Pular para o conteúdo principal

Babalorixá acusa evangélicos de tentarem invadir terreiro

Érico Lustosa
Érico Lustosa filmou a intolerância religiosa
O babalorixá Érico Lustosa (foto) está acusando um grupo de evangélicos de tentar invadir no domingo (15) à noite um terreiro de matriz africana e afro-brasileira no Varadouro, em Olinda, na Grande Recife (PE).

Ele aparece protestando contra a intolerância em um vídeo gravado no momento em que os evangélicos se aglomeravam diante do terreiro Pai Jairo de Iemanjá Sabá.

“Eles [os evangélicos] gritavam ‘sai daí, Satanás’, e forçaram o portão”, disse Lustosa. “Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar.”  “Um deles gritou para a gente tomar cuidado porque que ele era evangélico mas era também um ex-matador.”

A polícia está investigando, mas ainda não foram apontados os responsáveis pela intolerância. Os evangélicos seriam da Igreja Universal do Reino de Deus.

O Jornal do Commercio, com sede em Recife, informou que na semana passada evangélicos invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, cidade do agreste pernambucano. O motivo seria o assassinato naquela cidade de um menino de 8 anos durante um ritual celebrado por um pai de santo.  O JC ouviu pesquisadores segundo os quais as religiões de matriz africana não realizam sacrifício de humano.

O vídeo de Lustosa tem causado indignação nas redes sociais, e representantes de religiões de matriz africana exigem das autoridades punição aos intolerantes. Eles temem que haja acirramento da intolerância evangélica.

Ato de intolerância religiosa


Com informação do JC, entre outras fontes.

Evangélicos pentecostais estão mais intolerantes, diz ministra
janeiro de 2013

Intolerância religiosa no Brasil

Comentários

Plim! disse…
"representantes de religiões de matriz africana exigem das autoridades punição aos intolerantes."

Punição aos intolerantes é não tolerar os intolerantes.
VOZ DO BRASIL disse…
Nunca no Brasil houve tantos casos de intolerãncia desde que os empresários evangélicos (pastores) ganharam notoriedade na mídia.

De lá pra cá, as pessoas que cultuam seitas afrodescendentes estão cada vez mais acuadas pelos evangélicos que os destratam, demonizando suas crenças e fazendo até ataques fisicos contra esse povo já tão discriminado historicamente.

Nós não queremos que o Brasil se transforme numa Irlanda ou num Oriente Médio... Somos uma nação onde convive todas as raças, credos e pessoas de todos os lugares do mundo em harmonia, e não é um punhado de empresários da fé evangélica que vai mudar o curso de nossa paz.

A policia e a justiça precisa URGENTEMENTE tomar providências severas e exemplares dentro da Lei para que esse tipo de abuso e discriminação não aconteça mais...
Anônimo disse…
Aqui na minha região, assaltaram o centro espirita que meus pais frequentam, dizem que os bandidos chegaram lá atras do dinheiro que se recolia para fazer os 'trabalhos" eu ja visitei o lugar, não fazem este tipo de coisa lá, devem ter sido bandidos evangelicos.
Anônimo disse…
" Os evangélicos seriam da Igreja Universal do Reino de Deus."

Gente boa!
É a única intolerância que concordo: intolerar os intolerantes.
Anônimo disse…
Eu eletrificava todo o terreiro e o portão... assim que começassem a forçar o portão pra derrubar, eu ligava a corrente elétrica.... e só desligava quando aquele bando de FDP estivesse no chão desmaiados...
Anônimo disse…
E ainda falam da 'evangélifobia',perseguição aos evangélicos.Por favor...
Evangélicos, intolerantes como sempre.
Anônimo disse…
Se a sociedade não reagir prá colocar os evangélicos no seu devido lugar e prender gente como o bispo "pedir mais cedo" e o Valdemiro, esse tipo de coisa só irá piorar. Hoje começam com os umbandistas, amanhã os espíritas, budistas, etc., e quando nos dermos conta, nossos filhos estarão aprendendo "bibra" na escola e acusando uns aos outros de endemoninhados. ESTADO LAICO JÁÁÁÁÁ...!!!
Lucas disse…
Qualquer ato do gênero, por qualquer parte que for, deveria ser julgado como um ato vindo de um grupo civil. Não deveria ser tratado como algo especial...
Plim! disse…
Por que o Estado não interna os religiosos num hospício?
Anônimo disse…
Estes evangélicos que invadiram o terreiro precisam entender que o respeito às crenças que eles tanto cobram dos outros deve também ser exercido por eles.
Foi uma falta de respeito da parte destes vândalos, que não podem exteriorizar sua repulsa a estas religiões afro-brasileiras desta forma, podendo ferir ou traumatizar outras pessoas que também querem respeito a fé que professam.

Winston Smith
Anônimo disse…
O pior é ver o marcus feliciano afirmar que os gays são cristofóbicos, evangelicofóbicos. Dá um tempo.

Nelson
Anônimo disse…
Quero ver o Julio Severo publicar textos assim no blog dele
Anônimo disse…
E ainda querem religião nas escolas.
Carrasco disse…
Sinceramente, ateus procuram chifre em cabeça de cavalo, em nenhum momento o vídeo mostra invasão ao terreiro de macumba e sim uma passeata de um grupo evangélico e um "babalorixá" dando chilique. O que ele queria era chamar a atenção e conseguiu, mas só a atenção dos ateus e nada mais.
Anônimo disse…
Baixou o capeta neles!!
Anônimo disse…
Igual a nazistafobia por parte dos judeus, ah! este judeus!
Anônimo disse…
O título do Paulopes é claro: é o babalorixá que acusa os evangélicos de tentativa de invasão. Não há informação de que esse babalorixá seja ateu, rs, rs.
Mario disse…
@Plim! Porque nem todo religioso é louco. Com essa declaração vc se iguala ao fanáticos religiosos como os da passeata
Não é de hoje que eu venho afirmando que o movimento evangélico tem um projeto de poder e que estão dispostos a tudo para tornar o pais numa "teocracia".

Liberdade religiosa na visão desses grupos é isso: "Direito de te criticar e atacar livremente"
Isso repete-se a todo momento pelo Brasil. Somente alguns casos de intolerância é que são noticiados pela mídia.
Um deles gritou para a gente tomar cuidado porque que ele era evangélico mas era também um ex-matador.
Por isso que nunca acreditei nesses assassinos e estupradores que dizem que mudaram de vida quando aceitaram o G-zuis.
Anônimo disse…
É verdade, são muitos os casos que acontecem todos os dias, mas apenas alguns poucos chegam até a mídia.
Ryoko disse…
carrasco frouxo vc é o tipo de crentroll que só joga a isca e dá no pé, típico
Plim! disse…
Mário, não foi uma declaração, foi uma pergunta.
Quanto é 2 + 2?
Jesus é Rei dos Judeus?
Plim! disse…
Outra pergunta: Por que o Estado não interna os ateus num hospício?
Anônimo disse…
nosso brasil rumo a ditadura evangélica.
Plim! disse…
Mário, se nem todo religioso é louco, então por que alguns religiosos são loucos e outros não?
Carrasco disse…
Desculpe Ryoko (que nome horroroso), mas onde foi que eu joguei a isca e onde foi que eu dei no pé? Apenas dei minha opinião ou isso é proibido pelo fato de eu ser cristão?
Por que o Estado não interna os religiosos num hospício?
Teríamos que abrir cerca de 170 milhões de vagas nos hospícios...
Eduardrj disse…
NÃO HOUVE INTOLERÂNCIA APENAS UMA PASSEATA PACÍFICA

Assassinato de criança em ritual comandado por pai de santo, causa revolta e indignação de Evangélicos

http://ensinopentecostal.com.br/component/k2/item/333-assassinato-de-crian%C3%A7a-em-ritual-comandado-por-pai-de-santo-causa-revolta-e-indigna%C3%A7%C3%A3o-de-evang%C3%A9licos.html
Ricardo disse…
"(...) O motivo seria o assassinato naquela cidade de um menino de 8 anos durante um ritual celebrado por um pai de santo. O JC ouviu pesquisadores segundo os quais as religiões de matriz africana não realizam sacrifício de humano."

O criminoso diz que é pai-de-santo e no dia seguinte já sai estampado em letras garrafais que "pai-se-santo sacrifica menino em ritual macabro". ABSOLUTAMENTE NÃO SE FAZEM SACRIFÍCIOS HUMANOS em religiões de influência africana como o Candomblé, Umbanda, Omolokô, Tambor de Mina, etc. Ficamos estarrecidos com tal ocorrido e com o fato de pensarem isso de nós, afro-religiosos.

Lamentavelmente qualquer um hoje em dia se diz pai-de-santo e abre um quartinho nos fundos da casa para jogar cartas, búzios, ler a mão e fazer trabalhos de amarração para amor entre outras coisas bizarras. ESSAS NÃO SÃO PRÁTICAS DOS CULTOS AFRO, mas sim de pessoas que se utilizam de nossa religião para se promover e roubar. Pais-de-santo não cobram pela caridade ou solidariedade prestada a quem acorre os terreiros, não faz amarração nem trabalhos com intuito maligno. Para se tornar pai-de-santo (babalorixá) é preciso entre 7 a 15 anos de formação, digamos assim, dependendo da religião ou nação origem de culto.
Lia de Souza disse…
Joga uma moedas neles que eles param de gritar...
Lia de Souza disse…
http://www.eunanet.net/beth/caso_lucas_terra.php

Ritual por ritual...evangélico faz igual.
Anônimo disse…
Até que ponto chegaremos? Sou agnóstico, mas tenho mais respeito pelo Babalorixá do que por esse bando de semi-analfabetos alienados.
Abraço por trás disse…
Ia custar muito caro internar todos os religiosos. Mesmo que só internassem os loucos, ainda seria um gasto absurdo.
Ryoko Hakubi disse…
vc é troll e nada mais, lugar de doido é no sanatório
Anônimo disse…
Era muito facil o babalorixa se livrar dessa corja. Era só gritar: olha um gay la do outro lado da rua!
NASTRISHI disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog deleta comentário escrito só com letras maiúsculas.
Roberto ... disse…
Assisti ao video, e naõ vi nada de 'intolerância religiosa' como citada pelo babalorixá. O que vi foi uma manifestação pacífica e na rua, e não dentro do terreiro ou tentativa de invasõa deste.

O babalorixá deu mesmo foi um xilique. Coitado. Tá prcisando se tratar a criança.
Anônimo disse…
Senhoras e Senhores, o CANAL POVO-DE-
SANTO: CIÊNCIA E FÉ, hoje tem o desprazer de
demonstrar e denunciar alguns fatos
passados ontem (16.07.2012) no Bairro do
Varadouro, na cidade de Olinda PE. Todavia,
gostaria primeiramente pedir que DESCULPEM- ME O TOTAL EXARCEBAR DOS TONS, mas o calor
da agressão foi por demais intenso. E era só
eu contra uma turba! Senti-me impotente
como cidadão que achava ser correto crer
numa Justiça promovida por um Estado de
Direito! Foi "como se" tivesse que lutar sem a devida proteção cidadã! O famoso "cada um
por si"! Mas não o Estado por todos!... Diante
disto, como filósofo, sou um crítico e analista
social; como quase cientista da religião, um
promovedor da intercomunicabilidade dos
credos; mas como babalorixá, sinto-me uma vítima de um sistema manipulado por
vontades escusas, porém óbvias: como diz o
adágio "a quem de direito, direito!" Desta
forma, a quem interessa atos como estes? A
quem REALMENTE interessa? Aos ditadores da
maioria?! Aos que deixaram de usar, por força de Mandado de Segurança, os termos
"Exu, Pomba-gira, Zé Pelintra, pai-de-santo,
mãe-de-santo, macumba" e etc?! Mas,
estrategicamente trocaram pelos sugestivos,
indutivos e capciosos termos (arg) "pai-de-
encosto, mãe-de-encosto, filho-de-encosto, casa-de-encosto"?! Não configuraria isso um
simulacro de afronta?! Fica aqui a pergunta no
ar! O fato é que uma criança (Flanio da Silva
Macedo, 9 anos) foi assassinada numa
suposta liturgia de (sic) "magia negra", e nós
não apenas nos solidarizamos com a família, e com os habitantes do lugar (São Domingos
PE), bem como repudiamos veementemente o
ato; mas isso não pode ser tipificado por
"crime religioso"! Foi sim um assassinato
brutal e hediondo! E onde está o Estado? Cadê
que um assessor designado por um Secretário da área de Direitos Humanos se propõe a vir
ante o público a fim de se posicionar
esclarecendo os fatos e determinando a
posição da governadoria?! É isso aí o que dá
um Governo (que pode ser até bom em alguns
aspectos) mas por estar completamente mal- assessorado, soçobra no desequilíbrio de uma
Sociedade dividida a qual, a largos passos, se
encaminha para um verdadeiro embate civil! É
a promoção leviana de uma verdadeira (arg)
"guerra santa" sendo articulada pelo e para o
lucro alheio! "Alheio" esse mais que óbvio para quem conhece os fatos como eles os
são!...
Se acharem que devem, por favor, divulguem!
Lembrem-se: "QUEM NÃO REAGE, RASTEJA"!!!
Almirante Águia disse…
Para os que nada viram sobre intolerância, no vídeo, faço uma pergunta: Para que se configure uma invasão, esta necessariamente precisa ter como componente, agressão física e danos ao patrimonio, ou agressão moral moral e psicológica, "somente", não representa ato e intolerancia???
Anônimo disse…
Estes EVanJEGUES estão mostrando o quanto são idiotas e encrenqueirros, trabalha não querem né, gasta o tempo deles com projeto social não querem né, mas perseguir as diferenças isso querem, gentalha inutil, que nojo eu tenho desses evanjeguicos e evanjeguas. raça ignorante, que morram todos :!
Anônimo disse…
Você está querendo tapar o sol com a peneira e justificar o injustificável. O ato de agredir alguém moral ou psicologicamente já é suficiente para se configurar intolerância. A agressão física só agravaria a situação já antes caracterizada pelos atos hostis dos religiosos evangélicos contra o babalorixá.
Anônimo disse…
Quase não temos hospício para os próprios loucos, imagine para os religiosos?
Anônimo disse…
Fato! Já estão em quase todas as escalas do poder e muitos ainda não perceberam a gravidade da coisa.


@heimsbral

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih