Pular para o conteúdo principal

Russas pegam dois anos de prisão por protesto em catedral


Protesto na catedral incomodou Igreja e governo de Putin

Jovens foram condenadas por blasfêmia
por um ato político contra Putin
A Justiça de Moscou, Rússia, condenou hoje (17) as três integrantes da banda punk Pussy Riot a dois anos de prisão por terem feito um protesto dentro de uma catedral contra o presidente Valdimir Putin e a ligação cada vez mais estreita entre a Igreja Ortodoxa e o Estado russo.

A juíza Marina Syrova afirmou, na sentença, que Yekaterina Samutsevich (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e Maria Alyokhina (foto), com ódio religioso, “prejudicaram grosseiramente a ordem social”. Para os advogados de defesa das jovens, o que houve foi um ato político.

Pela lei da blasfêmia, na qual foram enquadradas, as jovens poderiam ser condenadas até a 7 anos de prisão. A Promotoria tinha pedido três anos.

Dezenas de pessoas se aglomeraram diante do Tribunal de Moscou, no distrito Jamovniki, para pressionar a juíza a libertar as jovens. Alguns manifestantes foram presos, entre os quais Sergei Udaltsov, da Frente de Esquerda, de oposição ao governo de Putin.

A Igreja Ortodoxa Russa pediu à Justiça "clemência" para que as jovens não fiquem presas. "Sem questionar a legitimidade da decisão judicial, pedimos que as autoridades estatais mostrem clemência nos quadros da lei", afirmou nota do comando da igreja.

A Anistia Internacional protestou com nota dizendo que as jovens são "prisioneiras de consciência". Músicos como Paul McCartney e Madonna já tinham pedido antes do julgamento a libertação das jovens.

A repercussão do caso chamou a atenção internacional para a democracia débil que existe na Rússia, onde uma banda de punk foi condenada por crime de blasfêmia não se sabe se contra a Igreja ou contra a figura de Putin.

Letra da música cantada na Catedral

Virgem, mãe de Deus, livrai-nos de Putin!
Livrai-nos de Putin!

Roupas pretas, brasões dourados
Paroquianos rastejando e curvando-se
O fantasma da liberdade está no céu
Os gays são mandados para a Sibéria acorrentados

O líder da KGB é a sua mais alta Santidade
Leva manifestantes para prisão sob escolta
Tudo para não ofender os santos
As mulheres têm de parir e amar

Merda, merda, merda do Senhor!
Merda, merda, merda do Senhor!

Virgem, mãe de Deus, vire feminista
vire feminista, vire feminista!

A igreja reverencia o ditador podre
Procissão de limusines pretas
Na escola, você encontra um professor pregador
Vá para a aula -- traga dinheiro!

O patriarca Gundyaev acredita em Putin
Mas deveria crer em Deus
O cinturão da Sagrada Virgem não impede as manifestações
A Virgem Maria está conosco nos protestos!

Virgem, mãe de Deus, livrai-nos de Putin
Livrai-nos, livrai-nos de Putin!

Com informação das agências.

Ativistas derrubam crucifixo em protesto contra prisão de russas.
agosto de 2012



Comentários

A repercussão do caso chamou a atenção internacional para a democracia débil que existe na Rússia
E coloca débil nisso...
Regis disse…
O enxadrista ex campeão mundial Kasparov também protestava em frente ao tribunal e saiu carregado preso pela policia.
Russia deve se sentir envergonhada.
Anônimo disse…
Se a motivação foi política e queriam atingir Putin, que invadissem e cantassem no Kremlin. Assim não se estaria discutindo a imbecilidade de uma lei de blasfêmia ou se a justiça apenas acobertou um afronte a este governo czarista.
Diabo disse…
Uma oportunidade e tanto para a Igreja demonstrar piedade!
Anônimo disse…
"lei da blasfêmia" = teocracia. Engraçado, eu vejo cristãos chorando sem parar por causa da antiga URSS, mas agora todos ficam caladinhos.

Outro detalhe não é a religião que prega o perdão? Então porque não perdoou? Eu sei o discurso é só da boca para fora, infelizmente tem pessoas que são burras, mas hipocrisia é falta de caráter.

Onde foi parar o perdão pregado por cristo nessas horas, cristãos?
Prender pessoas por causa de um protesto, lixo de nação. Pelo visto os Russos estão no cabresto do ditador celestial e do ditador terreno novamente. De quem é a culpa? Dos Russos mesmo.
Rodrigo*
Keven disse…
hum... lei cristã?? ainda bem q eu não moro na Russia
Felipe... disse…
Mas os russos não eram ateus comunistas bobos e feios?
Anônimo disse…
Se fossem ateus um protesto idiota desse não levaria ninguém para cadeia.. E o povo russo fica calado.. Lá na rússia é proibido qualquer tipo de manifestação e os manifestantes serão presos e condenados ..rússia só está preocupada em fábricar armamentos e bombas.
Felipe... disse…
Isso se chama: Militarismo.
Anônimo disse…
Se a Igreja resolveu aliar-se ao estado, então seus templos se tornaram automaticamente locais políticos! A acusação se valeu de um sofisma e a Justiça Russa foi cúmplice!
Anônimo disse…
Ainda bem que não fazemos parte do BRICS... ops, fazemos sim!
Carlos Andino disse…
Agora entendo o pq de Stálin ter dinamitado igrejas e ter mandado clérigos para os gulags, e da mesma forma como Lênin fez ordenou o fuzilamento do patriarca ortodoxo de Moscou em 1917 depois da excomunhão do mesmo pelo fato de ter criticado o Czar e sua família (por pura ironia os ultimos Romanov, que foram fuzilados pelo Exército Vermelho, foram canonizados e elevados a categoria de Santos Mártires pela igreja ortodoxa russa, a mesma que se ofendeu com o protesto das punks).
Afinal uma coisa é certa, a igreja ortodoxa sempre foi capacho dos governantes, vide a cena caricatural do padre ortodoxo tentando beijar a mão de Putin e o mesmo, com olhar de desagravo, tenta retirar a mão de perto do padre. Patético pra não dizer outra coisa!
Felipe... disse…
igreja ortodoxa russa, consegue ser mais hipócrita que a igreja catolica.
romulo disse…
Como se a "comunidade" internacional ligasse para democracias débeis. Isso é só uma desculpa que dão de vez em quando pra retirar um líder que não obedeça o status quo, ou simplesmente para saquear. Se tem alguém fazendo alguma coisa pela democracia, é essa banda.
Anônimo disse…
O que eles são? Um remendo mal-feito da ICAR!
Unknown disse…
Todos nós temos direito a protestar. Mas, até mesmo, esse direito tem limitações; e o que o limita é a lei. A lei deve ser respeitada. Isso vale para países democráticos. Para países cuja democracia seja débil ou inexistente o ato de protestar deve seguir os princípios do bom senso e do respeito. Vilipendiar locais e objetos de cultos religiosos não me parece uma boa maneira de se protestar, ainda mais, quando isso representa um atentado à lei local com possibilidade de se sofrer sanções. Isso é estupidez. A não ser, é claro, que se espere obter vantagens com as sanções legais impostas aos manifestantes. Não sei se é o caso. Deve-se guardar a violência para os momentos em que ela seja, de fato, necessária.

Esses 2 anos de prisão para elas tá de bom tamanho.
Algumas idéias motivadas por êste caso:

1)Penso que estas heróicas militantes erraram o alvo pois deveriam fazer a manifestação na frente do edificio do Estado alertando-o para não atender à uma bandeira religiosa por que seria conceder privilégio a um sub-grupo dentro de um sistema, o que deve ser rigidamente priobido. Qual a correta estratégia: impedir a tentativa de intromissão e influencia religiosa no govêrno (como um pastor acenando com a bandeira religiosa pedindo voto ao presidente) ou impedir o govêrno de dispor o Estado e seus pertences publicos ao usufruto de uma religião? Penso que a segunda é correta, o govêrno deveria ser o alvo das manifestantes, e não a igreja, porque todos tem direito a pedir ao govêrno. Se elas fizeram isso contra aquela igreja, tem que fazer contra cada lobista, cada corporação do mercado, time de futebol, banda artistica, etc., que tente conexões de privilégio com o govêrno.

2)Os opositores devem investigar urgente quem é essa juiza, Marina Syrova, e os jurados (se houveram)na vida privada. Se for provado que é religiosa dessa igreja ela não pode julgar o caso.

3)Apesar de repugnante, o pior não é a influencia religiosa no Estado e sim na Justiça. O Estado pode ser corrigido e punido pela Justiça, mas a esta, quem pode punir? Como filhos de reis são educados desde a infancia para serem reis, juizes deveriam ser educados para serem juizes:sem ideologias, religiões,etc. Enquanto isso, temos que checar os regulamentos para admissão de juizes, se lá está expresso que juiz não pode ser fanatico e expressar religião na função.

4)Êste caso me lembra o estudo da Justiça pelos filósofos gregos: como uma nação poderia elaborar uma correta constituição judiciária se nenhum homem conhece qual é a Justiça do Universo?!Tôdas as justiças nacionais existentes são risíveis, produtos dos interêsses de seus internos predadores economicos.As justiças humanas miram-se na meia-face caótica da Natureza que produziu esta biosfera e a espécie humana e seu animalismo, enquanto a meia-face ordeira astronomica é pouco conhecida e esquecida, e a face superior completa, a sabedoria, se oculta para alem do Universo. Aos amigos das militantes, como eu, uma sugestão: sempre questione e vigie o seu poder judiciário, com coragem.

5)Se estiver correto que as manifestantes erraram o alvo, qual seria a causa do êrro? A cultura superficial reinante na juventude moderna, incapaz de se aprofundar nas raízes primeiras dos fenômenos.Abandone os chats e dialogos de meias-palavras e grunhidos e force sua mente a evoluir nos foruns de longos e completos textos que enquadram maiores horizontes.

romulo disse…
Eis o retrato de um caboclo que nunca pegaria numa arma pra defender seus direitos ou aquilo em que acredita.
Unknown disse…
romulo

Acho que você se esqueceu de ler essa parte:

Deve-se guardar a violência para os momentos em que ela seja, de fato, necessária.

Anônimo disse…
Louis, não é preciso investigar a juíza para saber que ela, como a maioria dos russos, caga de medo do Putin.
Anônimo disse…
Discordo e concordo. Invadir locais privados, nesse caso a igreja, de fato, não é o melhor local para se fazer protestos, pois, como você mencionou, pode vir a desacatar lei regionais e, portanto, podendo pegar penas mais rigorosas.

No entanto discordo quanto a pena imposta pelo estado russo, pois a meninas não agrediram ninguém e não depredaram o local escolhido para protestar, apenas fizeram um tumulto.

E, também, para piorar há a, infame e torpe, lei da Blasfêmia, na qual foram enquadradas, que concedeu dois anos de prisão às jovens. Por isso, creio, que devemos discordar de tal sentença imposta pela juíza.
Unknown disse…
Baphomet

Discordo sobre a lei da blasfêmia. Ela cerceia a liberdade de expressão.

Deve-se lutar para que ela seja abolida. Mas, deve-se escolher a estratégia adequada e mais racional para isso. Infringir tal lei não me pareceu inteligente.
romulo disse…
Pois foi essa frase em especial que motivou meu comentário, Will... Não quero ser muito chato nem tenho nada contra vc. Aliás, pelo seu discurso vc parece ser mesmo um cara pacífico, do tipo que não pegaria numa arma mesmo. Por um lado te dou razão, pessoas assim costumam ser mais felizes, mas por outro lado elas nunca produzem mudanças na sociedade.

Você fala em violência, mas pelo que se tem notícia, a única violência que aconteceu ali foi verbal, e mesmo assim criticando figuras públicas: um político e a igreja. Eu não sei como é na Rússia, mas aqui no Brasil ainda podemos criticar pessoas públicas livremente. No máximo, a questão poderia ser tratada como crime de injúria, se vc levar em conta as altamente questionáveis sensibilidades religiosas. Mesmo assim, não é o caso de colocar ninguém na cadeia... no máximo uma pena alternativa e indenização.

Volto a dizer que não sei exatamente como são as coisas na Rússia, mas se as leis lá não permitem que figuras públicas sejam criticadas, a própria lei é antidemocrática (embora eu duvide muito que essa condenação tenha sido jurídica, ela foi política)... e se a situação lá for mesmo assim, mais um motivo para protestar com violência. Aliás, o certo seria colocarem chumbo na cabeça desse Putin.

Protestos com "bom senso e respeito"? Talvez na Suíça.
Anônimo disse…
De fato, elas foram mais passionais do que racionais. E, concordando, deve-se realizar protestos mais inteligentes, de fato. No entanto isso, ao meu ver, foi um ponta pé inicial para que isso [revogação de tal vil lei] aconteça, às vezes é necessário um protesto mais passional do que racional.
Unknown disse…
Mais incendiários do que bombeiros!
Gazoto disse…
Gente o Diabo tem iternet kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Concordo em gênero, número e grau com o romulo!

O que seria um protesto com "bom senso e respeito", se tais conceitos são subjetivos e, o simples fato de expressar contrariedade já seria encarado pela outra parte como algo desnecessário e desrespeitoso?

Ser pacifista é uma coisa, ser conformista sem amor-próprio é outra bem diferente! Infelizmente, mais de 90% do povo brasileiro se encaixa perfeitamente na segunda categoria...
Anônimo disse…
A "Justiça", ainda mais num país como a Rússia, para os interesses do estado. E lá, o estado é o Putin + Igreja Ortodoxa!
Anônimo disse…
*A "Justiça", ainda mais num país como a Rússia, trabalha para servir os interesses do estado. E lá, o estado é o Putin + Igreja Ortodoxa!
Anônimo disse…
Esse WillPapp é um direitista conservador, optou por cursar o ensino superior em faculdade confessional, está sempre defendendo o status quo e o senso comum.

Não é nenhuma surpresa esse posicionamento dele!
Unknown disse…
Alto lá.

Ser pacífico não significa ser subserviente. Ser respeitoso não significa ser covarde.

Deve-se ter em mente qual é o objetivo a ser atingido. E qual é o objetivo? Ter uma Rússia laica ou explodir igrejas e matar pessoas?

A batalha deve ser travada nos campos políticos e ideológicos. Os protestos podem e devem ser fortes e agressivos, mas, agressividade não se confunde com violência. Ademais, a melhor arma numa batalha é a inteligência. Coisa que essas meninas não tiveram.

O que é bom deve ser seguido e mantido. A mudança deve ser para as coisas que não prestam e não para as coisas que eu não gosto. É perigoso quando visões pessoais de mundo são impostas às pessoas.
Anônimo disse…
Discurso conservador cobrando "protestos moderados" diante de um estado autoritário que não aceita ser sequer questionado, vai vendo...
Anônimo disse…
Pq vocês que adoram a violência num pagam uma passagem pra Rússia, pegam em armas e tiram as gurias da cadeia?????? Cada discurso idiota aqui. Falar com a bunda sentado diante de um PC é fácil. Outra coisa, violou a lei local, vai preso mesmo. Que tentem mudar a lei através dos meios próprios e não com essas manifestações idiotas!
romulo disse…
É claro, nós somos os amantes da violência... e todo mundo sabe que os conservadores são defensores da paz. Afinal pra que brigar, pra que ao menos discutir, pra que ficar tentando mudar alguma coisa? Quanto transtorno, quanta comoção na vida das pessoas. Protestos com invasões e músicas atrevidas? Existem os meios próprios para mudar o sistema, que é através do próprio sistema! Isso é perfeitamente possível, afinal ninguém seria antiético ao ponto de criar um sistema impossível de ser mudado de dentro pra fora, só para manter a si mesmo e suas dinastias no poder. Eu não acreditaria nisso, porque o ser humano é bom e compassivo por natureza. Os crimes da igreja? Vamos esquecer, deixa pra lá... provavelmente são invenções dos comunistas mesmo. Os crimes das nações? Guerras, genocídios, ditaduras? Vamos deixar isso no passado, pra que desenterrar velhos ressentimentos? Muito sofrimento por nada.

Anônimo das 20:26, obrigado por abrir meus olhos. Nesse domingo mesmo vou até a igreja mais próxima aceitar jesus e me arrepender de todos os meus pecados.
Anônimo disse…
Na boa, vocês acham que essas meninas não estavam sientes de que pagariam um preço por esse ato. Claro que que sabiam que uma cana ou outra iria pegar. A intenção delas foi justamente chamar a atenção mundial e conseguiram. Putin está queimado com a opinião pública desde do acidente com o submarino nuclear há 12 anos. O cara foi tão prepotente que preferiu deixar que seus compatriotas morressem afogados do que receber qualquer tentativa de ajuda estrangeira. Ou seja, já tem fama de assassino e ditador. Se algo mais grave acontecer a essas meninas,a imprensa mundial cairá matando a pau em cima dele. Até porque hoje não é como a 12 anos atrás.
Anônimo disse…
Calma lá gente, as garotas estavam protestando cantando uma musica cuja letra pedia a consagração da URSS ao coração de Maria!

Alguém aqui sabe o que é isto?
Anônimo disse…
Virgem, mãe de Deus, expulse Putin

Expulse, expulse Putin!

Roupas pretas, brasões dourados
Paroquianos rastejando e curvando-se
O fantasma da liberdade está no céu
O orgulho Gay está sendo mandado para a Sibéria acorrentado

O chefe da KGB é seu santo chefe
Leva manifestantes para prisão sob escolta
Tudo para não ofender o Santo
As mulheres têm de dar à luz e amar

Merda, merda, Merda do Senhor!
Merda, merda, Merda do Senhor!

Virgem, mãe de Deus, vire feminista
vire feminista, vire feminista

A igreja reverencia ditadores podres
A procissão de limusines pretas
Na escola você encontra um professor pregador
Vá para a aula – traga dinheiro!

O patriarca Gundyaev [bispo da igreja Ortodoxa] acredita em Putin
Puta, é melhor você acreditar em Deus
O cinto das virgens não substitui o encontro das massas
Em protesto à Virgem-Maria!

Virgem, mãe de Deus, expulse Putin
Expulse, expulse Putin!
Anônimo disse…
Falou, falou e não disse nada. Vai pegar em armas ou não? Vai dar uma de Rambo e tirar as guias da cadeia opressora russa ou não? Ah! Se tu for aceitar Jesus, aproveita e faz uma oraçãozinha pra ver se acontece alguma coisa, pq para se arrepender de merda que falamos não precisamos de religião nenhuma e sim reconhecer nossas burrices mesmo. Se não for fazer nada, num fica jogando pros outros fazerem não, vira homem e se responsabiliza pelas suas palavras e posteriores atos.
romulo disse…
Você também não está dizendo muita coisa com esse ad hominem. Nem sou contra uma provocação de vez em quando, mas pelo visto é a única coisa que vc sabe fazer... e ainda é o do tipo de troll que gosta de ter a última palavra e vencer pelo cansaço. Enfim, cansei de vc, anônimo. Talvez um dia a gente se encontre por aí e eu dê um tiro na sua perna pra vc ficar ligadinho, huahuhauhuahuha.
Caruê disse…
0/ legal a letra.
Avelino Bego disse…
Na boa, apesar do protesto ter sido feito numa igreja, essa prisão em NADA tem a ver com religião.

E sim com nosso amigo "democrta" Putin.
Anônimo disse…
Não podia esperar outra coisa de vc do que essa resposta idiota mesmo. Cresce e vira homem de verdade! Se tem coragem de fazer o que escreve mesmo, não sei como ainda não entrou numa igreja e fez o que essas gurias fizeram na Rússia, já que aqui não tem a tal da lei da blasfêmia. Mas de burro tenho certeza que tu num tem de nada, só escreve idiotice mesmo, deve ser um estudante metido a ateu intelectual, guri de merda mesmo, sem responsabilidade!
Anônimo disse…
A igreja também não tem a ver com religião, e sim com o governo!
Felipe... disse…
Estavam sendo tratadas como se fossem serial killer, dentro de uma jaula pra ouvir sentença e tens uns que defendem a detenção.
Wendell disse…
Independente de lei de blasfêmia, elas fizeram vandalismo. Não sei se apena foi adequada, talvez tenha sido exagerada, mas elas erraram... Se queriam protestar, que protestassem da maneira correta.

"Deve-se guardar a violência para os momentos em que ela seja, de fato, necessária." -
Concordo , embora tem muito idiota que vai achar que qualquer momento é o correto...
Anônimo disse…
Isso tudo por que as garotas fizeram um protesto pacífico...

Aí vem a dúvida: Será que vale a pena protestar pacificamente num país autoritário?

As pessoas aqui se esquecem que o protesto é uma RESPOSTA AOS ABUSOS COMETIDOS PELO ESTADO, ou seja, tem gente ignorando que as garotas estavam protestando por JÁ TEREM SIDO DESRESPEITADAS!

Agora elas sofrem uma TRÉPLICA...
Pra mim, elas protestaram de forma branda até demais!!!
Anônimo disse…
sso tudo por que as garotas fizeram um protesto pacífico...

Aí vem a dúvida: Será que vale a pena protestar pacificamente num país autoritário?

As pessoas aqui se esquecem que o protesto é uma RESPOSTA AOS ABUSOS COMETIDOS PELO ESTADO, ou seja, tem gente ignorando que as garotas estavam protestando por JÁ TEREM SIDO DESRESPEITADAS!

Agora elas sofrem uma TRÉPLICA...
Pra mim, elas protestaram de forma branda até demais!!!
Anônimo disse…
*Isso tudo...
Arthur disse…
Aff... nada a ver isso! Onde está a Liberdade de cada um poder se expressar?? Elas têm seus direitos, mas negados!
Que absurdo!
Cláudia Mahyrá disse…
E SE aqui no Brasil, continuarmos a votar em fundamentalista...não teremos essa banda russa pra protestar; aqui não teremos NADA!
Cláudia Mahyrá disse…
[...]Felipe...17 de agosto de 2012 15:47
Mas os russos não eram ateus comunistas bobos e feios?[...]

Sim, e assavam padres vivos no espeto de carne, e comiam criancinhas recém nascidas.





Anônimo disse…
Se aqui no Brasil alguém se levantar pra protestar contra os religiosos, será a própria população que tomará a iniciativa de linchar os protestantes!

Aqui a população de religiosos só não se levanta contra bandidos violentos, mas vá algum grupo protestar pacificamente contra algo ligado à igreja pra ver se eles não tentam linchar na mesma hora!
Anônimo disse…
Existe lugar para tudo. Querem protestar? Dentro de uma igreja? Existe limite pro protesto e respeito.
Quem acha que elas tem razão não concorda nem com democracia e são a favor de libertinagem.
A Rússia pode não ser democrática mas esses movimentos pseudo-punks libertinos são muito toscos.
Ah e pra quem queria saber... a igreja até deu perdão... e elas tiveram a opção de pedir desculpas mas não quiseram
Anônimo disse…
Banda pussy riot apela para baixaria e ignorância.


Anônimo disse…

http://juliosevero.blogspot.com.br/2012/08/midia-ocidental-esta-escondendo-fatos.html

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová