Pular para o conteúdo principal

Secretaria arquiva caso sobre professora que orava em classe

Orações da professora de história
às vezes durava até 20 minutos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo arquivou a apuração interna sobre a queixa de um pai de aluno de que a professora de história Roseli Tadeu Tavares Santana estava obrigando os alunos a orarem em classe, em um procedimento que às vezes durava até 20 minutos.

A secretaria alegou não ter encontrado indício da ilegalidade na Escola Antônio Caputo, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

O aposentado Sebastião da Silveira, 64, praticante do candomblé e pai do estudante de 15 anos, denunciou a professora, que é evangélica, porque o seu filho, por se recusar a orar, estava sofrendo bullying por parte de seus colegas de classe. O garoto está tendo ajuda psicológica para superar o trauma.

Silveira não se conformou com a decisão da secretaria e disse que se trata de uma articulação da direção da escola para acobertar a intolerância religiosa da professora Roseli. Afirmou que a secretaria agiu de modo diferente em um caso posterior, afastando a diretora de uma escola de Itapecerica da Serra que fazia os alunos orarem antes das aulas.

“Eles [diretores da escola] subestimaram a minha inteligência", disse. "Sempre tentaram fazer a defesa dela (Roseli), mas alguém vai ter de se responsabilizar por tudo o que meu filho sofreu."

Maria Emília Campi, presidente da Afecab (Associação Federativa da Cultura Afro-Brasileira), disse que, no caso de São Bernardo, prevaleceu o corporativismo. “Estou abismada.”

Roseli se encontra afastada por motivo de saúde. Ela tem contado com o apoio jurídico da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

O Ministério Público estava aguardando o término da apuração da secretaria para decidir se abre um processo judicial contra a professora. O órgão deverá anunciar a sua decisão na próxima semana.

Damaris Moura, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB, lamentou a decisão da secretaria. Ela disse que a secretaria deveria usar a intolerância da professora e o bullying para discutir nas escolas que a liberdade religiosa tem de ser respeitada.





Com informação do Diário do Grande ABC.

Mais um estudante ateu sofre intimidação por se recusar a rezar
abril de 2012

Religião no Estado laico.   Intolerância religiosa.

Comentários

Unknown disse…
Corporativismo: a gente vê por aí.
Cara, bullying partindo do aluno é algo que horrível, que deixa marcas terríveis; mas partindo de uma professora? Aquela que deveria ser uma referência positiva na vida dos alunos. Ela deveria ensinar aos seus alunos o respeito pela diversidade religiosa e étnica do povo brasileiro. Não consigo entender. A educação brasileira realmente é um circo!
Zeco disse…
Realmente não há "Ilegalidade", apenas uma afronta à constituição. Que brasileiro se lixa pra constituição?
Anônimo disse…
"O Ministério Público estava aguardando o término da apuração da secretaria para decidir se abre um processo judicial contra a professora."

Que mistério, hein?

Deixa eu tentar adivinhar se o soberano e isentíssimo Ministério Público - que acusa o pastor Malafaia de "pregar violência", que censura livros de padres e pastores, que tenta tirar programas religiosos da TV - irá processar a professora cristã ou não.
Negão Avantajado disse…
O Preconceito da professora, dos jovens que praticam o bullying e da Secretaria da Educação é contra o Candomblé. A Sociedade Brasileira se esforça muito e há muito tempo para eliminar as manifestações de origem africana da Terra de Santa Cruz. Capoeira, religiões e danças afro-brasileiras, as músicas e até a comida são alvos de grave preconceito em NOSSO País. O bullying Religioso se junta ao preconceito das instituições policiais, à Eugenia praticada pelos médicos, à desvalorização promovida pelos professores e ao desprezo dos políticos na tentativa de formar uma população brasileira menos negra.
­ disse…
Não julgemos TODOS os professores por causa de uma irresponsável. Isso é ridículo...
Avelino Bego disse…
O Estado é laico: desde que seja cristão.
Estado Laico sempre em segundo lugar.
Revolução Já! disse…
Acontece, Lucas, que esse não é um caso isolado de "má conduta" de professores brasileiros.
J. Tadeu disse…
Lavagem de mão a la Pilatos. "Não veja nela crime algum".
Lia de Souza disse…
A impunidade se deve ao forte apoio que ela está recebendo da Apoesp. Depois chamam aquilo de antro e ficam replicando que é coisa de reaça, de conservadores. Bebel precisa de Haldol ¬¬
Luana Carolina disse…
sim pois só o juridico tem feito valer a constituição desse pais, os evengelicos, gospen nela.
AlyneS2 disse…
E o aluno continua frequentando o colégio não é?
Que triste.
_Deus é Maravilhoso e Soberano!
Yuri disse…
Prove.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes