Pular para o conteúdo principal

Assembleia de MT tem foto de papa. Que Estado laico é este?

Nem em igreja há foto tão 
ostensiva de João Paulo 2 
A Assembleia Legislativa do Mato Grosso não tem nenhum apreço pela laicidade do Estado brasileiro porque exibe uma enorme foto do papa João Paulo 2.

Como se a foto não bastasse, há sempre uma Bíblia aberta no plenário, onde obviamente deveria haver o exemplar da Constituição brasileira, cujo artigo 19 veta qualquer envolvimento das autoridades com crenças religiosas.

A separação entre o Estado brasileiro e a Igreja Católica foi determinada pela Constituição de 1891. O que dá uma ideia do atraso político de Mato Grosso.





Foto enviada por Helena MacMulder

Comentários

Isso é no mínimo... mórbido.
Anônimo disse…
que foto feia !!!!
Barata Cichetto disse…
A idéia de que o Estado é laico é mais uma das mentiras pregadas por essa democracia fajuta que domina a maior parte dos paises do mundo. Perdoe o trocadilho infame, mas no Estado não é laico nem aqui, nem na China...
Anônimo disse…
exijo agora que a constituição de meu País seja respeitada!
Anônimo disse…
é facil... ouvidoria@al.mt.gov.br
Anônimo disse…
[ironia] Tudo bem, afinal a maioria do povo brasileiro é católico. [/ironia]
Anônimo disse…
Mato Grosso é uma espécie de Texas brasileiro em relação a religião e ao conservadorismo. Infelizmente esse estado se dobra a padres e pastores..
Anônimo disse…
Obrigada Paulo por ter colocado a minha foto

Ass: Helena MacMulder.
Anônimo disse…
Tá explicado porque os deputados matogrossenses fazem tanta m*.
Anônimo disse…
É mais fácil eles mudarem a Constituição...
Anônimo disse…
Crucifixo na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo:

A foto é do banco de dados do próprio site da ALES:
http://www.al.es.gov.br/appdata/anexos_internet/banco_de_imagens/Extraordinaria_21052012_plenario_alta_T.jpg
Anônimo disse…
Mas o Texas não é pior que Idaho, Maryland ou Utah em matéria de carolice, não.
Anônimo disse…
E veja, estamos a falar de assembleias legislativas estaduais, não de câmaras de vereadores. Ou seja, a coisa ainda é muito mais grave.
Anônimo disse…
Lamento ter de chover nesse desfile, mas o artigo 19 da CF não "veta qualquer envolvimento das autoridades com crenças religiosas".

Fosse assim, não precisaríamos nos preocupar com a bancada evangélica pisoteando direitos civis. Bastava impichá-los.

Ele veda ao Estado estabelecer cultos religiosos, igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança . A mera disposição da fotografia não caracteriza nenhum dos casos. É só uma demonstração de mau gosto estético e ignorância histórica. Mas ou menos como pendurar uma bandeira do Flamengo. Ou do Stálin.

Vamos parar com fascismo do bem, will ya?
romulo disse…
Pois eu duvido que uma bandeira do flamengo DE 2 METROS ou uma foto do Stalin DE 2 METROS seriam toleradas no mesmo local.
Unknown disse…
Por isso, embora pareça ingenuidade, e talvez seja...acho que devemos escolher bem nossos representantes nas câmaras e assembléias, muito mais do que escolhermos prefeitos , governadores e presidente.
Izaque Bastos disse…
o estado é laico, mas o país é religioso, e quem compoe o estado laico, sao pessoas religiosas na sua maioria, entao nao sei porque essas esperneaçao, o que tem de mal em uma foto? uma biblia, ela faz mal hà alguem? talvez faça mal os politicos que aumentam seus salario sem consultar o povo, por isso voces ateus nao protestam né mesmo?
Anônimo disse…
"o estado é laico, mas o país é religioso, e quem compoe o estado laico, sao pessoas religiosas"

E por acaso, o que você entende por "estado laico" senão as ações dos agentes públicos - pessoas de carne e osso - no exercício de suas funções???
romulo disse…
"uma biblia, ela faz mal hà alguem?" ...a evidência anedótica até o momento demonstra que faz mal pro cérebro
Anônimo disse…
Não Izaque a biblia não faz mal principalmente se tratando de policos catolicos e evangelicos que roubam dinheiro publico e depois se escondem atraz da biblia, ela não faz mal não é, então me explica o machismo, homofobia e racismo presente nela já que a biblia não faz mal então ela esta repleta de esclareciemnto e aceitação.
Anônimo disse…
Se no futuro a maioria brasileira for religioso não fanatico e ateu moderno esse tipo de coisa não acomtecera mais, não vejo mal em um Brasil Humanista e viva a futura neutralidade.
Anônimo disse…
Acho relevante pontuar duas questões:
primeiro que o sentido do art 19 da CF é que não deve haver subordinação de cultos religiosos ao Estado, de forma que o Estado não pode fixar que tipo de culto será exercido pelo seu povo. Por outro lado este mesmo Estado não deve se subordinar ao culto religioso.
A outra questão é que o Estado é soberano em razão do povo que o compõe, de forma que o Estado representa a cultura de seu povo e ser cristão é uma identidade cultural brasileira. Se fosse uma obra de arte francesa não teria gerado polêmica...
Anônimo disse…
Olha, não sei que bíblia você chegou a ler. O antigo testamento pode até versar sobre algumas questões machistas etc. Mas o novo testamento vem como um amadurecimento dessas questões, o sentimento de alteridade foi desenvolvido por Jesus Cristo a partir do sacrifício pelo outro, do servir, doar-se. Quanto à homofobia, não é pregada pela bíblia, o intuito não é que os homossexuais sejam odiados. Jamais! A questão é a prática do homossexualismo que é considerada imprópria para o ser humano e digo isso não como uma questão moralista, mas você pode pesquisar toda a questão psicológica da atração sexual pelo mesmo sexo e perceberá que os estudos comprovam que a maioria esmagadora dos casos incide sobre frustações e não pura atraçao. Seria como se um filho seu quisesse só comer chocolate e coca cola, porque para ele há satisfação e você permitisse independente das sequelas disso. Trocando em miúdos, a prática homossexual pode trazer mais prejuízos a psique que já está confusa, embora pareça, para alguns, um bom estilo de vida, por isso, por não ser algo que faça bem ao ser humano (como também não faz bem só se alimentar de coca cola e chocolate), a bíblia não prega a aceitação do ato, pois se um Pai permite que um filho pratique atos que o façam mal, ele deve ter outro nome e não PAI. O evangelho prega que as pessoas que mais erram devem ser as mais amadas e não que devemos odiá-las, ou escluí-las, se na prática os fiéis não fazem isso: BEM VINDO AO MUNDO! A culpa não é da bíblia se não praticamos toda a proposta de bondade que ela prega. Não sei se deu para explicar bem, mas só para instruir-se sobre o assunto dê uma estuda dos evangelhos, eles são riquíssimos e pregam um amor sem fim pelo ser humano "não quero sacrifícios, quero a misericórdia" foram palavras de Jesus. A paz!
Anônimo disse…
Ser homossexual é prejudicial ao ser humano? Por que seria inaceitável? Quais seriam as sequelas de ter desejos, atração ou sexualidade homossexual? Isso equivale a frustração? Quais os prejuízos trazidos pela atividade homossexual? Psique? Já existiam psicólogos clínicos na época do AT? A bíblia fala sobre psique? A prática homossexual é inadequada, 'indigna', 'impura', 'imprópria' ou nociva ao ser humano? Faz mal ao ser humano? O prejudica? O aniquila? Em que e por que? É somente isso o que diz a bíblia? E os apedrejamentos? É questão de compreender 'contextos' de uma determinada época, né? Por que os gays e lésbicas ou bissexuais estariam em erro? O que quis dizer 'em mais erro'?
Anônimo disse…
Não querem os símbolos religiosos, mas desfrutam dos feriados religiosos.
Os estados unidos não mesmo, mas Suécia, Noruega,...
Gilberto disse…
O lado bom: deve ter poucos evangélicos lá.
O OUTRO lado ruim: membros tão alienados que o Papa já mudou 2 vezes e eles nem se deram conta.
Concordo com a resposta acima e acho que tem uma questão de interpretação aí. Pra mim, a foto demonstra claramente uma 'relação' de 'aliança' com uma 'igreja'.
Alan Daniel disse…
A laicidade está na constituição, simples assim, se ela não é seguida, é vergonha para o povo

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová