Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Católicos vão à polícia contra humor de jovens de Joaçaba

FREI BRUNO: ANTES E DEPOIS DA ACADEMIA
Fiéis ficaram ofendidos com brincadeiras como essa
O espírito de algum talibã deve ter se incorporado no pároco da Catedral de Santa Teresinha, de Joaçaba (SC), e em integrantes da Associação dos Amigos de Frei Bruno, porque eles registraram B.O. (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia contra a página de humor "Joaçaba Mil Grau", no Facebook, sob a acusação de ofensa religiosa.

O que irritou os católicos foram fotomontagens, como a acima, com a estátua de 37 metros de altura do frei Bruno, que se encontra instalada no ponto mais alto da cidade, em lugar que se tornou destino de romaria. Bruno Linden (1876 – 1960) é venerado na região por ter sido um sacerdote humilde e caridoso.

Joaçaba tem 27 mil habitantes e fica a 370 km de Florianópolis, a capital.

O pároco Paulo Ramos da Silva afirmou que “mexer com a fé e desrespeitar a imagem do frei Bruno é uma afronta muito grande”. Para ele, a liberdade de expressão não pode ser usada para “ridicularizar” quem  quer que seja.

O investigador Juliano Pedrini deu uma entrevista ameaçando os responsáveis pela página do Facebook de enquadrá-los no artigo 208 do Código Penal, que pune com prisão de um mês a um ano, ou multa, quem escarnecer de sentimentos religiosos.

Os três jovens responsáveis pela página não esperavam que a sua brincadeira fosse afetar tanto a suscetibilidade dos religiosos. Diante da repercussão, eles deletaram as fotomontagens com o frei Bruno, mas mantiveram a página com a explicação de que o seu propósito é proporcionar aos internautas “alegria e humor sem ataques pessoais”.

“Não temos qualquer intenção ofensiva [em relação] à imagem do nosso querido frei Bruno e dos religiosos que são adeptos ao cristianismo.”

Na cidade, até veículos de comunicação têm sido contra a liberdade de expressão dos garotos.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...