Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Católicos processam autor da receita de Cristo assado

video
Cristo na manteiga fica pronto em 3 dias

artista espanhol Javier Krahe
 Krahe disse que 
 processo é absurdo 
Uma associação de católicos está processando o espanhol Javier Krahe (foto) pelo vídeo de 54 segundos que ele produziu em 1978 apresentando uma receita de Cristo assado. O cantor e artista underground deverá se apresentar hoje (28) à Justiça de Madri.

O vídeo foi apresentado em 2004 pela primeira vez em uma emissora de TV, durante uma entrevista com Krahe. 

A linguagem do vídeo é de programa de culinária. Com a explicação de uma apresentadora em off, as imagens mostram um Cristo sendo tirado de uma cruz, lavado em água fria para limpar as estimas, untado com manteiga, temperado com ervas e pimenta e levado a um forno moderado. “Depois de três dias, o Cristo sai sozinho do forno”, diz a voz, em uma referência à ressurreição. A porção é de “um Cristo magro” para dois comensais. 

Já houve duas tentativas de incriminar o artista na Justiça sob a acusação de blasfêmia (“ofender sentimentos religiosos”), um crime pouco conhecido na Espanha. Krahe disse que usou o humor para produzir o vídeo de modo a mostrar “uma faceta das mais hipócritas da sociedade espanhola”. Afirmou ser um absurdo ser julgado por um filme que fez há 34 anos.





Fontes: Independent e vídeo do Youtube.

Arte e religião.    Religião contra liberdade de expressão.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...