Pular para o conteúdo principal

Padre acusado de pedofilia não deveria ser preso, diz frade

frade Bento Groeschel
Groeschel disse que sacerdotes são 
vítimas de jovens carentes de afeto
O frade Bento Groeschel (foto), 78, de Nova Iorque (EUA), disse que os padres suspeitos de pedofilia não deveriam ser presos já na primeira acusação. Isto porque, argumentou, muitos deles foram vítimas da sedução de jovens, não tendo, portanto, intenção de cometer crime sexual. Ele fez exceção para os casos comprovados de estupro.

Groeschel é conhecido nos Estados Unidos pela sua participação em programas da EWTN (Global Catholic Television Network), emissora de orientação conservadora, como o frade.

Quando tinha 25 anos, ele e outros 7 frades romperam com os capuchinhos e criaram a ordem Frades Franciscanos da Renovação, como forte atuação em conventos e junto a jovens da área metropolitana de Nova Iorque. A ordem tem se expandido por vários países.

Atualmente o frade dedica parte do seu tempo a dar assistência espiritual aos sacerdotes acusados de assediar sexualmente crianças e adolescentes.

Em entrevista à National Catholic Register, Groeschel afirmou estar havendo exagero nas acusações de pedofilia contra sacerdotes. Argumentou que muitas vezes um garoto carente de pai se aproxima de sacerdote em busca de afeto, e acaba havendo um relacionamento “quase romântico, com abraços e beijos, talvez na cama, mas sem relações sexuais”.

Ele afirmou que se trata de “uma coisa compreensível” que ocorre não só com sacerdotes, mas também com “professores, advogados, juízes, assistentes sociais”. Argumentou que esse tipo de relacionamento sempre houve, só que no passado não era considerado como crime.

“Caso de padre homossexual que abusa de criança é relativamente raro”, afirmou. Segundo ele, o mesmo talvez não ocorra com profissionais como médicos e advogados.

Groeschel  afirmou que quem convive mais com jovens ficam mais expostos a esse tipo de abordagem afetiva. Como exemplo, citou Jerry Sandusky, "um pobre homem”. Sandusky, ex-treinador do Penn State University, foi acusado de ter abusado de pelo menos 45 jovens.

Nos Estados Unidos, a Igreja Católica já pagou bilhões de dólares em indenização a vítimas de padres pedófilos. As afirmações de Groeschel em nada ajudam o esforço que a Igreja tem feito para recuperar a sua boa imagem e tentar obter de volta as pessoas que passaram a manter distância de padres.





Com informação do Religion News Service.

Frade pede desculpa por culpar crianças pela pedofilia de padres.
1 de setembro de 2012

Comentários

Anônimo disse…
Deixa ver se entendi:

A maioria dos padres pedofilos faz que nem o finado Michael Jackson fazia?
Somente dormem juntos?Ah,somente uns beijos,abraços,mas nada de relações sexuais?
Ou ele joga no time do Clinton,sexo oral nao configura relação sexual?
Anônimo disse…
Não acredito que alguém usa esse tipo de argumento pra defender monstruosidades!
Thomás Turbando disse…
Kuma?
Anônimo disse…
A igreja tem santo pra tudo deve ter santo até para unhas encravadas.. Agora que já sabemos que num futuro breve a igreja católica terá um santo exclusivo para pedofilos..Sera um tal de santo groelchel rogai por nós pecadores e nos livrai daqueles que querem nos prender por abusar de menores que eu já estou até vendo.
Mahatma PJL disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
A idéia defendida por esse frade de que o abuso sexual era algo comum no passado foi sustentada dias atrás por ninguém menos que o Bento XVI, o homem que vem fazendo uma cruzada contra o relativismo moral. Bento XVI afirmou que até num passado recente o abuso sexual não era o mal absoluto que é hoje.

Isso reflete bem a duplicidade moral da religião. Religiosos não se cansam de vituperar contra o relativismo moral, mas, toda vez que é preciso justificar os crimes da igreja ou os crimes cometidos pelos padres, eles encontram um jeito de relativizar a moral. Se você perguntar para um padre o que foi a Inquisição, ele irá responder: "Para saber o que foi a Inquisição, você tem que conhecer o contexto da época". Mas esse mesmo padre que defende uma leitura relativista da história para suavizar a responsabilidade da igreja jamais defenderia o direito de uma mulher que foi estuprada de fazer um aborto, porque o contexto, quando se trata dos interesses de uma mulher, é coisa do capeta.
Anônimo disse…
Ele é o retrato fiel da ICAR.
Anônimo disse…
Coitadinho dos padres, são VITIMAS da sedução, ui que dó.
Anônimo disse…
Este negócio de idade é complicado mais lei é lei . Eu quando tinha meus 13 anos já sabia muito bem o que era sexo e era esperto demais pra alguém abusar de mim sem meu consentimento..
Anônimo disse…
Que gostosa esta lumayra.
Cindy disse…
Passei a vida inteira ouvindo argumentos tipo "a mulher seduziu o cara antes de ser estuprada, então, quando isso acontece, o homem não tem culpa".

Fico imaginando agora os homens, tendo essa pseudológica jogada em suas caras... que é idêntica a usada contra as mulheres estupradas, só que agora com eles.

Particularmente, continuo achando revoltante e nojenta essa culpabilização da vítima, não importando o sexo dela.


Vou sempre combater essa explicação torpe e imbecilizante.
Anônimo disse…
São todos comparsas, defendendo seus amigos. Quando não é com um padre, o cara é um monstro, quando é, a culpa é do jovem e o padre, coitado, apenas caiu na tentação, não merece ser preso, no máximo, viver uma vida de oração e morrer perdoado por deus...

Winston Smith
Anônimo disse…
Isto porque, argumentou, muitos deles foram vítimas da sedução de jovens, não tendo, portanto, intenção de cometer crime. Argumento de cafageste a serviço da quadrilha. Estupido e descarado, dando direito ao criminoso e culpando a vitima a quem deveria defender .

Anônimo disse…
Cada vez tenho mais repugnância pelo cristianismo !!
Raphael Dias disse…
Como esse padre conseguiu dizer em voz alta que "alguns padres são vítimas de sedução dos jovens"? Por que eu nunca vi nenhum padre ser vítima de sedução de uma freira ou, pelo menos, de uma fiel pecadora maior de idade? Essas eles resistem?
Anônimo disse…
Opinião dos Daleks em relação a pedófilos: EXTERMINATE.
Anônimo disse…
...e foi muito abusado?
Unknown disse…
Ou esse frade é muito ingênuo ou muito fdp, acho que é a segunda opção.
Caruê disse…
Como diria o Santo agostinho.

´´Mulheres não deveriam ser educadas ou ensinadas de nenhum modo. Deveriam, na verdade, ser segregadas já que são causa de horrendas e involuntárias ereções em santos homens.

Ora, uma serva ou uma escrava nunca tem muitos senhores, mas um senhor tem muitas escravas. Assim, nunca ouvimos dizer que mulheres santas tivessem servido a vários maridos e sim que muitas serviram a um só marido. Isso não é contraditório à natureza do casamento.

É Eva, a tentadora, que devemos ver em toda mulher. Não consigo ver que utilidade a mulher tem para o homem, tirando a função de ter filhos.``
Acho ate natural
Anônimo disse…
Sábias palavras. A prosperar o raciocínio daquele infeliz, por exemplo, crimes de honra seriam justificáveis ainda hoje.
Anônimo disse…
não ,eu não nasci no meio de religiosos, já você teu padre teu pastor teu guia deve ter feito você um monte de vezes. Cria coragem denuncia teu padre teu pastor diga o que eles faziam com voce quando voce era um garotinho crente afeminado..
Anônimo disse…
Um dos graves problemas com o argumento do falsário é que, nos casos em questão, as vítimas reais não têm (ou tinham) plena capacidade para os atos da vida civil, sendo nulos de pleno direito os eventuais assentimentos.
Anônimo disse…
é tipico dos religiosos colocarem a culpa de suas maldades nas vitimas, no capeta, no darwin e demais seres imaginários ou não. (ps darwin foi brincadeira?)
Anônimo disse…
Boa pergunta.
Guilherme disse…
Esse tipo de comportamento cretino nem me surpreende mais.
Anônimo disse…
E qual é uma má pergunta?
boa resposta disse…
Não é bem assim. Um padre, como qualquer pessoa, pode sim ser seduzido e "cair em tentação", seja por uma pessoa maior ou menor de idade. E há, sim, vários casos disto.
Anônimo disse…
esse velho padre gaga falou que os padres sucumbiram as tentações da carne ? aí eu pergunto : será que eles não sabiam ou fingiam que não sabiam de uma frase escrita na bíblia que diz assim ¨orai e vigiai para não caíres en tentação ¨?
razoável disse…
Faz sentido a opinião do frade Bento Groeschel:

Padres suspeitos de pedofilia não deveriam ser presos já na primeira acusação. Isto porque, argumentou, muitos deles foram vítimas da sedução de jovens, não tendo, portanto, intenção de cometer crime sexual. Ele fez exceção para os casos comprovados de estupro.

espelhinho disse…
E ateístas e gays, adeptos do relativismo moral quando lhes convém, agora se revelam defensores de um novo moralismo politicamente correto, absoluto, inclusive pregando "tolerância zero" a quem discorde deles.
Anônimo disse…
Me diga uma "regra" do cristianismo que não pode ser encontrado em qualquer pensamento ou religião mais antiga. (Regras essas obviamente justas).
Anônimo disse…
E pelo jeito as crianças são bem mais sedutoras porque a mais casos de pedofilia do que de "freirafilia".
Anônimo disse…
Religioso é um bicho engraçado: não tira os homossexuais da cabeça. Tem tal obsessão por eles que nunca se esquece de mencioná-los numa conversa, mesmo que a conversa não tenha nada a ver com homossexualidade. Ultimamente, sempre que um adepto da Grande Ilusão vem comentar alguma coisa neste blog, ele associa ateus a homossexuais, como se não houvesse homossexuais que fossem religiosos. Eles não dizem mais "esses ateus são uns degenerados", mas "ateístas e gays são uns degenerados". Mas nós sabemos bem o que se esconde atrás desse ódio cego e doentio.


Anônimo disse…
Discurso dos religiosos contra os padeiros:

"Os padeiros e os homossexuais são filhos do demônio."

Discurso dos religiosos contra os lanterneiros:

"Os lanterneiros e os homossexuais irão queimar no inferno."

Discurso dos religiosos contra os radialistas:

"Os radialistas e os homossexuais são todos pecadores."

Nessas alturas do campeonato, eles já nem precisam confessar que são uns enrustidos. Confessam todos os dias sem saber.

Raphael Dias disse…
Sim, sr. Boa Resposta, contudo o padre só é convidado a abandonar a batina quando se trata de um(a) sedutor(a) maior de idade. Explica?

E pro Anônimo 29 de agosto de 2012 22:31 - Más perguntas são todas aquelas que não adicionam nada a discussão, ou aparentam ser incoerentes, ou, se não existissem, ninguém sentiria falta. Exemplo: a sua.
Anônimo disse…
Esse troll multi-nickname é um papagaio do Enrolavo de Carvalho, o astrólogo.
espelhinho disse…
Qual é o problema, Rodrigo, magoou?

Em seu comentário, você falou de inquisição, aborto e outras coisas que não têm nada a ver com o post, para criticar a Igreja Católica.

Eu citei ateus e gays (dois grupos que estão sempre juntos, se apoiando mutuamente, sempre cantando e/ou chorando afinadinhos), me referindo à "duplicidade moral" que você comentava, que vê na ICAR mas não enxerga no(s) próprio(s) grupinho(s) do qual faz parte.

Deu (ops!) pra entender, ou quer que eu faça um desenho?
Anônimo disse…
A igreja tem santo pra tudo deve ter santo até para unhas encravadas.. Agora que já sabemos que num futuro breve a igreja católica terá um santo exclusivo para pedofilos..Sera um tal de santo groelchel rogai por nós pecadores e nos livrai daqueles que querem nos prender por abusar de menores que eu já estou até vendo. 2
Anônimo disse…
I Jo 3:6 - Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.
hahaha nem padre acredita nesse conto de fadas!
Anônimo disse…
Hebreus 6:4-6
4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expöem ao vitupério.

já era! ^^
Cindy disse…
Na verdade, não é razoável.

É muito melhor o método atual mesmo, onde se investiga e se apura a acusação, e há punição se for o caso de ter tido mesmo uma transgressão.

Além do mais, "sedução" ou não, fazer sexo com menores de idade é crime. Mesmo que o guri esteja com uma placa pendurada no pescoço, dizendo "fodam-me, eu quero".

E independente de ser a primeira, segunda, oitava, quintuplagésima
Cindy disse…
Na verdade, não é razoável.

É muito melhor o método atual mesmo, onde se investiga e se apura a acusação, e há punição se for o caso de ter tido mesmo uma transgressão.

Além do mais, "sedução" ou não, fazer sexo com menores de idade é crime. Mesmo que o guri esteja com uma placa pendurada no pescoço, dizendo "fodam-me, eu quero".

E independente de ser a primeira, segunda, oitava, quintuplagésima
Cindy disse…
...vez!

Haha, esqueci de concluir a frase. XD
Anônimo disse…
"onde se investiga e se apura a acusação, e há punição se for o caso de ter tido mesmo uma transgressão" (Cindy)

Mas foi mais ou menos isso mesmo que o frade falou. Ele se opõe (e está certo) à prisão precipitada de "suspeitos" ou "acusados", sem apuração dos fatos.

Suspeito/acusado nem sempre é criminoso comprovado, é bom lembrar.
Felipe... disse…
Desculpa de pedófilo, depois reclamam quando eu falo que a igreja anglicana, ta sempre a frente da catolica.

E ainda acha que a anglicana vai se a primeira a admitir a inexistência de deus.
Felipe... disse…
Acho*
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Parece mesmo um troll, porque usa os mesmos argumentos e a mesma linguagem do bem-humorado, com quem discuti outro dia. Até a associação entre ateus e gays é a mesma. O sentimento de vítima também está lá, é claro, porque todo perseguidor se sente perseguido.

É um engano seu, espelhinho, dizer que eu estou magoado. Quem anda muito magoado são os religiosos. Eu não fico perseguindo religiosos, negando-lhes direitos básicos, proibindo-lhes de se casarem, de herdarem heranças, de adotarem filhos etc. Quando eu falo mal dos corinthianos, eu não começo a frase assim: "Corinthianos e religiosos são todos uns filhos da puta".
Daniel disse…
Acredito que toda vez que "agrupamos" quem criticamos, somos injustos.

Rodrigo critica a relativização moral pregada por alguns religiosos dentro da Igreja, entre eles o Papa, certo? Não vou defender, nem criticar...precisaria ver o que ele falou por inteiro para não correr o risco também de relativizar o seu comentário.

Cara, sou católico e sou contra esses padres que são pedófilos, bem como advogados pedófilos, treinadores pedófilos etc...etc. Ou seja, sou contra o pedófilo, seja qual for a sua crença, profissão, dom etc. Pra mim, o erro deve ser passível de punição, seja quem for.

A história é dinâmica. Não é relativismo analizar um acontecimento em outra época: é injustiça. Isso é crença, costume...e acontece até hoje: você ir numa churrascaria, para um indiano, é passível de morte! Entende?

A crítica não deve ser à Igreja Católica, e sim a quem erra dentro dela. só isso.
Ryoko Masaki disse…
esse verme de santo não tem nada, eu acho deveria ter nascido em namekusei onde só macho que bota ovo pela boca... como em dbz
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Daniel, que benção poder falar com um adversário que se identifica. Sou grato a você por isso.

O que eu quis dizer com o meu comentário foi o seguinte: a Igreja Católica usa padrões morais absolutos para julgar os outros e padrões morais relativos para julgar a si mesma. Vou lhe dar mais um exemplo.

Comunistas mataram muita gente pensando fazer isso em benefício do comunismo. São, com muita razão, considerados assassinos por isso. Católicos também mataram muita gente pensando estar agindo em benefício do catolicismo. A Igreja Católica, no entanto, não vê o menor problema em canonizar alguns desses assassinos, transformando-os em santos.

Isso pode ser traduzido assim: se diz respeito aos meus inimigos, matar é sempre errado. Se diz respeito a mim, matar, dependendo das circunstâncias, pode ser certo.

Mas, para dizer a verdade, essa duplicidade moral é típica da religião, não só da Igreja Católica. Veja, por exemplo, como religiosos interpretam o sacrifício de Cristo na cruz.

Se eu sacrificasse o meu próprio filho, mesmo que fosse por uma boa causa, eu seria com razão considerado um monstro. Deus, entretanto, sacrifica seu filho único em benefício da humanidade, ou seja, pela pior de todas as causas. E como esse gesto é interpretado pelos religiosos? Como um gesto de amor.

Se eu sacrifico meu filho único, ninguém quer saber dos motivos, das circunstâncias, do contexto. Se Deus sacrifica seu filho único, dizem logo que isso foi feito em nosso benefício. Logo, pelo simples fato de termos ganhado alguma coisa com isso, o ato se torna bom.
Anônimo disse…
Os padres são inocentes ( coitadinhos ), pois foram vítimas desses garotos (crianças e adolescentes ) demoníacos que confundem afeto com sexo. São uns despudorados esses jovens de hoje. Só pensam naquilo! Pobres padres...( Ironic mode )
Anônimo disse…
Cindy, você me fez lembrar de um caso ocorrido há alguns anos em que um religioso se relacionava há anos com dois meninos em troca de dinheiro e presentes caros. O religioso só foi descoberto porque , segundo denunciou um dos garotos, havia presenteado o outro guri ,com quem o padre tinha caso, com um tênis de uma marca famosa e a ele ( o garoto desprezado ), não. Enciumado e revoltado com o favoritismo do padre pelo 'rival', o menor o denunciou à polícia. Parece que havia uma certa cumplicidade entre eles que só foi quebrada mediante o 'incidente do tênis'. É verdade, há menores que gostam de se relacionar com adultos e há os que se prostituem. Portanto, a placa pendurada no pescoço, dizendo "fodam-me, eu quero" não é tão inverídica ou absurda, todavia não justifica o crime cometido por esses abusadores compulsivos de menores.
Carla Klaus disse…
Pior que usam e se acham no direito, o que me deixa putassa, é que o povo ainda vai atras e defende, se pudesse queria fazer igual no filme Millennium em que a protagonista é estuprada e depois enfia um cacete enorme e ainda xuta no rabo do estuprador, e tatua sem dó nem piedade, porco estuprador...
Dai queria ver alguem defender, pq se um dia eu tiver um filho e acontecer algo com ele, pode ter certeza que eu faço isso com o canalha que mexer com ele. Eu nao tenho um pingo de respeito e consideração com estes cretinos.
pf beckenkamp disse…
Acho que é isso o que o frade quer dizer sim, viu.
Unknown disse…
gostei de ler isto.
DEUS disse…
Eu faço o que Eu quiser. Não tenho que dar satisfações a ateus faladores compulsivos.
Anônimo disse…
Impressão ou ele quis dizer que os pedófilos são apenas homossexuais?
Anônimo disse…
A Igreja Católica é uma monstruosa família mafiosa. Alguns elementos sãos da família não fazem dela uma família honesta. Veja-se um sumário da vida de alguns padrinhos da mafiosa família Vaticano em http://www1.ionline.pt/conteudo/78038-delitos-papais-vida-sexual-nada-santa-dos-papas
j.cristo@ceu.org
Anônimo disse…
culpado e sempre quem morre......
Anônimo disse…
se fosse meu filho ele n seria preso nem na primeira nem na ultima , eu ia dar um jeito nele.....
Mauro Feydit disse…
Eu não consigo entender por que um garoto de 12 ou 13 anos (hormônios em fúria), cheio de menininhas dando mole ao seu redor, iria querer seduzir um velho de saias? Que argumento mais safado.
Anônimo disse…
Gente, tudo bem, eu nada contra os padres, sou católico, acredito em Deus, no entanto, não necessariamente todos os gays são ateus, até porque não são mesmo.
Creio sim, que existe uma industria de indenização contra a Igreja, porem é claro que está cheio sim de Padres pedófilos e nada justifica tal ato.
Assim como em muitos casos o Padre não algema e nem amarra na cama,,, e por muitos anos os jovens vão lá e ficam com o Padre, depois de um tempo, vão lá e denunciam, e é claro, entram na justiça pleiteandoindenização.
Não estou defendendo e não vou defender nunca, oque é errado é errado e ponto, nem tampouco concordo com os argumentos do Frade.
Oque deve ser feito é acabar com essa istoria de que um sacerdote não pode casatr, construir familia e ter filhos.
Agora, Padres pedofilos, realmente, na minha opnião devem ser espulsos e responder aos rigores da lei como qualquer outra pessoa que venha a cometer tal crime, afinal elementos assim apenas prejudicam a imagem da Igreja Católica.
Espero sinceramente que quem leu oqe eu escrevi compreenda oque quis dizer.
Obrigado a todos!
Mluisa disse…
-Queria ter mais tempo de acompanhar.Fantástico,emocionante o engajamento e participacao de tantos.A fome de conhecimentos é enorme dando possibilidades de encontrar uma maneira mais simplis e eficáz de solidaridade,atrávez do
diálogo.A igreja é uma intituicao como outra qualquer;nada tem que haver com religiosidade."O Rei tinha o poder,a igreja conhecimentos".A massa escrava sem
conhecimentos e superticiosos,aos poucos estavam desaparecendo,atrávez de fome doencas etc.A igreja que tinha conhecimentos,viu que o negócio estava ficando prêto.Resolveu falar com o Rei,e explicou a situacao:O Rei viu que o representante da igreija tinha razao;chegaram a um acordo,da igreja ganhar uma mesada do Rei,e o povo pagar impostos.Nao esquecamos que:nao foi dificíl munipular a massa.Como!? A massa sem conhecimentos,supersticiosos,tinha mêdo do que nao conheciam;se nao chove é porque Deus quer!Se nao tem comida ou ficar doente é porque Deus quer!Tudo que acontecia de ruim era porque Deus quer.Deus vingativo horrivel.Outro dia surgio um homem chamado Galíleo!homen inteligência,e comecou a explicar que a terra era redonda;nao demorou muito a igreja o condenou a prisao.Pobreza nao quer dizer burrice!No tempo muitos ficavam doente,e tentaram a curar com remédios feito de raizes,e muitas coitadas foram quimadas viva como bruxas.Tudo tem uma relacao por questao de ingnorância.A histótia é longa e complexa.Mesmo que há muitos analfabetos,a nova tecnológia muita informacao chega a massa;Tv,e internete,como nao podem proibir as informacoes chegar a massa,usam outra estrátegia.Proibido ter relacao sexual,usar camizinha de venus,a mulher cheia de filhos tem que ficar em casa,nao deve estudar ou trabalhar!O marido dar tudo!Ela é simplismente um objeto.O homen inconcientimente tem uma parte masculina e outra feminina,quer ele queira ou nao.Em certos meninos há vários fatôres que a parte feminina é mais dominante e vice-versa.Consciente que nao teem controle da situaca,cria normas de intôlêrancia pra chamar a atencoes com apôio,da igreja sao assasinados mais de 200 homoxesuais!que a pedofília é permetido,que homens poden agridir mulheres por questao como se vestem.É tanta coisa que nao tem proporcoes!...Por que diabo o Vaticano tem acoes em arma? Tem um pouquinho de conhecimento sabe que certos indivíduos quando chega a certa idade nao tem a mesma lucidéz e reacao de raciocinar com estabilidade.É bem mais facíl de ser uma marionete nas garras dos Lôbos.É constatado que a história se repete.Mais do que nunca a massa precisa se unir.



Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová