TV estatal turca censura no Imagine um 'mundo sem religião'

Silhueta de John Lenon
Silhueta de Lenon mostrada no encerrado dos Jogos Olímpicos
Ao traduzir ao vivo a festa de encerramento no domingo (5) dos Jogos Olímpicos de Londres, o apresentador da emissora estatal de TV turca TRT omitiu o trecho da letra de "Imagine" do beatle John Lenon que se refere a um "mundo sem religião”. O restante da música foi traduzido normalmente. A omissão foi notada pela NTV, emissora privada do país.

Os diretores da TRT estão ligado ao AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento), agremiação de orientação islâmica do presidente Abdullah Gül, cujo mandato é de 7 anos.

A maioria (98%) da população é muçulmana, mas a Turquia não tem religião oficial.

O AKP está tentando minar essa secularidade com adoção de medidas cuja inspiração vem do Corão, como a segregação de gênero nos acampamentos de jovens, construção de mesquitas em pontos turísticos de Istambul e recomendação para que a imprensa se paute por “critérios morais”.

Imagine já tinha sofrido deturpação no show da passagem para 2012 de Nova Iorque. O cantor Cee Lo Green substituiu “mundo sem religião” por “um mundo em que todas as religiões sejam verdadeiras”. Fãs de Lenon ficaram indignados.

Com informação do ABC.es.

Cantor americano muda letra de 'Imagine' e a torna pró-religiões.
janeiro de 2012

Casos de fanatismo islâmico.

Comentários

  1. Trocar "um mundo sem religião" por "um mundo em que todas as religiões sejam verdadeiras" demonstra o quão pequena é a mente do intérprete e o quanto ele é apegado a mentiras.

    ResponderExcluir
  2. hummmmm...acho que vi esse filme aqui no brasil...e foi dias atrás...O Lula chamando Maluf de amigo.

    ResponderExcluir
  3. Quem diria que ele se converteria depois, é o mundo dá voltas

    ResponderExcluir
  4. De fato, essa obra-prima chamada Imagine é emblemática. Muita gente cristã (meu pai, por exemplo) adoram esta música sem conhecer sua tradução.
    E, por ser uma música consagrada e sempre presente em grandes cerimônias, imagino o nó que certas pessoas tem no estômago ao ouvi-la nestas horas, ignorar a tradução correta de propósito...
    Lennon (que era ateu, pra quem não sabia) e Imagine são dois drinks amargos que os cristãos vão ter que engolir por um longo tempo.

    PS: Aconselho a quem desejar ouvir a música "God", também de Lennon.

    Winston Smith

    ResponderExcluir
  5. Típica censura de conservadores, atrasados, é lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Ocultar partes de uma música tão popular tem o mesmo efeito que dizer que o holocausto nunca existiu. Mas tem gente que segue tentando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário