredi-lo. A mãe chamou a polícia, que livrou o jovem da fúria popular [ver vídeo abaixo], mas o deteve por ter ofendido Maomé.

Antes de a mãe falar da sessão de torturas, já tinha vazado a informação de que o jovem teria sido atacado por detentos com uma lâmina de barbear, o que seria a explicação de ele estar com um corte no pescoço.

Mesmo após a prisão de Saber, a cristã teve de se mudar de casa, porque continuaram as ameaças de linchamento. No Egito, os cristãos cooptas também são perseguidos por muçulmanos fundamentalistas.

As ameaças de morte se estenderem aos advogados que inicialmente aceitaram defender o jovem. Pelas informações mais recentes, do mês passado, Saber estaria sem advogado por causa da desistência dos profissionais.

O jovem tem recebido apoio de organizações como a AAI (Atheist Alliance International). No Facebook foi criada a página Free Alber Saber. Há também na internet uma petição para que o governo liberte o ateu.

Como foi a prisão de Saber

video


Trailer do 'A inocência dos muçulmanos'

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...