Pular para o conteúdo principal

Ateus americanos se organizam para ter influência política

Edwina Rogers
Edwina Rogers vai cuidar do
lobby da Coalizão Secular
Nos Estados Unidos, ateus, humanistas, céticos e não religiosos em geral perceberam que só a retórica não basta e estão se organizando politicamente de modo a dar mais força às suas reivindicações, como a da não ingerência de líderes religiosos no Estado. O sociólogo Ryan Cragun, da Universidade de Tampa (Flórida), disse que isso demonstra que os não teístas estão se amadurecendo como movimento.

De fato, a militância ateísta americana tem se mobilizado ultimamente como nunca acontecera. Alguns exemplos: em março de 2011, um grupo de céticos criou o Partido Nacional Ateu, a Iluminai (uma organização sem fins lucrativos) anunciou que vai apoiar ateus que resolverem se candidatarem a cargos públicos, o cético e democrata Cecil Bothwell (da Carolina do Norte) vai tentar obter uma cadeira no Congresso e recentemente cerca de 10 mil pessoas se reuniram em Washington para pedir obediência à Constituição no que se refere ao Estado laico, entre outros pontos.

Destaca-se, ainda, que a a Coalizão Secular para América (SCA, na sigla em inglês), uma congregação de 14 grupos não teístas e humanistas, decidiu ter representações em 18 Estados, com planos de se expandir mais nos próximos anos.

Na avaliação dos dirigentes da SCA, a defesa das causas seculares tem de ser feita não só na capital do país, em Washington, mas também no âmbito estadual e municipal.

A erosão da separação entre Estado e Igreja e suas consequências ocorrem no varejo, disse Serah Blain, diretora da SCA no Arizona. “O desrespeito ao Estado laico se dá nas escolas municipais e nas assembleias legislativas.”

A Coalizão Secular, para administrar essa sua nova fase, contratou Edwina Rogers (foto) como diretora executiva, o que tem causado desconforto entre ateus porque ela por 20 anos trabalhou para governos republicanos, incluindo o de George W. Bush, e para senadores de direita, e esse pessoal, como se sabe, nunca teve o Estado laico como prioridade.

A não teísta Edwina tem afirmado que não há motivo para preocupação porque ela, como profissional, vai fazer o que precisa ser feito da melhor maneira possível.

Para Herb Silverman, presidente da SCA, o que parece desabonar Edwina para o cargo é, na verdade, seu trunfo, porque ela poderá aproveitar o seu relacionamento com os republicanos para tentar diminuir a resistência aos ateus em relação ao segmento mais conservador da sociedade.

Independentemente do desempenho que Edwina venha a ter, só o fato de uma profissional com o histórico dela ter sido contratada pela mais importante entidade secular americana confirma que o jogo político acaba de ganhar novos integrantes — os ateus e humanistas.

Com informação da Secular News Daily, entre outras fontes.

Criação do Partido Nacional Ateu divide céticos dos EUA.
janeiro de 2012

Ateísmo.

Comentários

Éder Nobezheim disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Éder Nobezheim disse…
Isso deve servir de exemplo para os de livre pensamento no Brasil. Pressão política conservadora deve ser respondida com uma consistente oposição política racional!
Pedro Henrique disse…
é isso que eu sempre falo, há a necessidade de mais ateus declarados que participem da vida política, talvez assim os diversos setores essenciais do governo melhorem.
Parabéns pelo excelente blog!
Jefferson disse…
Hitler e o seu partido começou assim, vejam o resultado!
Anônimo disse…
Só que Hitler tinha o apoio da igreja. Será que ele partido consegue apoio dos religiosos também?
Anônimo disse…
Hitler era cristão (não que eu goste de fazer esses tipos associações, mas, trolls não merecem respostas serias).
Jefferson disse…
E Stalin?
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Ateu, mas eu não sou ateu, então não faz a menor diferença. ;)
Unknown disse…
Stalin era comunista.
Anônimo disse…
Stalin não era mesmo uma pessoa religiosa, mas é importante lembrar que ele era um ditador de um regime "político", e todas as suas ações foram executadas com o objetivo manter esse poder "político". Ele nunca moveu uma guerra em nome da descrença ou do atéismo. Inclusive, hoje vários especialistas em transtornos pscológicos que estudaram a biografia de Stalin afirmam que ele sofria de uma séria sociopatia e que não confiava em absolutamente ninguém. Isso tanto é verdade que ele não se satisfez em apenas matar todos os seus adversários, mas também a maioria dos seus aliados. Ele era uma pessoa mentalmente insana.
Os religiosos adoram confundir "motivações políticas" com "motivações ateístas" quando citam os ditadores comunistas porque não se dão ao trabalho de estudar a história de cada ditador e tudo que houve durante os seus governos. É mais fácil assim. É um caso onde a ignorância acaba dando certas liberdades para que se use qualquer argumento, mesmo que não tenha fundamento.
Anônimo disse…
Oi, Paulo, quero-te sugerir a matéria do link logo abaixo, para mostra a todo visitante do seu blog o verdadeiro espirito cristão de quem sempre teve deus no coração.

Leitor caso o administrador deste site não poste a matéria, ler no seguinte link:
Titulo: Quando a Igreja era controlada pelas amantes dos Papas
Link:
http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br/2012/05/quando-igreja-era-controlada-pelas.html

Ass.: Pensador Racional.
Ateu de Verdade disse…
Os não teístas brasileiros já deram uma mostra, neste blog, do quanto se entendem! Se atacando e se acusando mutuamente, por motivos que beiram à mediocridade e a sordidez, Eli Vieira e seus adversários inviabilizaram qualquer possibilidade de um ateísmo organizado, por enquanto. Não se entendem quanto à própria definição de Ateísmo. Ou seja, não acreditam em deuses, mas acreditam em descrenças diferentes! Brigam por questões meramente operacionais, como a supressão de comentários em um blog; tratam-se, uns aos outros, com uma ética defeituosa, desafetuosa, a Ética do Desafio e do Conflito.

Sottomaior, apesar de inteligente e de se esforçar por dar uma cara ao Ateísmo Brasileiro, não tem o brilho de um verdadeiro Líder, capaz de traduzir os princípios que nos movem em uma didática popular, conciliatória e convincente. Ele não tem o potencial para lançar o Ateísmo como uma alternativa ou um ponto de vista respeitável por todos. Assim, a ATEA se tornou apenas um clube, onde o politicamente correto é a regra por traz da falta de uma agenda de atos e eventos relevantes.

A impotência é visível na atitude dos não teístas e do secularistas deste país por falha das lideranças, mas igualmente causada ou condicionada por uma natureza isolacionista dessas pessoas. Não se sentem bem quistas onde quer que vão, não se veem representadas politicamente, tem idéias mas não os meios para concretizá-las.

Ainda bem que nos EUA a situação está mudando. Talvez os Brasileiros possam fazer o que tem feito há décadas: imitar nossos colegas estrangeiros, traduzir seus livros e importar seus métodos, já que não temos competência para produzir algo original.
Wickedman disse…
Hitler era de direita, sua anta. Não estudou história? Resultado: comentário idiota.
Anônimo disse…
Espero que ganhem mais influencia do que as ANTAS dos Religiosos.

Um dia isso Chegara no Brasil
Anônimo disse…
Ateus nível de inteligência 10 tem bom caráter são honestos Estudam pesquisam e querem um país laico e justo para todos cidadãos . Crentes nível de inteligência -0 não estudam não pesquisam e querem um mundo teocratico onde não se respeita a diversidade étnica e religiosa querem por suas crenças acima de todos da justiça e das próprias leis.

Agora não precisa fizerma nada.
Anônimo disse…
Quis dizer . *Agora não preciso dizer mais nada* aqui os troll são gordos e barrigudos porque são alimentados diariamente é uma pena.
Izaque Bastos disse…
porque sera que contrataram logo uma mulher de olhos azuis e linda? e os EUA vai pro brejo se afastando de Cristo, assim como na Europa.em londres vi em um onibus, "nosso Deus é o euro", eu pensei, esse deus nao vai dar certo, taí a merda.
Izaque Bastos disse…
muitos tentam associar o nazismo ao cristianismo, mas esquecem que quem libertou a europa na segunda grande guerra foram cristaos de verdade, e nao ateus disfarçados de cristaos.e deveriam respeitar a memoria de milhares de pessoas cristãs e soldados cristaos que deram suas vidas por um mundo livre do nazismo.será que ateus so sabem olhar um lado da historia?porque so os nazistas eram cristaos, e os que libertaram a europa e mundo da tirania nao eram?
quanta hipocrisia, mas que isso, que importa se foram paises na sua maioria cristaos que libertaram a europa do maldito nazismo, né mesmo seus ateus, o importa é dizer que nazistas eram cristaos, pessoas de bem que morreram pela liberdade nao.
J, Tadeu disse…
Izaque Bastos, pelo que se depreende de seu comentário, o mundo é dividido em cristãos (de verdade) e o resto. Esse é um tipo de comentário segregador, doentio, quase psicótico, do tempo das cavernas onde era MEU grupo contra os outros (infelizmente isto está ainda em nossos genes).

Acho que a Coalizão Secular deve estar aberta a cristãos que queiram se associar em busca de uma maior laicidade e respeito às diferenças de pensamento. Mas tenho a impressão que poucos, senão nenhum, estará disposto a isso.
Anônimo disse…
Cristãos libertaram a Europa? Bitch please, o Avatar Aang libertou o mundo do Senhor do Fogo Ozai e acabou com a guerra dos cem anos.
Anônimo disse…
No Japão o Cristo tem pouca influência e o país vai muito bem.
J. Tadeu disse…
Os EUA estão indo pro brejo por causa disso:
http://www.youtube.com/watch?v=ELno2U1S_cc
http://www.youtube.com/watch?v=WFsdCHWL6pg&feature=related

E de dar inveja ao Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=XPC5XPZXT50&feature=related

Vejam os vídeos (viu, Izaque!) antes de emitirem opiniões esdrúxulas.
Anônimo disse…
Izaque, você viajou total, e qual o problema da mulher ser branca de olhos azuis e linda?
Bem machista você não? como todo religioso e.

E lembre-se são os próprios cristão que estão afundando América, vide que a América foi fundado sob princípios iluminista e secular.

Paulo Thiago
Anônimo disse…
Enquanto isso os ateus brasileiros: ...ZzZzZzZzZzz...
Anônimo disse…
Surtou izaque? Muita gente participou da guerra contra o nazismo,inclusive cristaos e ateus, e a guerra nao foi feita em nome da sua religiao. Que apelaçao ridicula.
Agora , na hora de associar ateu com comunista pode né? No dos outros é refresco.
Anônimo disse…
Muitos paises vao muito bem,obrigado, sem seguir o seu deus sanguinario. Suecia ,dinamarca, japao, koreia do sul,arabia, suiça etc mandam lembranças.
Os eua sao um dos paises com maior influencia de cristaos fundamentalistas.
Michelle disse…
Izaque,

Caso vc não saiba, foi uma instituição cristã - a ICAR - que afundou a Europa na ignorância, violência e atraso científico durante a sua hegemonia na Idade Média. Faça-me o favor.

Vc por acaso matou todas as aulas de história qdo vc estudava?
Michelle disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Michelle disse…
Izaque,

OS EUA não é um país cristão, é um país laico.

Só que - como no caso do Brasil - há mtos cristãos por lá querendo enfiar os dogmas cristãos pela goela abaixo do governo (republicanos insanos como Mitt Romney, Rick Perry, Michelle Bachman, Sarah Palin, Chris Christie, etc)

E o quê que tem a ver uma mulher linda de olhos azuis ser contratada pelos EUA a ver com a coisa toda? Vc por acaso está culpando uma mulher por td de errado que acontece nos EUA? O que não é de se espantar já que vc segue uma religião que pôs a culpa numa mulher por td que há de ruim no mundo.
Anônimo disse…
Hitler era católico. Franco Também. Pinochet também. Os ditadores do Bbasil tb.
Anônimo disse…
É uma pena que aqui no Brasil, atéistas, agnósticos, e céticos em geral adoram falar, mas não fazer. Os ateus mais conhecidos no meio, simplesmente não querem saber de política.
Anônimo disse…
Ela não é bonita, os caras nem mesmo se informam, é só buscar o nome dela na net, que diversos sites aparecem, esta mulher é uma republicana bizarra, que só vai afundar a imagem do ateísmo americano.

E vocês, tolos que chamam isso de progresso, tanto quanto os tolos que criticam as características mais inúteis e imbecis, como a cor dos cabelos e olhos dela.
Anônimo disse…
Melhor não fazer nada do que colocar uma tola republicana que NUNCA participou dos meios ateístas, mal saberá representar os ideais secularistas...

Ateus como VOCÊ estão "zzzzz", nem para pesquisar sobre a dita cuja você meche os dedos.
Anônimo disse…
"Melhor não fazer nada do que colocar uma tola republicana que NUNCA participou dos meios ateístas, mal saberá representar os ideais secularistas...

Ateus como VOCÊ estão "zzzzz", nem para pesquisar sobre a dita cuja você meche os dedos."

BOM LEMBRAR QUE NO BRASIL NÃO TEMOS NEM A METADE DOS ATEUS DOS EUA, a maioria religiosa é MASSIVA.
Anônimo disse…
Há controvérsias se Stalin era realmente ateu. Basta entrar no Youtube e digitar "Stalin ateu?" Os teístas cairão de suas cadeiras com o documentário que encontrarão.
Anônimo disse…
Seria ótimo tal movimentação no Brasil. Representação ateia/cética/secularista no Legislativo seria um tapa na cara dessa bancada evangélica corrupta, interesseira e inútil.
Anônimo disse…
Se eu ganhar a mega da virada, vou montar um exército bem treinado para mandar para Guantanamo todos os pastores evangélicos dessa terra.
Aguardem!
Cognite Tute disse…
Vai haver um grande congresso Humanista Secular em Setembro, em Porto Alegre, com muitos palestrantes , de diversas áreas, filósofos (Desidério Murcho, por exmeplo), astrofisicos e até mágicos. E até religiosos, que podem ser humanistas também.:-), além de diversas atividades e mesas redondas:

http://www.congressohumanista.com.br/

Quem puder ir, será muito interessante.

Cognite Tute

PS: Anonimo, se ganhar na Megassena, ajude a organização do Congresso, a LiHS, que já está muito bom.:-)
Ernesto Geisel era protestante (luterano). Mas não deixa de ser teísta.
Anônimo disse…
e o m undo camin ha pra sua destruição. amarre-se as cordas e apretessem o no, pq a hora ta chegando....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih