Pular para o conteúdo principal

Presidente do Uruguai assume que não acredita em Deus

José Mujica, presidente do Uruguai
Mujica disse que, se existisse, 
Deus deveria ajudar os pobres
Em recente entrevista, José Mujica (foto), presidente do Uruguai, assumiu ser descrente ao elogiar Hugo Chávez. “Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus”, disse. “Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina dando saúde ao comandante [Chávez]”.

A declaração de Mujica chama a atenção porque político ateu ou agnóstico costuma não sair “do armário”, para não perder votos, ainda mais nestes dias marcados pelo conservadorismo religioso em vários países.

Fernando Henrique Cardoso é um exemplo brasileiro. Em 1985, então candidato a prefeito de São Paulo, ele disse em uma entrevista que não acreditava em Deus, mas se arrependeu da declaração. Em 2006, o candidato derrotado a prefeito e presidente da República de 1995 a 2002 afirmou à Playboy que adorava ir à missa. “Às vezes, vejo pela TV [a missa]. Tenho um rosário na minha cabeceira e acho que a religião está fazendo falta”.

Chávez sempre foi um crente, mas não tão devoto como tem sido hoje. O defensor da implantação do socialismo na América Latina deixou de citar o ateu Marx para pedir a Jesus um milagre que cure o seu câncer na região pélvica.





Fonte: El Espectador

Presidente ateu desagradaria 67% dos americanos, diz pesquisa.
novembro de 2011

Ateísmo.       Ateus brasileiros famosos.


Comentários

Anônimo disse…
Parabéns ao Presidente José Mujica.
A Dilma podia aproveitar a oportunidade e fazer o mesmo.
Izual disse…
Um questionamento sensato , do deus vadio e desocupado que dizem que existe , mas só fala na igreja de vadiomiro santiago , rato rato $oares, (p)edir maiscedo e outros vigaristas da fé , ao invés de confortar a vida de outros milhões de flagelados mundo a fora. um deus que só ajuda quem da dinheiro aos lideres (dizimo) . só existe para TROUXAS-OTARIOS divirgentes mentais.
Anônimo disse…
A Dilma pode não ter dito, mas sua declaração: "Nem deus tira minha vitória" é uma bela duma indireta. E, merecida ou não, não é que deus não tirou sua vitória, mesmo? Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
Levar cristãos a sério nem daqui a um milhão de anos . O brasil esta perdendo a oportunidade de por esta cambada de retardados no lugar deles. E os políticos estão se curvando a eles por puro interesse político ,eu não sei qual cambada é a pior neste caso a de religiosos ou a de políticos. Parabéns ao presidente que disse não acreditar em deus pois temos mesmo é que acreditar em nos mesmos e não ficar igual estes vagabundos esperando as coisas cair do céu.
JUAN IURK disse…
o Uruguai é um dos países que tem a maior porcentagem de ateus.

Não é de se impressionar.
Anônimo disse…
Uruguai é um dos paises latinoamericanos com menor taxa de analfabetismo...está explicado.
Anônimo disse…
O fato de uma pessoa não acreditar em deuses não desmerece ela em nada. Só cego não enxerga que este deus judaico é uma invenção débil mental de povos antigos, eles acreditavam nesta porcariada toda porque era tudo o que aqueles primitivos criadores de cabra conseguiam conceber com suas mentes.
Anônimo disse…
Sim! E por essa e por outras, que eu admiro muito los urugauyos. Tem um cartaz que diz "Mujica, presidente de todos", então, ele também é MEU presidente.
Arriba, Uruguay!
Ederaldo Manoel disse…
Pois é! Ela deveria sair da zona de comodismo e vir a público efetivar sua crença na descrença!

Tem que ter peito, principalmente sendo político, para afirmar tal coisa. Parabéns José Mujica, mais um para nosso honrado rol da verdade!
William Robson disse…
“Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus”, disse. “Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina dando saúde ao comandante Chavez”. [José Mujica]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~---
Eu também espero que o Chavez se cure e ganhe as eleições, se ele morrer agora irá se tornar um “Santo”, o cara que faria o bolivarismo dar certo.
Aconteceu algo parecido com Tancredo que era um político mediano e foi alçado a condição de quase gênio político sem ter governado um único dia, nada indica que ele seria melhor que Sarney.
O triste da Venezuela é que Chavez é ruim, mas os caras antes dele eram ainda pior.
Se Deus existe espero que ele faça surgir naquele país um grande Estadista capaz de introduzir na Venezuela um Capitalismo e uma Democracia de boa qualidade.
Independente de Deus existir acredito que os próprios Venezuelanos, principalmente navegando pela Internet, consigam perceber a importância da alternância de poder, um país não pode ser tão dependente de um só homem por tanto tempo.

http://terapiadalogica.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Na minha mera opinião os lamentos, a censura, as críticas sobre o ESTÉLIO apricado diariamente estão perfeitos e corretos. Os abusos dessa turma ja extropolaram o bom senso e faz tempo. Não frequento nenhuma igreja, justamente para não ser ludibriado,talvez fazer papel de bobo. Entretanto, a explicação oferecida pela sabedoria humana para afirmar se deus existe ou não, acredito que não expressda, absoutamente, a Verdade. Tudo que é resultado da imaginação, da razão etc origina-se no aprendizado de um simples mamífero. O mamifero e sua fragilidade perante os mistérios da existência,francamente, tenho um forte palpite que não existem. A partir disso, não me arrisco a afirmar que deus não existe e munito menos que nao existe! sou pequeno demais perante tanta grandeza que nos cerca, dessa forma, sou incapaz de dizer o que seja a Verdade.
jorge.lemos22@hotmail.com
Anônimo disse…
qualquer "coisa" seria melhor q Sarney!
Anônimo disse…
A Dilma pode ser uma retardada mental, mas é mentira que ela disse "Nem deus tira minha vitória". Isso é história de quem acredita em corrente de e-mail.
Avelino Bego disse…
O que mostra que crer ou não crer em uma divindade, não faz ninguém pior ou melhor...

O que não se deve fazer, é deturpar sua visão do Universo e das pessoas com crença pré-concebidas, principalmente as que levam em conta as lendas e mitos da Idade do Bronze.
Anônimo disse…
Eles dizem que deus é o juiz , mais que juiz mataria seu filho pra absolver seus réus dele mesmo.
Felipe... disse…
Se a dilma fizer o mesmo, os evangelicos vão correr ela de lá com tochas porretes.
Anônimo disse…
Pois é filipe esta é nossa triste realidade e ainda mais este povo querendo abocanhar o poder político imagina a merda que estes otarios não vão fazer estes malditos cristãos fascistas. Vamos ser o oriente médio tupiniquin
Nanopuntouy disse…
Não é de se admirar. De longa data no aqui no Uruguay presidentes tem sido ateus, de vários partidos políticos. Inclusive um ícone do partido Colorado como foi Don Pepe Batlle, quando assumiu sua segunda presidência em 1911, quando ainda o estado nao estava desligado da igreja, o fez deste jeito (em tradução minha):

"Eu, José Batlle y Ordóñez, juro por Deus e estes santos Evangelhos, que irei desempenhar adequadamente o cargo de Presidente o qual me confiam neste momento, que irei proteger a religião do Estado, preservar a integridade e a independência da República, observarei e farei observar fielmente a constituição"

Logo de uma pausa, continuou com voz firme:

"Permitam-me que, preenchido o requisito constitucional, para mim sem valor, que acabo de cumprir, expresse em outra forma o compromisso solene que adquiro neste instante. Juro por minha honra como homem e cidadão que a justiça, o progresso e o bem da República, realizados em estrita conformidade com a lei, hão de inspirar minha maior e perene aspiração de governar"

Foi um ponto de partida para uma tradição de laicismo no meu pais.
Acredito que se fizerem uma enquete por aqui perguntando se levam em conta a religião do candidato, a percentagem seria mínima. O importante é a trajetória e a capacidade e obviamente o partido politico.

Por isso eu morro de medo e me angustio quando vejo como se constrói a escassos 6 quarteirões da minha casa em Montevideo um teatro da Universal com capacidade para 2500 pessoas sentadas...
Só espero que o Edir venha a falir antes que essa aberração fique pronta, mas de qualquer jeito eles nao fariam um investimento deses sem antes ter certa segurança em recuperar a grana, o que significa um sinal muito ruim para o Uruguay, em definitiva significa que a ignorância, daquelas mais profundas, esta começando a proliferar na minha terra querida.

E isso dói pra cacete...

Links relacionados:

http://blogdagaleradanet.wordpress.com/2012/02/19/evolucao-do-homo-sapiens-ao-homo-religiosus/

http://coyunturaeconomica.com/politica/estado-laico-uruguay
O cara é corajoso. Infelizmente só terá esse mandato, porque agora nunca mais o povo vai elegê-lo.
Nanopuntouy disse…
Não se engane Luan, quase que com certeza este sera seu primeiro e ultimo mandato, mas nao por essa afirmação, senão por outras causas que nada tem a ver com religião.

Eu votei nele, e acho que nao votaria de novo...
Luiz Paulo disse…
Também é meu presidente, apesar de ser um socialista tolo e imprudente.
Luiz Paulo disse…
É, Chávez é peça de museo e não passa de um idiota de esquerda que fica sonhando com algo estúpido.
Mello disse…
Isto mostra como um ateu pode ser burro. Elogiar o Chaves eh sinal de estupidez.
Anônimo disse…
De fato Mello, elogiar o Chávez é um sinal de estupidez.
J. Tadeu disse…
"Por isso eu morro de medo e me angustio quando vejo como se constrói a escassos 6 quarteirões da minha casa em Montevideo um teatro da Universal com capacidade para 2500 pessoas sentadas"

É o Brasil exportando teologia barata. Tristíssimo. Solução para o Uruguai: se separar oceanicamente do Brasil, ao modo do romance "A jangada de pedra" de Saramago.
Unknown disse…
muito bom, que bom que ele teve essa coragem :), a dilma devia fazer igual. e foda-se a bancada evangelica.
Anônimo disse…
Ele foi um tupamaru com formaão marxista. Parabéns pela coragem de dizer isso em público. Que a ideia chegue a outros poises do Conesul
Anônimo disse…
se o Uruguay se separaresse fisicamente do Brasil, eu me mudaria para lá sem pensar duas vezes!
Anônimo disse…
Tomare que outros lideres mundiais façam o mesmo.
Saiam do armário....
Google disse…
Você quis dizer: geograficamente
Anônimo disse…
O Uruguay é o país mais laico e com maior proporção de ateu da América Latina. Viva el Uruguay!!!
Gus Van Sant disse…
"Se a dilma fizer o mesmo, os evangelicos vão correr ela de lá com tochas porretes"
e ainda vão dizer? "não olhem para ela, ele pode mudar de forma!"

Anônimo disse…
Deus existe sim, nosso pai só nao se mete na nossa vida devido ao livre arbitrio, pessoa é pobre pq ao inves de ficar fazendo filho, deveria estudar e progredir
Anônimo disse…
O mas importante de tudo: um tupamaro marxista e ateu q é o presidente mais pobre do mundo (doa 90% de seu salário para instituições para pobres) e governante brasileira marcada por escândalos de corrupção liderados por... religiosos. Abraços!
Programando disse…
Ele pode não acreditar em Deus, mas com certeza Deus acredita nele.
Anônimo disse…
Como vc generalizou, entao, significa que eu, tambem, posso generalizar. A pior cambada é daqueles que falam de mais e nao fazem nada, só sabe falar de assuntos alheios. Existem pessoas e pessoas. A culpa nao é de Deus, a culpa é nossa, por vivermos, por vezes, acomodados e procurando um culpado pra tudo, como voce. Quem faz a religiao é o homem, assim como quem faz a politicagem tambem. Assim como há o presidente do Uruguai, tambem existem evangelicos, como tembem existem ateus... Onde a conduta aqui na terra é tao preciosa quanto o ouro.
Anônimo disse…
Olha eu sei que muitas pessoas vem mudando o verdadeiro evangelho, mais isso já nos foi ensinado por nosso SENHOR JESUS CRISTO quando disse que iria ter lobos disfarçados de ovelhas, mais o verdadeiro evangelho e aquele que JESUS filho de DEUS nos ensinou por intermédio de seus discípulos. Respeite por favor quem crer no PAI CRIADOR, e não fiquem perdendo tempo querendo difamar o evangelho, pois JESUS CRISTO o EMANUEL voltara e levara os seus.
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Tomará que ele volte e leve todos os seus... assim o problema da igreja se metendo na política e tentando impor sua vontade a todos estaria resolvida.

E tenho dito!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz