Pular para o conteúdo principal

Religiões avançam às custas da saúde da mulher, afirma Marta

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) lamentou ontem (20) que a Rio+20 tenha permitido que houvesse uma “grande derrota” das mulheres diante do avanço da pauta das religiões.

Isto porque o texto final da conferência confirmou a substituição da expressão “direitos reprodutivos” pela “saúde reprodutiva”, resultado da pressão do arcebispo Francis Chullikat, representante do Vaticano no evento.

No entendimento da senadora e de representantes do movimento feminista, a redação imposta pelo Vaticano restringe a autonomia da mulher em tomar decisão quanto ao seu próprio corpo, como na gestação ou não de filhos. A questão envolve a discussão sobre a descriminação do aborto, entre outras.

Sem citar o Vaticano, Marta afirmou que as “religiões cada vez mais impositivas estão ganhando espaço às custas da saúde da mulher". Para ela, o retrocesso nos direitos da mulher, na conferencia, foi “além de todos os limites”.

O chanceler Antônio Patriota também lamentou a supressão da expressão “direitos reprodutivos”. "Meu sentimento é de frustração”, disse. “Eu gostaria que o texto tivesse incluído [a expressão], mas infelizmente há divisões profundas em relação a esse tema".

Ele afirmou que o Brasil, por ser o anfitrião, teve de ceder às pressões para conseguir um consenso.

Com informação da Folha, entre outras fontes.

Na Rio+20, Brasil se dobra ao Vaticano e limita direitos da mulher.
junho de 2012

Comentários

O Cristianismo é, fundamentalmente, machista, misógeno e homofóbico, e tem raízes fortes no solo do preconceito e da intolerância. Eles amam apenas quem for igual a eles, ou pelo menos que dá seu dinheiro para a Igreja. E desde que seja do jeitinho deles, que se danem quem não for como eles ou pensarem como eles.
O Cristianismo é contra as liberdades individuais, porque é fundamentalmente autoritário.
Vânia Gomes disse…
Realmente Lucas, aliás, todas as religiões tem fundamentação machista e preconceituosa e agem de forma autoritária pois é o único jeito de manter o povo subjugado a eles. Tenho pena de quem se deixa influenciar por esses fundamentos ou daqueles que não tem outra escolha... triste isso, pleno século 21 ainda se vê a escravidão intelectual e moral.
Lembro de que, quando era adolescente em 1995 (para verem como estou ficando velho...), fizemos um trabalho sobre uma Conferência de Pequim que tratava das mulheres e dos direitos femininos. Foi um trabalho interdisciplinar que envolveu toda a escola. Lembro de ter lido num artigo de jornal que, tirando os países escandinavos, as mulheres enfrentavam sérias dificuldades na Ásia, na África, na América Latina e mesmo na América do Norte. E, quando leio uma coisa dessas, parece que pouca coisa mudou.

Agora, um adendo: sobre essa questão dos direitos reprodutivos e aborto, eu tenho uma ligeira impressão que as mulheres tendem a ser mais tradicionalistas que os homens. Uma vez estava com um grupo de amigos (tanto homens quanto mulheres) e o assunto surgiu. E para minha surpresa, somente duas pessoas posicionaram-se contra o aborto e eram duas mulheres. Achei estranho...
O Cristianismo é, fundamentalmente, machista, misógeno e homofóbico, e tem raízes fortes no solo do preconceito e da intolerância".

Concordo. O marido da minha tia é médico e ele disse-me que na época da epidemia da AIDS (anos 1980), as pesquisas não se desenvolveram na Organização Mundial de Saúde e na ONU devido a insistência do Vaticano, dos países islâmicos e do governo neocon do Ronald Reagan. Isso fazia-os lidar com a questão da homossexualidade, que era praticamente um tabu naquela época. Muitas pesquisas poderiam ter sido desenvolvidas e muitas vidas, salvas, se não fosse o preconceito de cristãos e muçulmanos que, lá no fundo, encaravam a AIDS como um castigo de Deus para com os homossexuais. Achamos também muita coisa na internet sobre o assunto.

AIDS: Who is opposing condom use?
The Vatican at the United Nations: A Cause for Concern
Islamic countries decry homosexuality at U.N. meeting (este site é islâmico, então cuida para não vomitar...)
Mortal sins of the Vatican
Valeu, Vânia. Mas meu nome é Luan. :P
Vânia Gomes disse…
Ops! Sorry... rss
Caruê disse…
As mulheres são criadas para serem submissas, logo elas acatam os preconceitos de seus pais, essa é a tendencia geral. Os homens são maioria na defesa ao aborto, quando dizem que é fácil um homem ser contra o aborto, apesar disso eles são maioria em apoio a legalização. O maior inimigo das liberdades da mulher deixou de ser o homem e passou a ser o próprio machismo que assola o peito de tantas mulheres.
Rosanna Andrade disse…
nao sei nao se a maioria do apoio ao aborto vem dos homens... o q eu sabia era q a grande maioria (70%) dos """""pro-life""""" eram homens, isso sim. a minha percepcao pessoal quanto ao apoio diz que da empate.
Anônimo disse…
Muitas mulheres confundem o direito de abortar com a posibilidade(ou vontade) de poder abortar ou não.
Por exemplo: eu não abortaria, nao teria coragem, mas nem por isso sou contra o aborto, já que tem mulheres que abortariam e a mulher tem que ter a opçao (ou controle) do seu proprio corpo, como também o controle de natalidade.
Concluindo: Não é EU nao faria que vou contra todas as outras mulheres fazerem isso. Sacou?
É o princípio de: "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la" ou nesse caso de "fazê-la"
Izaque Bastos disse…
uma pessoa que é a favor do aborto, ele é a favor de qualquer crime.quem nao é a favor da vida é contra ela.
Izaque Bastos disse…
confundir liberdade com libertinagem é desonesto.
A.Porto disse…
Marta ( separada e usa o sobrenome do marido) se preocupa com a saude da mulher, desde que essa "mulher" não esteja no ventre de outra.
J. Tadeu disse…
Como dizia o comediante George Carlin em suas stand-ups: "Por que, por que a maioria das pessoas que são contra o aborto são pessoas com as quais você não faria sexo?"
J. Tadeu disse…
Pois é, cara, sou a favor da descriminalização do aborto e trabalho como "matador de aluguel". Cenzão e eu mato um pró-escolha, é só indicar quem é qu'eu faço o resto. Também trabalho nas horas vagas como "narcotraficante", "cafetão" e vendedor de CDs gospel piratas.
J. Tadeu disse…
Não me diga que isso aqui É uma mulher:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/Tubal_Pregnancy_with_embryo.jpg
ex-eleitora do PT disse…
E Marta Suplicy é, fundamentalmente, abortista, gayzista, esquerdopata, e sua visão distorcida do mundo é toda pelo avesso.

Em suma, Marta Suplicy é alguém que não tem nada de positivo a acrescentar à sociedade, muito pelo contrário.
Anônimo disse…
Gayzista, comunista e autoritária, Marta Suplicy e seu bando são a favor da "liberdade", mas só pra fazer sexo.

E contra todas as outras liberdades que o ser humano possui ou tem o direito de exercer.
Anônimo disse…
Isso é puro machismo, se homens também corressem o risco de engravidar, o aborto seria com certeza legalizado, mas como não , eles querem controlar isso na vidas delas, muitas vezes por medo da sexualidade feminina.
Anônimo disse…
Luan ,para de pagar mico rapaz!

Marta "relaxa e goza" é uma mulher imoral, nem o marido ela respeita, deixa o homem mas fica com o nome dele, ela deveria volatr a ser uma silva da vida.

Quanto á religião, você não sabe o que fala . Todos os direitos que você tem foram eduzidos do cristianismo, até o de ser viado, se você estivesse em Cuba, na China(laicos) ou no Irã(muçulmano) estaria morto!

O problema com a religião é que os novos "porraloucas", acham que ordem é opressão, e decência totalitarismo, moral seria hipocrisia. Assim um sistema que defenda valores familiares é um absurdo, o certo seria a baderna. A contradição é gritante, como disse um comentarista abaixo: Marta defende os direitos da mulher, "desde que essa mulher não esteja na barriga de outra" e eu diria, nese caso, nem o direito á vida Marta reconhece.
O "direito" ao aborto já existe no Brasil desde que em razão de estupro, risco de vida da mãe e impossibilidade de sobrevivência do feto. O que mulheres fúteis como Marta desejam é o beneplácito do estado, o dinheiro do contribuinte, par finaciar seu aborto criminoso, depois de praticarem o sexo irresponsável. Ué!, se as camisinhas são praticamente obrigatórias porque aborto?, O direito do feto a vida se sobrepõe ao direito da mãe em usar seu corpo, porque o corpo do feto é simbiótico ao da mãe, ela não esta decidindo sobre seu corpo apenas, mas também sobre o de outro. Um piloto não pode, em pleno vôo, decidir que o corpo é seu e portanto não quer mais pilotar, a hora de fazer isso é em terra!. Todos sabem que o ato sexual natural, naturalmente pode produzir filhos, a hora de decidir sobre seu corpo é essa. Não quer engravidar? não faça sexo ou use medidas contraceptivas. Depois disso a decisão não é mais sua! muito menos de "saúde pública" como a devassa quer parecer ser.

marcilio leão

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos