Pular para o conteúdo principal

Padres têm de evitar que nações caiam no ateísmo, diz cardeal



O cardeal Mauro Piacenza (foto), prefeito da Congregação para o Clero, do Vaticano, disse que os sacerdotes têm de se empenhar por uma nova evangelização para evitar que nações cristãs caiam em um novo tipo de ateísmo. A afirmação foi feita em carta a propósito da Jornada Mundial de Oração para a Santificação do Clero.

Para o cardeal, essas nações resistiram no passado à tentação de um “ateísmo genérico”, mas agora, afirmou, elas “correm o risco de serem vítimas do ‘ateísmo particular’”, que advém do fato de estar havendo um distanciamento entre cristãos e Igreja.

cardeal Mauro Piacenza, da Congregação para o Clero
Piancenza é prefeito da
Congregação para o Clero
Piacenza argumentou que, para acabar com esse risco, os sacerdotes precisam fazer com que “os fiéis descubram verdadeiramente o rosto do Filho de Deus e sua contemporaneidade”.

Ele pontuou, contudo, que os sacerdotes, para santificar os fiéis, têm também de cuidar de sua própria santificação, o que foi, da parte do cardeal, uma referência velada os casos de pedofilia cometidos por padres em vários países. Piacenza lamentou os “escândalos graves” que colocaram sob suspeita também os “sacerdotes honestos e coerentes”.

O cardeal associou, assim, o que ele chamou de “ateísmo particular” a tais escândalos, o que, de fato, tem levado muitas pessoas a abandonar a Igreja Católica em países como os Estados Unidos e Alemanha, ao mesmo tempo em que ocorre um fortalecimento do movimento ateísta, principalmente na Europa.

Com informação do site EWTN.



Pesquisa feita em 30 países mostra crescimento do ateísmo

Comentários

Rodrigo Mokepon disse…
Contra reforma 2.0?
Anônimo disse…
Comentário sobre este post feito no Facebook por Leandro Felipe Bueno Tierno:

Eu fico me perguntando: o que um padre destes se diferencia de alguns ateus que passam 24 horas por dia, metendo o pau nas igrejas e na fé dos outros, sem trazer qualquer discurso PROPOSITIVO ? A meu ver, não há diferença alguma. Vira um FUNDAMENTALISMO às avessas. Hoje é sabido que muito do movimento neo-ateu é financiado por alguns caras da elite global, que querem destruir as instituições. Um exemplo é o mega-investidor WARREN BUFFETT (o 3o cara mais rico no mundo), que recentemente financiou o Congresso Mundial de Ateus, em Melbourne, na Austrália, segundo me confidenciou um ateu português, apesar do fato não ter sido divulgado na mídia. Pergunto: O padre está errado de ir contra esse movimento ? NÃO. Agora, se ele atacar o ateu como INDIVÍDUO, eu discordo totalmente, até porque cada um deve ter sua própria consciência e ser respeitado por isso. Ocorre que hoje em dia, o desrespeito é BILATERAL e só não vê quem não quer.
Anônimo disse…
Enquanto a ICAR não mudar sua postura em relação:
Ostentação (ex: ter um trono de ouro enquanto existe miséria no mundo), postura em relação à minorias (condenar gays, mães solteiras e etc.), proteção de padres criminosos, proibir padres e freiras de terem uma família, intervenção na política, intervenção na vida pessoal das pessoas, propagação de desinformação, condenar métodos anti-concepcionais, ser contra controle de natalidade, o não reconhecimento dos crimes do passado, a postura soberba e etc. Acho BEM difícil as pessoas voltarem a se aproximar da ICAR. A mesma está fadada a encolher cada vez mais e um dia acabar (ou ser tão inexpressiva que ninguém vai se preocupar com a mesma). O problema mesmo são as igrejas neo-pentecostais no Brasil, no resto da América Latina e Africa e a religião mulçumana.
Anônimo disse…
Agora vai ser difícil já que eles não podem sair por ai queimando as pessoas.
Izaque Bastos disse…
o distanciamento das pessoas de Deus, tem levado a Europa pro buraco.e vai continuar.
Anônimo disse…
Onde está Deus?
Anônimo disse…
Eu vou fazer de conta que você não quis fazer este comentário de tão idiota que é.
sara moreira disse…
O distanciamento de deus também tem levado a China pro buraco?Tem levado o Japão pro buraco?
Anônimo disse…
Qual a distância?
LEGIÃO disse…
Alguns Cardeais parecem estar vendo a oportunidade de se tornarem "preferiti" ao cargo máximo da Hierarquia Católica.

O atual Papa é alvo de acusações de acobertamento de pedófilos, tem um histórico como NAZISTA e ultimamente suspeita-se que tem alianças com MAFIOSOS. Além disso, é sabido que ele é um administrador medíocre.

Sob o cajado de Bento XVI, houve grande evasão de fiéis, os quais, por não reconhecerem um Deus maior que Jesus e seu pai e o Espírito Santo(lembrando que todos eles são apenas um), se tornam ateus e agnósticos. Este ponto é particularmente interessante: o abandono do culto a um deus supremo não leva as pessoas a cultuar outros deuses e sim à descrença!

Enquanto Joseph permanecer no trono, a ICAR irá definhar dia a dia. É possível até que surjam revoltas e acusações do alto clero contra ele. Seus dias como Papa estão contados.

Resta saber como RATzinger vai sair de cena!
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
LEGIÃO disse…
Adoradores do Deus Supremo tendem a se tornarem agnósticos e ateus porque um deus dessa magnitude é o limite máximo até onde a crença pode ir.

A atual descrença nos sacerdotes tem enfraquecido a crença no próprio deus supremo. Esse é o fenômeno ímpar do nosso século, as grandes religiões tem fornecido pessoal para as fileiras do Ateísmo.

A melhor estratégia para os doutrinadores do deus supremo seria, justamente, retirar a supremacia de seu deus. Mas como, por crença, são impedidos de fazerem isto, o número de descrentes que passarão do limite da supremacia divina para a crassa descrença tende a aumentar.

Ou seja, os Padres nada podem fazer para evitar que as nações caiam em novo ateísmo.
Paulo Lopes disse…
O blog promoveu os comentários do Willpapp no post Ateus defensores das religiões têm complexo de Messias.
Anônimo disse…
Impressionante o seu discernimento! Você deve ser um expert em política, economia e globalização para descartar tudo isso e dizer que a culpa da Europa estar como está é porque o povo se afastou de deus. Tenho que te dar os parabéns!... kkk...
Faça um favor a si mesmo... Tire a bunda do banco da igreja e vá a uma biblioteca, onde existem livros muito mais úteis do que a bíblia e onde você vai poder expandir esses seus horizontes tão estreitos.
Anônimo disse…
Coitadinha da suecia,dinamarca, japao etc
Maravilha ta o brasil tao cristao!
Avelino Bego disse…
Que deus ouça esse cardeal: que tenhamos mais ateísmos pessoais!
José Agustoni disse…
Se Deus existisse, não existiriam ateus.
Por que seria tão difícil segurar os crentes na crença se Deus existisse de fato?
Anônimo disse…
[Ironia ON] De fato, não é a crise mundial que está assolando a Europa, mas sim o distanciamento de Deus. Tese interessante essa a sua [Ironia Off]. Realmente os países europeus estão sentido com mais força o impacto da crise, porém o Brasil cristão não chega nem perto do IDH, educação, segurança, etc. de muitos países europeus. Do que adianta sermos a sexta economia mundial se nosso IDH fica na septuagésima terceira posição?
AlyneS2 disse…
O distanciamento de Deus???!!!
Como já havia comentado uma vez, meu irmão evangélico culpa os próprios africanos pelo sofrimento que estão passando por estarem distantes de Deus. Eu acho isso tão sem sentimentos. Acho muito maldoso. As vezes não dá para acreditar que tem pessoas que acreditam que o problema está em ficar próxima ou não de divindade.
Rita Candeu disse…
verdade

pode reparar que com o fim das fogueiras
se iniciou o declínio de adeptos...

e a cada escândalo na Igreja a evasão aumenta
Rita Candeu disse…
com esse histórico só rindo muito mesmo
Rita Candeu disse…
Eu só queria entender (se é que dá para ser explicado) por que o ateismo incomoda tanto.

Ateísmo é contagioso?

Seria apenas para não perder em quantidade?
Paulo Lombardi disse…
para deixar de acreditar em um amigo imaginário, basta começar a fazer perguntas, que a bíblia não responde! e nunca respondera. sem mais
SACOLA FURADA disse…
E A FOME PORRA?
André disse…
@Baphomet: pessoas que não sabem a diferença entre ironia e sarcasmo...
Anônimo disse…
Izaque: que mais, vai dizer tambem que aids é castigo de deus pra homossexuais, e que o cancer é coisa de quem não tem deus no coração?

vá passear, rapazote.
Anônimo disse…
Meu amigo, se vc nao consegue ver nada de positivo na luta pela verdade, na luta contra a ignoranca, uhmmmm, vc tem algum problema, e a mesma coisa que se perguntar o que fazem essas pessoas lutando o tempo inteiro contra a corrupcao??
Anônimo disse…
Não existe "movimento ateu" simplesmente por que não é algo que implica diretamente em ações como o é o caso das Religiões, não existe um movimento para "converter" ateus, e sim um movimento de disseminação de informação e esclarecimento do público, que logicamente causa uma queda no número de pessoas que colaboram com as intituições religiosas. E Warren Buffet, que você citou, é só o maior filântropo da atualidade, doa mais dinheiro à instituições de auxílio à países subdesenvolvidos que o Bill Gates (que por coincidência também é ateu.)
Cello Zero disse…
Eu acho engraçado de verdade, alguém de uma instituição como a Igreja Católica, que desde sempre teve ligação com a Máfia, que promoveu as cruzadas e a Inquisição, que acoberta estupro de crianças e adolescentes, virar e dizer “correm o risco de serem vítimas do ‘ateísmo particular’”.
Vítima porque?? Deveriam as pessoas estarem preocupados se alguém não vai ser vitima é da igreja. Ou vítima da crença em duendes hebraicos da era do bronze.
É impossivel conseguir respeitar cristãos, pois os próprios representantes da fé já falam asneira demais.
andy disse…
Pobre Noruega, tsc tsc tsc tão afastada de deus (2% da população) e é apenas o segundo país em IDH
LEGIÃO disse…
Isso é interessante!

Mas, como incentivar os crentes a fazerem perguntas?
Como convencer-lhes de que a falta de respostas não é culpa de quem pergunta(falta de fé)?
Como impedir que racionalizem, adotando uma frase qualquer como a resposta certa para seus questionamentos?

Se encontrarmos resposta para as perguntas acima, o ateísmo e o agnosticismo tomarão a Terra!
Deve ter esquecido que o Vaticano também esta na Europa e indo pro brejo também, deve ser pelo distanciamento de Deus!
Para tecer um comentário destes só pode ser de quem possui o discernimento suficiente para acreditar em papai noel, coelhinho da Pascoa e no Harry Potter.
Wickedman disse…
O Izaque não voltou pra responder. Talvez tenha percebido o vacilo do comentário dele.
Igor disse…
O Izaque não voltou pra responder. Talvez tenha percebido o vacilo do comentário dele.

Não respondeu porque é um belo troll, que inventa besteiras para rir das pessoas que perdem tempo em respondê-lo. Deve estar rindo da cara de vocês agora...

Aqui neste site troll ganha um belo banquete!
Igor disse…
Não alimente trolls!
LEGIÃO disse…
Acabei de ver uma entrevista em que Antônio Abujanra perguntou ao Rabino e Escritor Milton Bonder: "O que é a Vida?" A resposta foi: "A Vida é vínculos."

Eu diria que Ateísmo incomoda tando porque desvincula o indivíduo do Templo e da Comunidade. É algo que vai contra o significado de "Religião", uma vez que desliga o indivíduo em vez de ligá-lo à Divindade sugerida pelo Líder Religioso.

O Ateísmo provoca dano, arrancando pedaços do corpo, que aqui podemos chamar Igreja. Por isso o Ateísmo incomoda tanto, porque é perigoso. E se não for controlado, pode ser contagioso.
Anônimo disse…
A igreja esta em queda na Espanha e Portugal. Mas aumentou nos EUA, onde o número de evangélicos diminuiu. O grande problema para eles é que o número de ateus e agnósticos aumentou em todo mundo.
Victor Xavier disse…
realmente o ateismo se mostrou uma arma muito forte pois ele motiva o uso dos atributos que nos fizeram a raça predominate a INTELIGENCIA e as pessoas que realmente tem a nescessidade de usar esse atributo logo correm atraz de estudos e LOGICA, ESTUDOS E INTELIGENCIA E O CONTRARIO DA RELIGIÃO, por isso que o uso de tão pouca inteligencia machuca muito a religião e imagina muita inteligencia?! por isso que nos ateus (15 milhoes no br)machucamos tanto os cristãos (mais de 100 milhões no br) com frases logicas e de efeito
Mariane disse…
Estão com medo de perder o dinheiro dos fiéis, porque as pessoas estão deixando de ser ovelhas! --'
Vortisto disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Manda esses religiosos prá India la´tem deuses a escolher e merda também.
Anônimo disse…
È lógico que o ateismo é contagioso.Ninguem gosta de ser enganado,no momento que a pessoa abre um pouco sua mente ela percebe a realidade do engodo da religião.Somente quem esta numa situação muito dificil e desorientado se apoia nessa "bengala".Mas com o tempo ela vai caindo na real.Pois os quentionamentos, aqueles que nem mesmo os religiosos tem respostas,ficam na mente das pessoas.Tanto que é sabido que muitas pessoas religiosas não querem entrar em debates por medo de abalar sua fé.Quem nunca viu isso acontecer?
Anônimo disse…
Agora sabemos como ele vai sai de cena"
Anônimo disse…
O distanciamento das igrejas do estado é a única coisa que pode salvar esta civilização de retornar à idade das trevas, lutar contra a ignorãncia religiosa é uma causa nobre, no futuro, se houver um, estas pessoas serão conhecidas como heróis.

E, as pessoas do futuro ficarão horrorizadas em saber as bobagens que acreditávamos e deixávamos guiar nossas vidas.

Saber que um bando de palhaços fantasiados falando de criaturas mitológicas impediam o avanço da ciência e negavam direitos humanos será o legado das religiões para as (talvez) futuras gerações.
Unknown disse…
exato, a religião não tem os mecanismos para a manutenção da fé.
Unknown disse…
Um a inquisição vai funcionar! Afinal já fizeram uma vez... só espero não estar vivo quando a hora dos religiosos burros mas arrogantes derem inicio a neo-inquisição. Viva a revolução o movimento deve continuar reflexão sempre!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová